O carnaval do Brasil é uma das festas populares mais conhecidas do mundo. Com a capacidade de parar o país e atrair milhões de turistas, essa grande festa é responsável por retratar a cultura, a história e os costumes da nossa sociedade.
Não por acaso, alguns dos jogos de cassino favoritos dos usuários brasileiros são
aqueles que incorporam elementos do carnaval, seja por meio das suas cores ou pelo ritmo animado dessa festividade.
Entre as comemorações realizadas por todo o país, duas cidades se destacam por terem o carnaval mais popular, Rio de Janeiro e São Paulo. Abaixo, confira quais são as principais diferenças entre elas.
Desfile das escolas de samba
Todos os anos, as escolas de samba do Rio de Janeiro oferecem um espetáculo visual na Sapucaí, enquanto as escolas de São Paulo apresentam suas performances impecáveis no Anhembi. Porém, apesar de terem vários elementos em comum, esses desfiles não são nada parecidos. Saiba abaixo o porquê.
Samba-enredo
De forma geral, o samba-enredo das escolas de São Paulo costuma ser menos crítico e provocativo. Uma das características do desfile paulistano é entregar uma apresentação que agrade aos jurados e aqueles que investiram na realização do desfile, o que cria um certo distanciamento do público.
Por esse motivo, os sambas-enredo do Rio de Janeiro geralmente se destacam mais. Ao unir competência técnica com temas que despertam a inclusão e o engajamento político, as escolhas cariocas conseguem entregar espetáculos disruptivos.
Carros alegóricos
Apesar de muitos espectadores não perceberem isso, os carros alegóricos em São Paulo são bem maiores do que no Rio de Janeiro. No entanto, para quem assiste pela televisão, essa diferença não chama atenção, pois o jogo de câmeras e a iluminação da Sapucaí conseguem maximizar a magnitude das alegorias cariocas. Em São Paulo, ainda falta melhorar a estrutura e os equipamentos utilizados no desfile para transmitir ao vivo e pela televisão a imponência dos carros alegóricos.
Bateria
A bateria é um dos pilares de um bom desfile, e nesse sentido, o carnaval do Rio de Janeiro ainda está um pouco a frente do de São Paulo. Como as letras e melodias são compostas no coração das comunidades cariocas, o resultado final é mais autêntico do que nos desfiles paulistas, onde as letras e melodias às vezes são adquiridas de terceiros.
Blocos de rua
Outra parte fundamental do carnaval do Rio e de São Paulo são os blocos de rua. No carnaval de 2023, o Rio de Janeiro teve cerca de 100 blocos a mais do que São Paulo, considerando os cinco dias de folia, com 450 bloquinhos pelas ruas. Também em 2023, o maior bloco de São Paulo foi o Bloco das Gloriosas, comandado por Gloria Groove, o qual levou mais de 500 mil pessoas para as ruas. Já no Rio de Janeiro, o maior bloquinho foi o Fervo da Lud, liderado por Ludmilla, responsável por atrair mais de um milhão de foliões.