InícioGrupo EspecialTuiutiReverenciada pela esquerda em 2018 e com bode herói do povo em...

Reverenciada pela esquerda em 2018 e com bode herói do povo em 2019, Tuiuti frisa que é apartidária

carro tuiuti2018Não há como negar que o Paraíso do Tuiuti foi a escola mais curtida, compartilhada e comentada no Carnaval 2018 nas redes sociais. O histórico desfile catapultou os números da escola, inflados pelo apoio de movimentos assumidamente de esquerda depois que a escola atacou de maneira direta o ex-presidente da república Michel Temer em seu desfile. Mesmo mediante o sucesso da crítica, a escola não pretende assumir os movimentos partidários.

Com a mudança de governo e acachapante derrota da esquerda nas urnas a escola se preocupa com a associação de sua imagem a um determinado lado na eterna divisão política do país, acirrada desde as eleições de 2014. Segundo um dos integrantes da comissão de carnaval da escola, Rodrigo Soares, o Tuiuti é uma agremiação apartidária e o enredo não assumirá qualquer tipo de bandeira na avenida.

tuiuti cd2019 30“Não fomos procurados por qualquer movimento político, seja de esquerda ou de direita. A escola é apartidária. O projeto de nosso desfile não assume lado A ou B. É a história de um nordestino que sofre os desmandos da política e que elege um bode em forma de protesto. É uma figura adorada pela cidade e que é eleito. A escola não possui lado na política”, afirma o dirigente em entrevista ao CARNAVALESCO.

Outro integrante da comissão, André Gonçalves, não esconde uma certa preocupação com o fato de a escola ser taxada como uma agremiação esquerdista e avalia que não é hora de realizar ataques a um governo que acabou de começar, referindo-se ao início de mandato do presidente Jair Bolsonaro.

“A preocupação às vezes bate, mas temos um novo governo em nosso país. Vamos esperar o que a escola vai apresentar para ver o que eles vão dizer. Eu particularmente prefiro aguardar o que vem por aí deste novo governo para realizar qualquer tipo de crítica ou elogio”, conclui.

Crise não afetou projeto, avalia comissão

Apesar do histórico vice-campeonato obtido em 2018, o Paraíso do Tuiuti é uma das agremiações que lutam para realizar um bom carnaval no Grupo Especial. Nesse sentido a crise que atinge todo o carnaval deveria acertar em cheio a escola. Mas, segundo os integrantes da comissão, não haverá qualquer corte no projeto ou no número de componentes.

tuiuti gravacaosamba2019 10“A realidade é que estamos passando pelas mesmas dificuldade que as nossas coirmãs. Mas o presidente disse que não era para cortar componente. Vamos com a mesma base de desfilantes de 2018, sem patrocínio, mas com a certeza que vamos colocar a Sapucaí para tremer”, destaca André Gonçalves.

Outro integrante da comissão de carnaval, Júnior Cabeça, responsável pela direção de barracão, garante que o projeto de desfile do Tuiuti seguirá o elevado padrão apresentado por Jack Vasconcelos em 2017 e 2018.

“O nosso carnaval não deverá nada ao que apresentamos nos últimos carnavais. Pelo contrário até, temos um trabalho de barracão muito específico. O Ceará é um estado muito rico nesse aspecto artístico. Será um desfile de fácil leitura, mas muito luxuoso”, promete.

Hastag ‘#otuiutimerepresenta’. Redes sociais avançam rápido em 1 ano

Não é só na pista de desfiles que o Tuiuti vem realizando um bom trabalho. As redes sociais da escola vem alcançando números expressivos desde que a escola venceu a Série A, em 2016. André Gonçalves falou sobre o slogan ‘O Tuiuti me representa’, que acabou indo parar no samba-enredo da escola para o Carnaval 2019.

tuiuti enredo2019“O Tuiuti me representa foi pelo que aconteceu em 2018. Tem o dedinho do nosso presidente também. Quem conhece o Renato Thor sabe do que eu estou falando. O Tuiuti representa o povo, a nação. Tudo que estamos levando para o carnaval tem essa representatividade”, explica.

Rodrigo Soares pondera que o crescimento das redes da escola veio na esteira do bom desempenho na avenida em 2018 e que, apesar de não significar tanto para o trabalho do dia a dia, é uma vitória a ser comemorada sempre pela escola.

“Eu considero muito positivo. Esse crescimento vem na esteira do bom carnaval que foi feito em 2018. Em termos de trabalho é um número que não pesa. Mas para a escola é fruto sim do trabalho realizado aqui no ano passado e deve ser comemorado e mantido”.

Sonhando com um inédito campeonato em 2019, o Paraíso do Tuiuti será a quinta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval com o enredo ‘O Salvador da Pátria’. O tema novamente está sendo desenvolvido por Jack Vasconcelos.

- ads-

Mayara Lima lota mais de 15 turmas em tour de workshops de samba no pé na Europa

A rainha de bateria do Tuiuti, Mayara Lima, embarcará neste mês para um tour internacional de workshops. Durante aproximadamente um mês, a dançarina ministrará...

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...