728x90
InícioGrupo EspecialRetrospectiva 2021: Império Serrano Esporte Clube

Retrospectiva 2021: Império Serrano Esporte Clube

Para quem ama carnaval e as escolas de samba não há como negar a ambiguidade de sentimentos vividos nesse ano de 2021. Se por um lado foi reconfortante ver sambistas aos poucos sendo imunizados contra a Covid-19, por outro lado foi doloroso receber a confirmação de que não haveria carnaval nesse ano. Foi a primeira vez, desde a criação do desfile das escolas de samba em 1932, que não houve carnaval. Nem durante a segunda guerra mundial a maior celebração da cultura popular brasileira deixou de acontecer.

Seguindo a tradição dos finais de ano, o site CARNAVALESCO dá sequência à série de reportagens com a retrospectiva do ano de 2021. Na terceira reportagem da série é hora de relembrarmos os meses de julho, agosto e setembro, quando a prefeitura assinou o contrato com as escolas, a TV Globo confirmou a realização do programa especial das finais de samba enredo e as agremiações retomaram suas atividades.

Julho: Enfim, o mês das grandes notícias

Se em janeiro o prefeito Eduardo Paes confirmou o cancelamento dos desfiles que aconteceriam em julho, a chegada do sétimo mês do ano de fato veio com notícias espetaculares para os sambistas. A mais importante delas, e quiçá de todo o ano de 2021, foi a confirmação de que a TV Globo faria um programa especial com as escolhas do samba das 12 escolas do Grupo Especial. Outra grande notícia foi a assinatura do contrato das agremiações e da Liesa com a prefeitura para a realização não só do carnaval em 2022 como até o fim da gestão de Eduardo Paes, em 2024.

plenaria paes2

Com um norte de certezas no horizonte, as escolas puderam reiniciar suas programações rumo aos desfiles de 2022. O Salgueiro e a Beija-Flor iniciaram as suas disputas de samba e a Cidade do Samba foi finalmente liberada ao retorno das atividades nos barracões. A Liesa mudou para o local a sede de suas plenárias que decidiriam os rumos do carnaval. A Beija-Flor de Nilópolis anunciou que após 20 anos o seu lendário casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, desfilaria em outra posição no desfile da escola.

Agosto: Zeca Pagodinho dá susto e Império Serrano é eliminado do Carioca

O mês de agosto trouxe um pouco de apreensão para os sambistas. O cantor e compositor Zeca Pagodinho foi internado com a Covid-19. Tão logo a notícia se espalhou o próprio intérprete fez questão de tranquilizar os fãs. Vacinado, Zeca foi liberado do hospital alguns dias depois, tranquilizando a todos.

O projeto de disputar a Série C do Campeonato Carioca com um time de futebol não deu certo para o Império Serrano. Apesar de uma excelente campanha na competição, a equipe da verde e branca da Serrinha acabou eliminada na semifinal, interrompendo o sonho do acesso.

serrano barcelona1
Fotos: Emerson Pereira/Divulgação

Em Vila Isabel, alegria com o retorno de Sabrina Sato ao posto de rainha da bateria Swingueira de Noel. Grande Rio e São Clemente iniciaram as suas disputas de samba. Cátia Drumond foi reeleita presidenta da Imperatriz e vai comandar a escola até 2024. As agremiações do Grupo Especial receberam o primeiro repasse da prefeitura e puderam iniciar a construção de seus desfiles para 2022.

Setembro: Escolas escolhem sambas e CARNAVALESCO reforça o DNA da opinião

O mês de setembro de 2021 marcou os 14 anos do site CARNAVALESCO. O veículo que nasceu com o DNA da opinião, reforçou seu compromisso com os sambistas ao apresentar durante todo o mês lives com as finais de samba não-oficiais das 12 escolas do Grupo Especial. E nos dias das escolhas oficiais, uma parceria histórica com a Rádio Arquibancada levou a opinião dos dois veículos aos amantes de carnaval.

No âmbito da Liesa, a entidade anunciou a antecipação da divulgação das justificativas dos jurados após o Carnaval 2022 e a transmissão do Sábado das Campeãs pelo Globoplay e o Multishow, veículos do grupo Globo. As frisas bateram recorde absoluto de reservas para os desfiles de domingo e segunda de carnaval.

O carnavalesco Paulo Barros sofreu um infarto em sua casa em Niterói e foi internado às pressas. Alguns dias depois foi liberado. Morreram a filha de Candonga, Cristina Candonga, o ex-rei momo, Marcelo Reis e o compositor da Estação Primeira de Mangueira, Leandro, um dia após a escolha do samba da escola.

- ads-

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...

Fuzuê do Tuiuti! Escola encerra a noite com ensaio impactante com comissão forte e casal afiado

Por Matheus Vinícius (Colaboraram Luan Costa, Freddy Ferreira, Luiz Gustavo, Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Raphael Lacerda, Marcos Marinho e Matheus Morais) "Vidas trans...