A ordem dos desfiles das escolas de samba de São Paulo para o Carnaval de 2026 foi definida no último sábado, em evento realizado pela Liga-SP na Fábrica do Samba. Pelo segundo ano consecutivo, as agremiações escolheram suas posições com base na ordem de classificação do carnaval anterior. No entanto, houve uma novidade: os dias de apresentação de cada escola do Grupo Especial foram previamente definidos em plenária. Após se apresentarem no palco, o CARNAVALESCO ouviu representantes das entidades da elite da folia paulistana, que comentaram as posições escolhidas e as estratégias adotadas. * VEJA AQUI TODAS NOTÍCIAS DO CARNAVAL DE SÃO PAULO
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Osmar Costa, vice-presidente da Rosas de Ouro
“Estávamos divididos entre duas posições estrategicamente, em função da ideia de horário, esse tipo de coisa. Fizemos uma consulta astrológica que dava essa também como uma boa posição, então fomos nesse caminho”. A Rosas de Ouro será a quinta escola a se apresentar na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026.
Celsinho Mody, intérprete do Acadêmicos do Tatuapé
“Achei que é melhor (posição de desfile). Primeiro que sexta-feira é um dia complicado para todas as escolas de samba. Nós saímos da Zona Leste, então, quanto mais cedo, pior pelo trânsito, mas quarta está bom. A primeira escola desfila, a segunda já estamos concentrados. Dá para sair da quadra por volta de 8, 9 da noite e dá para a escola chegar com calma. Ainda tem bastante gente na arquibancada, a grande massa chega ali entre metade da primeira e da segunda. Me aguarde, que eu vou subir na arquibancada e dar cambalhota este ano”. O Tatuapé será a quarta escola a se apresentar na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026.
Léo do Cavaco, intérprete da Colorado do Brás
“A Colorado já tinha a preferência de sair na sexta. Não sabíamos muito o que iria sobrar, mas, dentro da estratégia da escola, acabou sendo bom, era o horário que nós queríamos. Estávamos ali entre segunda ou sexta escola da sexta-feira. Acabamos escolhendo segunda, acho que é um bom horário. Um horário cedo, o Anhembi ainda vai estar com a lotação ali quase na sua totalidade e estou achando que vai ser bom para a escola”. A Colorado será a segunda escola a se apresentar na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026.
Mestre Moleza, da bateria do Águia de Ouro
“Gostei da posição. Sábado de Carnaval, um dia mais tranquilo de trânsito para fazer a logística, e pega o Anhembi quente, horário nobre. Agora é trabalhar bastante para fazer um grande carnaval”. O Águia de Ouro será a segunda escola a se apresentar no sábado, dia 14 de fevereiro de 2026.
Wagner Lima, primeiro mestre-sala dos Gaviões da Fiel
“Para nós, uma das melhores posições, porque não precisamos adiantar os nossos componentes. Eles chegam com calma, nós conseguimos nos organizar com as fantasias, o barracão consegue se organizar certinho com os carros. É o melhor horário”. Os Gaviões da Fiel serão a quarta escola a se apresentar no sábado, dia 14 de fevereiro de 2026.
Waleska Gomes, porta-bandeira da Estrela do Terceiro Milênio
“Eu achei sensacional. Todos sabem que a nossa comunidade é longe, então a melhor logística para nós, da Milênio, é realmente, de fato, ser mais tarde, para dar tempo de a comunidade chegar e de realmente nos prepararmos para desfilar com tranquilidade. Eu, Waleska, devido à minha ansiedade, gostaria de ser a primeira da sexta, mas nós pensamos em um coletivo quando se trata de escola de samba. Eu também quero muito que a comunidade chegue tranquila e dê tempo, de fato, de chegar lá bem tranquila para nós fazermos um espetáculo lindo”. A Estrela do Terceiro Milênio será a quinta escola a se apresentar no sábado, dia 14 de fevereiro de 2026.