Por Luiz Gustavo e Marcos Marinho
Há um mantra repetido por muitos sambistas que é “tudo começa por um grande samba”. Seguindo essa receita, o Salgueiro está abrindo da melhor maneira os seus caminhos. Em mais uma noite de rua Maxwell com ótimo público, a vermelho e branco realizou um ensaio calcado em seu samba-enredo, que teve um rendimento irrepreensível durante todo o treino da escola, puxando o canto dos componentes e levantando o público presente. Igor Sorriso mostrou toda sua qualidade e entrosamento adquirido rapidamente com o carro de som da agremiação, elevando ainda mais o nível da obra escolhida para 2025.
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No embalo do seu samba, os demais quesitos de chão passaram com entusiasmo e tranquilidade, num conjunto bem azeitado. O diretor de carnaval da agremiação, Wilsinho Alves, falou sobre o ensaio e a preparação do Salgueiro, que ensaiará na Conde de Bonfim no próximo domingo.
“Está muito perto, não gosto de falar que já está pronto, mas está muito perto do que a gente entende como ideal pro desfile, seja em canto, evolução, técnica de desfile, as marcações, está tudo caminhando perfeitamente pra gente. Tenho certeza de que se a gente repetir o que temos feito aqui na Maxwell na avenida, vamos conquistar os 40 pontos
em harmonia assim como ano passado. Domingo treinaremos na Conde de Bonfim, que ao passo que é uma pista maior, com um trajeto maior, ela também tem seus defeitos porque ela faz a curva, mas acho legal o Salgueiro ensaiar também na Conde de Bonfim, a principal via da Tijuca, o presidente gosta do ensaio, a comunidade gosta do ensaio, então vamos para lá domingo fazer uma grande festa”.
O Salgueiro será a terceira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, com o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, do carnavalesco Jorge Silveira, estreante na agremiação.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
A potência, entrosamento e qualidade notórias do casal estiveram presentes. Sidcley e Marcella possuem uma cumplicidade em cada movimento, uma sincronia que se comunica no olhar, uma sintonia fina que resulta no brilhantismo de suas apresentações, e neste ensaio não foi diferente. Marcella impressiona na precisão dos seus inúmeros giros em
sequência, nos sentidos horário e anti-horário, encaixados com um bailado de sutileza nos movimentos. Sidcley esbanja segurança, categoria e aderência aos passos da sua porta-bandeira, formando este casal que se acostumou à profusão de notas dez na última década e que segue no nível mais alto.
Harmonia
Uma escola feliz com seu samba, que canta com prazer cada verso. Excelente desempenho do canto da escola, com inúmeros momentos de explosão, não só nos dois refrãos mas também em trechos como “salve seu Zé, que alumia nosso morro”, mantendo a escola em uma só voz. Um ponto de atenção é para o primeiro setor do Salgueiro, que por ter em
sequência ala coreografada e ala das baianas, apresentou um canto menos visceral do que os demais setores da escola, porém nenhuma ala deixou de mostrar o samba na ponta da língua. Várias alas cantaram o samba com uma força absurda do início ao fim do ensaio, como uma ala formada apenas por mulheres no quarto setor.
“Está 98% pronto. Atenção, concentração para gente poder executar os 100% até o desfile, faltam pequenos ajustes. Trabalho está muito bem feito, Guilherme e Gustavo dispensam comentários, Alemão do Cavaco é um cara que eu já tinha uma amizade, trabalhando com ele percebo o quanto o cara é diferenciado. Fica muito mais fácil de fazer a condução do trabalho. Estou muito feliz, satisfeito, tenho certeza de que iremos seguir nesse ritmo e chegar na avenida 200%”, garantiu o intérprete Igor Sorriso.
Evolução
O Salgueiro mostrou uma evolução de muita animação, canto com sorriso no rosto e samba no pé, a escola deu tempo para as alas brincarem carnaval, sem correria e aceleração no andamento da escola. As alas conseguiram reunir organização e leveza, sem maior rigidez. A tradicional ala coreografada por Carlinhos Salgueiro veio atrás do casal de mestre-sala e porta-bandeira e abriu o primeiro setor com força e empolgação, além de uma coreografia bastante solta, dando o tom do que seria a passagem da escola neste ensaio.
Samba
A obra de Xande de Pilares, Pedrinho da Flor, Jassa, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jefferson Oliveira e W.Correa cresce a cada ensaio, e neste teve absoluto destaque, permeando um ensaio alegre. O samba não cai, não tem trechos truncados e se mantém fluido até o fim da apresentação. Além da
qualidade da composição, o encaixe entre carro de som e bateria contribui para o ótimo desempenho do samba. Igor Sorriso se mostra totalmente à vontade no Salgueiro e na condução da obra, que tem trechos de subida no tom como o refrão central, no qual Sorriso passeia com tranquilidade, bem auxiliado por seus parceiros no carro de som. Um conjunto muito bem azeitado pela vermelho e branco.
Outros Destaques
A bateria “Furiosa” comandada por Guilherme e Gustavo trouxe várias bossas e foi mais um ponto de apoio para o ótimo desempenho do samba-enredo. O ensaio foi recheado de musas como Flávia Alessandra e Thelma, que chamaram a atenção do público presente.