728x90
InícioIntendenteRenascer de Jacarepaguá apresenta neste sábado o samba para o Carnaval 2025

Renascer de Jacarepaguá apresenta neste sábado o samba para o Carnaval 2025

A Renascer de Jacarepaguá realiza neste sábado sua tradicional feijoada, a partir de 12h, numa grande festa, na quadra da escola, no Tanque, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Além do tradicional feijão temperado com muito samba e amor, servido até às 17h, o evento terá apresentações do mestre Felipe D’Lelis, shows com Leonardo Bessa e todos os segmentos, Wallace Porto, Cosminho e Dede. O samba, embalado pela bateria “Guerreira”, não tem hora para terminar.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

feijoada renascer

O evento também marca o lançamento do samba-enredo ‘AQUALTUNE: a Inspiração Forjada Em Pele Preta’, desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Pacheco, e terá a presença da atriz e poeta Elisa Lucinda, ela que será a grande destaque “Aqualtune” no desfile de 2025.

No Carnaval 2025, a vermelho e branca de Jacarepaguá irá exaltar a força da mulher preta contando a história da princesa africana ‘Aqualtune’, que esteve à frente de uma das comunidades do Quilombo dos Palmares. A Renascer de Jacarepaguá será a segunda escola de samba a desfilar no domingo, dia 2 de março, pela série Prata do Carnaval Carioca, na Intendente Magalhães.

Aqualtune é uma personagem lendária da história do Quilombo dos Palmares. Ela nasceu no reino do Congo, de linhagem real, e liderou uma parte dos guerreiros na Batalha de Mbwuila, 1665, o que resultou em sua escravização e deslocamento para a América Portuguesa, atual Nordeste brasileiro.

Também foi mãe de importantes personagens na história de luta dos negros pela liberdade: os líderes Ganga Zumba e Ganga Zona, e Sabina, a mãe de Zumbi dos Palmares.

Aqualtune, a princesa guerreira, dedicou sua vida ao desenvolvimento do quilombo e à defesa de seu território contra invasores.

“Após o brilhante desfile que fizemos em 2024, nós precisávamos escolher um enredo com o mesmo nível. Um enredo com representatividade e que contribuísse, de certa forma, com o papel cultural de uma escola de samba na sociedade. E, desta forma, nós vamos exaltar a força da mulher preta através da história de Aqualtune, a força motriz incontrolável que luta por seus ideais”, relata o carnavalesco Rodrigo Pacheco.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....