Unida e com o samba na alma e na ponta da língua, a Acadêmicos do Grande Rio fez seu melhor treino da temporada e encerrou o período de ensaios de rua, no último domingo, na região central de Duque de Caxias. O canto forte e a excelência dos quesitos foram os destaques de uma noite que reafirmou que a Tricolor Caxiense entrará na Avenida para brigar pela segunda estrela.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Ao fim dos quase 700 metros de percurso, a escola foi recebida pela torcida aos gritos de “É campeã”. Juntos, Fafá e Evandro Malandro puxaram um coro com com os componentes, e a emoção tomou conta dos quesitos. Para o diretor de carnaval, Thiago Monteiro, a agremiação está preparada para entrar no Sambódromo e brigar pelo título.
“Hoje foi diferente. A escola está pronta. Estamos prontos para fazer um grande carnaval. A Grande Rio que queremos mostrar é uma Grande Rio aguerrida, com sede de vencer e que quer reconquistar o título para colocar a segunda estrela no pavilhão. Está todo mundo nesse espírito. O que tem que acertar, já acertou; o que tem que treinar, já treinou. Vamos fazer o último preparo nesta terça-feira e, no dia 23, uma apresentação na Sapucaí. Mas, hoje, temos uma escola pronta para entrar na Avenida e disputar o Carnaval”, afirmou o diretor de carnaval.
Neste ano, a Grande Rio levará para a Passarela do Samba o enredo “Pororocas Parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, assinado pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Sempre marcado pela excelência, o primeiro casal Daniel Werneck e Taciana Couto foi, mais uma vez, um espetáculo à parte no carnaval da Vermelha, Verde e Branca. A coreografia com traços do carimbó embalada na tradicional dança do quesito é encantadora e vai de encontro ao tema central do enredo. Os giros precisos da porta-bandeira, o bailado e a sintonia realçada pela troca de olhares entre os dois também são destaques.
Harmonia e Samba
A temporada de ensaios de rua da Grande Rio foi marcada pelo canto intenso da comunidade. Após um ensaio técnico no qual o componente precisou cantar ainda mais intensamente, o que se viu na noite deste domingo foi uma escola muito bem alinhada com seu chão e que atingiu a excelência do canto. Isso é resultado não somente de um samba forte que está na boca do povo, mas de um longo trabalho desenvolvido pela comissão de harmonia nos últimos anos. Da primeira ala até a última, todos cantavam. Entre os destaques, vale pontuar o canto aguerrido da ala 24 durante o início do treino. A excelência musical, que passa por Fafá, Evandro e pelos cantores de apoio, contribuiu ainda mais para uma harmonia impecável e que promete buscar o gabarito.
Evolução
Coesa, mas sem engessar o componente. A evolução da Grande Rio se destaca pela liberdade que dá ao desfilante para brincar carnaval. Muitos torcedores pulavam, dançavam e até rodavam ao longo da avenida. Alas coreografadas se destacam em meio a uma comunidade feliz e saltitante, entre elas, a ala do carimbó. A ótima evolução se torna o complemento de uma harmonia impecável.
“A nossa filosofia é deixar a escola solta, livre de fileiras e com a liberdade que a fantasia vai impor ao componente. Está todo mundo unido para fazer, para brincar e para buscar este campeonato, mas de forma livre, solta e buscando seu espaço na Avenida para brindar o público e para que o componente possa se divertir”, pontuou Thiago Monteiro.
Outros destaques
Destaque para a bateria comandada pelo – “major” – mestre Fafá. As bossas muito bem encaixadas ajudam a levar o samba-enredo ainda mais, como nos versos: “Pro mestre batucar a sua fé//” e “Protege Caxias nas águas de Nazaré//”. Também vale o destaque para as bossas dos curimbós e maracás. Já em ritmo de agradecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses, Fafá pontuou o que o mundo do samba pode esperar do quesito no desfile oficial.
“Uma bateria ciente do que deve ser feito. Uma bateria alegre, feliz. A gente está com uma fantasia muito leve e agradável, o que vai facilitar muito o nosso trabalho. Eu quero agradecer aos meus 270 ritmistas por tudo o que eles fizeram ao longo desta temporada. Foi uma temporada incrível de ensaios de rua e de quadra. Estou muito feliz e só quero agradecer a cada um deles”, analisou o mestre de bateria.
Assim como Thiago Monteiro, Fafá disse acreditar que a agremiação está 100% pronta para o desfile oficial. Não à toa, o mestre de bateria e o intérprete Evandro Malandro fizeram questão de levar um cartaz escrito “Acadêmicos do Grande Rio rumo ao bicampeonato”.
“Acredito que mostramos no ensaio quando houve a falha do som. Isso mostrou o quanto a Grande Rio está pronta, porque a gente sustentou no canto da escola junto à bateria. Foi a maior resposta que a gente poderia dar para as pessoas que diziam que a Grande Rio não tem comunidade, que é escola de artistas, e outras dessas baboseiras de sempre. Aqui há uma comunidade aguerrida e uma bateria que evolui a cada ano que passa, sempre buscando se adequar e entender o enredo que tem para poder fazer um grande espetáculo na Avenida. Só tenho a agradecer e esperar para o último ensaio e o grande dia do desfile”, disse Fafá.
Autoridades municipais também marcaram presença no último ensaio de rua da Grande Rio, como o prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, e a vereadora Delza de Oliveira.