A última sexta-feira foi de emoção no Largo da Prainha, na região central do Rio de Janeiro. Rainha de bateria do Império Serrano, Quitéria Chagas recebeu das mãos do carnavalesco Renato Esteves o croqui de sua fantasia para o Carnaval 2026, quando a escola apresentará o enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, uma homenagem à escritora mineira Conceição Evaristo, referência da literatura afro-brasileira.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A entrega simbólica aconteceu em frente ao mural dedicado à autora, próximo à Pedra do Sal, reforçando a conexão entre o samba, a arte e a ancestralidade que inspiram o desfile imperiano. Emocionada, Quitéria destacou a força e o significado desse momento:
“É algo inédito para mim. Receber o croqui da fantasia nesse lugar tão simbólico, diante da imagem de Conceição Evaristo, me faz sentir parte viva dessa história. Eu adoro os desenhos do Renato Esteves. Ele consegue traduzir em arte toda a energia que o Império representa. Desfilar em um enredo sobre Conceição é uma honra enorme, uma experiência de potência e identidade que vai muito além do Carnaval”, disse a rainha.
Renato Esteves adiantou que a fantasia da rainha trará elementos que unem beleza, ancestralidade e resistência feminina, em sintonia com o universo literário e simbólico da autora homenageada.
“A fantasia da Quitéria foi pensada para representar uma das personagens mais emblemáticas das obras de Conceição Evaristo. Ela simboliza a força que permeia a escrita da autora. É uma tradução visual do que Conceição expressa em palavras”, garantiu Esteves.
No próximo sábado, a partir das 22h, o Império Serrano escolherá o seu samba-enredo para o Carnaval 2026. Quatro composições buscam virar o hino oficial para o próximo desfile, quando o Reizinho de Madureira será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, no dia 14 de fevereiro, pela Série Ouro.