Com o enredo “O Papa Negro: Tata Tancredo e o Fundamento do Omolokô”, desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Paulo, a Estácio de Sá mergulhou nas raízes do Morro de São Carlos para contar a trajetória de Tancredo Silva.

estacio desfile 2026 09
Fotos: Allan Duffes/CARNAVALESCO

A escola, que joga no quintal de casa, dispensa apresentações e se colocou como uma das candidatas ao título da Série Ouro.

O primeiro casal, Feliciano e Raphaela, protagonizou uma exibição de gala sob o título “Sentinelas da Fé”. Cria da comunidade, Feliciano falou com o CARNAVALESCO sobre a dificuldade de desfilar com óleo na pista.

estacio desfile 2026 07

“A gente tentou imprimir o melhor possível de acordo com o ensaio técnico, mas infelizmente tinha óleo na pista e aí de certa forma a gente acaba sentindo um pouquinho, mas nada que pudesse atrapalhar a apresentação. A gente foi o mais fiel possível, mesmo estando de roupa, mesmo estando diante do calor e tal, mas eu acredito que foi uma bela apresentação”, comentou.

A Estácio de Sá reafirmou sua fama de escola de chão. A harmonia foi o combustível do desfile, impulsionada pela interpretação de Tinganá, que conduziu o samba com sua ala musical com técnica e garra.

estacio desfile 2026 24

“Estou emocionado demais. Pedi tanto por esse momento, pedi tanto por isso, papai do céu, os orixás me ouviram, me atenderam.
Eu não tenho o que reclamar. Essa correria deixa a gente cansado, mas a gente tem que agradecer, porque se a gente reclama, eles vão tirar da gente. Deus tira, os orixás tiram. Então a gente tem que agradecer sempre. Mesmo tendo dificuldade, a gente tem que agradecer, porque uma hora vai melhorar. E hoje não foi diferente. A gente pediu, agradeci, deu tudo muito certo, o resultado tá aí. A gente desempenhou um bom trabalho. Gostaria de parabenizar o nosso carnavalesco, Marcos Paulo, que escreveu esse enredo maravilhoso sobre o Tata Tancredo. E ele tirou onda, não só o nosso carnavalesco, o nosso presidente, todo o nosso carro de som, bateria, medalha de ouro do Mestre chuvisco, tirou onda mais uma vez. Normal, né? Bateria de medalha de ouro, então tira onda. E a toda a nossa comunidade de São Carlos. Que veio também, desceu em peso o nosso morro. Soltaram fogos no começo, ao final em cima. Então a gente tem que agradecer. Agradecer o nosso morro, gratidão, gratidão sempre”, declarou.

Sob a regência do mestre Chuvisco, a bateria “Medalha de Ouro” foi um show a parte com muito samba e macumba, levando o público ao delírio.

estacio desfile 2026 20

“Foi um desfile maravilhoso, né?
Ensaiamos muito para fazer um desfile desse nível. Foi do jeito que a gente imaginou, do jeito que a gente programou.
Deu tudo certo. Estácio arrebentou, quebrou tudo. Agora vamos ver, quinta-feira, o resultado. Se Deus quiser, a gente vai voltar ao grupo especial. E no próximo ano está comemorando o nosso centenário no grupo especial”, disse.