728x90
InícioGrupo EspecialPura emoção e força gresilense! 'Caranguejo' e 'Oxalá' comandam primeiro ensaio de...

Pura emoção e força gresilense! ‘Caranguejo’ e ‘Oxalá’ comandam primeiro ensaio de rua da Imperatriz para o Carnaval 2025

'Samba esteve forte o tempo todo, impressionante, não teve uma parte de caída', disse a presidente Cátia Drummond

A Imperatriz Leopoldense abriu a temporada de ensaios de rua no último domingo com a comunidade ecoando o samba-enredo pelas ruas de Ramos. O coral dos integrantes da verde, branco e dourado iniciou no esquenta com os sambas de 2023 e de 2024, respectivamente, e prosseguiu desde o final com a dispersão da bateria. O ponto alto desse começo foi o “caranguejo” puxado pelo intérprete Pitty de Menezes, que já estava sendo planejado nos ensaios de quadra. Ele revelou para a equipe de reportagem do CARNAVALESCO como surgiu a ideia.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

imperatriz rua2425 1711 7
Fotos: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

“O Leandro Viera costuma dizer que é a ‘ex-certinha de Ramos´, além da nossa comunidade ser de maioria jovem. Desde Lampião, nós estamos fazendo algo diferente, por exemplo, na Cigana Esmeralda pedimos para todos se abaixarem. É querer criar algo novo para a comunidade se identificar. Nós estávamos no estúdio da gravação, quando passamos o início para o cavaquinho e, na parte ‘vai começar’ pensei em colocar todo mundo abraçado igual à corda do caranguejo”.

imperatriz rua2425 1711 1

Além disso, Pitty citou que a comunidade abraçou imediatamente o samba-enredo de 2025. “Nós observamos que o resultado foi positivo. Pode-se ver uma comunidade que abraçou o samba e que irá fazer acontecer junto ao carro de som e a bateria. Acho que estamos afinados, porque samba é trabalho. Estamos trabalham fortes para voltar ao pódio do carnaval”.

Atenção aos detalhes

André Bonatte e Pedro Leite, diretores de carnaval, coordenaram o primeiro ensaio. Os dois estavam atentos a fim de observarem quaisquer erros de harmonia e evolução. Tais detalhes são parte fundamentais para o andamento do desfile planejado pelo artista Leandro Viera, com o enredo “ÓMI TÚTU AO OLÚFON – Água fresca para o senhor de Ifón”. Desse modo, Pedro comentou sobre o planejamento da temporada de ensaios para o carnaval de 2025.

Imperatriz 2025: arrancada e ala a ala no ensaio de rua

“A nossa ideia é fazer 15 ensaios de rua e dois ensaios técnicos, mas também manteremos os ensaios em dezembro, até o dia 22. Nós teremos poucos dias de recesso, para as festas de fim de anos, porque entendemos que para ganhar o carnaval é necessário ensaiar muito. A Imperatriz terá muito compromisso para o dia do desfile conquistas as notas dez dos julgadores”.

imperatriz rua2425 1711 10
Pedro Leite, um dos diretores de carnaval da Imperatriz

André Bonatte reforçou sobre a importância dos ensaios de rua para unir a comunidade leopoldinense. “Hoje é um encontro da comunidade na totalidade, a que desfila e a que abraça. Ou seja, as pessoas do bairro que não desfilam, mas abraçam a escola. E é com esse processo de consolidação da área que resulta em um sentimento de pertencimento. Ao caminhar pela rua, nós vemos os prédios e as casas decoradas para receber a Imperatriz. É um elo muito forte que vamos consolidando”.

imperatriz rua2425 1711 4
André Bonatte, um dos diretores de carnaval da Imperatriz

Ele também detalhou sobre o trabalho que os diretores de carnaval possuem nos ensaios de rua, em quais pontos a dupla deverá focar a partir do primeiro treino na rua. “A nossa parte é a questão do andamento, porque colocamos o andamento da Avenida. Além de perceber o comportamento sonora da escola, pois é fora da quadra que percebemos o canto”.

Quanto mais cedo, melhor

João Drumond, diretor-executivo, esteve presente e ressaltou o comprometimento da escola com o calendário de ensaios. “Queremos ensaiar mais do que ensaiamos no ano passado. É por isso que a Imperatriz está indo para rua dia 17 de novembro. O carnaval acontece mais tarde do que ano passado, mas estamos começando a ensaiar na rua antes do que o carnaval passado”.

imperatriz rua2425 1711 2
João Drumond, diretor-executivo

Bailado africano com humildade e pé no chão

Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, mostraram-se alinhados com a animação da comunidade. Para o quesito no qual os dois defendem, os ensaios de rua são importantes para o treino do bailado a ser apresentado na Sapucaí em 2025. Sendo assim, Phelipe fez um balanço sobre as expectativas para o início dessa temporada.

imperatriz rua2425 1711 9
Mestre-sala Phelipe Lemos

“Nós temos bons rendimentos nos últimos dois anos com os ensaios que fazemos na rua. A meta é manter o nível. Nós estamos trabalhando com as questões do samba-enredo, porque o tema africano não tem sido muito utilizado pela Imperatriz, é uma novidade tanto para a bateria quanto a comunidade. Por isso, iremos trabalhar na individualidade e nas características de cada segmento. Dependemos do trabalho do Pitty e do mestre Lolo para agregar ao nosso desfile”.

imperatriz rua2425 1711 8
Porta-bandeira Rafaela Theodoro

Rafaela, além de concordar com a fala do parceiro, adicionou uma observação. “As escolas se preparem a cada ano para se superarem. A Imperatriz, com certeza, têm os seus ajustes para fazer e continuar o trabalho com excelência, mas com muita humildade e pé no chão, porque, sem isso, não conseguimos chegar no campeonato. E é isso que a escola irá dar continuidade em busca de mais uma estrela”.

Presidente contente

No final do ensaio, após a dispersão da bateria do mestre Lolo, a presidente Cátia Drumond avaliou a primeiro noite para a nossa equipe. “A expectativa superou o que a gente tinha. Estava todo mundo na rua, ou seja, a comunidade desceu, cantou e ensaiou. Essa é a resposta de uma comunidade feliz. O samba esteve forte o tempo todo, impressionante, não teve uma parte de caída”.

imperatriz rua2425 1711 6
Comissão de frente no ensaio de rua

Ela, que estava sentada com uma garrafa d´água e observando o ambiente já descontraído na quadra, comentou sobre o “caranguejo” puxado pelo cantor Pitty de Menezes. “Essa introdução pegou. Acho que teremos caranguejo até na Sapucaí. O jeito que eles irão levar, eu não sei, mas o caranguejo deve ser empurrado por Oxalá e seja o que Deus quiser!”

A Imperatriz Leopoldinense desfilará a Marquês de Sapucaí no domingo de carnaval. Apesar do tema do enredo ser uma propsota que não era feita há mais de 50 anos pela escola de Ramos, o primeiro ensaio de rua mostrou uma comunidade forte com o canto e alinhada com os desejos dos dirigentes em conquistar mais uma estrela.

imperatriz rua2425 1711 3
Maria Mariá, rainha de bateria
imperatriz rua2425 1711 5
Mestre Lolo no comando da bateria
- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...