728x90
InícioGrupo EspecialProjeto Pensamentos Social do Samba inicia novo curso no mês de fevereiro

Projeto Pensamentos Social do Samba inicia novo curso no mês de fevereiro

Prestes a completar um ano de projeto, o Pensamento Social do Samba, fundado pelos sambistas Mauro Cordeiro e Vinícius Natal, abre uma nova turma de cursos on-line para falar sobre o maior espetáculo da Terra.

Com a finalidade de apresentar ao público as questões sociológicas, antropológicas e culturais que o samba carrega, a dupla compartilha experiências no mundo do carnaval, incluindo seus estudos de caso no projeto em forma de cursos, debates, workshops, palestras e outras ações. Com o sucesso dos cursos realizados no ano passado, os enredistas se uniram novamente para dar continuidade ao programa de estudos sobre o samba brasileiro.

Dessa vez, o ponto de pesquisa surge a partir da seguinte pergunta: “Afinal, o que faz de uma escola de samba ser o que ela é?”. Através disso, a didática do curso é construída focando nas várias formas de arte e esferas dentro do amplo universo do samba, como se definem seus segmentos e como se constrói o carnaval das escolas de samba, sem perder, é claro, a principal característica do projeto, que é o conceito de debater o samba a partir das questões de classe, raça e gênero dentro da cultura brasileira.

2

Focado em mostrar ao público que o carnaval tem samba no pé e embasamento histórico, o Sociólogo e futuro Doutor em Antropologia pela UFRJ, Mauro Cordeiro fala sobre a importância de se estudar o carnaval num contexto geral:

“Historicamente o carnaval carioca é um palco que torna pública as tensões existentes e as disputas pela cidade. Através do carnaval podemos compreender os múltiplos projetos de classe que, de alguma forma, se fazem notar no período dessa festa que é política por natureza”

O curso foca, também, no relato de como se constrói o carnaval e como o mesmo se tornou uma peça importante, gerando emprego e se tornando uma fábrica de profissões:

“As escolas de samba e o carnaval, na história da cidade do Rio de Janeiro, se tornaram o principal ativo cultural. É a partir deles que a gente gera não só renda e emprego, mas também conexão das pessoas com seus territórios e suas identidades”, afirma o Doutor em história do carnaval e um dos enderista de “Tata Londirá: o canto do caboclo no quilombo de Caxias”, Vinícius Natal.

Ambos enraizados no samba carioca desde criança, os sambistas encontraram a junção de suas trajetórias pessoais e suas bagagens acadêmicas como uma forma de construir conteúdo e conhecimento sobre o samba, mostrando como ele nasceu e suas contradições ao decorrer dos anos.

Serviço:

O curso se inicia no dia 09/02, às terças e quintas-feiras, de 19h às 21h. O valor do curso por cada aluno é de R$ 200,00 + R$ 20 (taxa Sympla). Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas aos alunos inscritos.

Política de Bolsas: Serão oferecidas bolsas para alunos negros (pretos e pardos), para concorrer, basta enviar um e-mail para [email protected] com uma carta justificando o pedido. As bolsas serão limitadas.
Para inscrições e mais informações:  https://www.sympla.com.br/e-o-samba-fez-escola__1098390
- ads-

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...