728x90
InícioGrupo EspecialPrograma 'Seleção do Samba' não deve ganhar edição para o Carnaval 2024

Programa ‘Seleção do Samba’ não deve ganhar edição para o Carnaval 2024

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, ainda falou sobre o desejo de explorar mais o carnaval nas plataformas digitais

Após duas temporadas, o programa “Seleção do Samba”, da Globo, não deve ganhar uma nova edição este ano. A informação foi antecipada pelo diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, em entrevista ao site CARNAVALESCO. Procurada, a Comunicação da Globo informou que “o projeto do carnaval Globeleza está em desenvolvimento”.

selecao
Foto: Divulgação/TV Globo

“A princípio, não vai acontecer o ‘Seleção do Samba’ este ano. É a primeira vez que falo sobre isso, mas não é algo 100% certo. Acho que não vai acontecer porque a Globo vem tendo problemas comerciais com o produto ‘Globeleza’. A gente está pensando como pode reformular. Lógico que não é algo formado só pelos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, mas entendemos que é preciso ter mudanças. Hoje, o carnaval já tem capacidade de desenvolver certas ideias próprias de outras formas, seja na internet ou em outras emissoras. Na transmissão dos desfiles, é incontestável a importância da Globo e a própria vontade deles de ter. Mas, no ‘Seleção do Samba’, a Globo quer dar uma recuada”, relatou Gabriel David.

O “Seleção do Samba” foi criado durante o auge da pandemia da Covid-19 para marcar o retorno das atividades nas agremiações. A primeira temporada exibiu, entre outubro e novembro de 2021, as finais de disputa de samba-enredo nas doze escolas do Grupo Especial do Rio para o Carnaval de 2022, sob o comando de Luís Roberto e comentários de Teresa Cristina e Milton Cunha. O programa fez tanto sucesso que, na ocasião, mais dois episódios foram feitos para apresentar as obras escolhidas pelas escolas da elite da folia paulistana, com a apresentação de Chico Pinheiro.

No ano seguinte, uma segunda temporada foi realizada com alterações no formato. O programa passou a ser apresentado por Milton Cunha e a ser gravado nas quadras das escolas, documentando o processo de escolha das obras e abordando um pouco da história das agremiações. Ao todo, seis episódios foram produzidos, sendo três dedicados as escolas cariocas e outros três para as de São Paulo.

Porém, o faturamento abaixo do esperado com o Carnaval de 2023 pesa contra a renovação da produção. De cinco cotas disponibilizadas para o mercado, apenas uma foi vendida, para a gigante brasileira Ambev, que escolheu estampar a marca da cerveja Brahma. Diante desse cenário aquém do esperado, Gabriel David relatou que a Liesa, junto da Globo, tenta encontrar soluções para atrair novamente os anunciantes para a folia.

gabriel david
Foto: Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“A relação da Liga com a Globo é muito boa, temos uma parceria de anos que é fundamental para o Carnaval. Vamos ter uma série de reuniões nos próximos meses, em que será conversado sobre o produto ‘Globeleza’, para entender como podemos evoluir. A ideia é voltar a se concentrar única e exclusivamente no desfile. Já os programas oriundos do Carnaval, nossa intenção é levar para outros lugares, não só a Globo. Até porque, ali a gente vai ter que entrar em uma disputa de horário e de visibilidade ao longo do ano, cujo resultado pode ficar aquém do que precisamos”, pontuou Gabriel David.

Enquanto o “Seleção do Samba” não deve ganhar uma nova edição, outra produção ligada ao Carnaval do Rio de Janeiro está garantida na televisão aberta. Idealizado pelo próprio Gabriel David, o “Samba Coração”, que estreou nas telas da Band em dezembro do ano passado, terá uma nova leva de episódios.

“Temos confirmado a segunda temporada do ‘Samba Coração’ na Band. É um programa apresentando por sambistas, que tem sido super fundamental para gente. Além disso, temos vários programas no YouTube que estão ganhando cada vez mais espaço. E agora, espero eu, que as escolas de fato possam entrar no streaming. Estou aguardando muito esse momento, sei que algumas agremiações tem se movimentado para isso e acho que isso vai dar um resultado muito fundamental no Carnaval”, destacou o diretor de marketing.

No Carnaval de 2023, a Liesa passou a transmitir os ensaios técnicos das escolas na Marquês de Sapucaí, ao vivo, por meio do seu canal no YouTube, o Rio Carnaval. Diante dos bons resultados, surgiram especulações de que a Liga poderia fazer o mesmo nos desfiles oficiais ou então vender os direitos de transmissão. O modelo seria similar ao da Copa do Mundo de 2022, no qual a Globo detinha a exclusividade na TV aberta e paga, enquanto a empresa LiveMode, que na época fechou parceria com o streamer Casemiro, ficou com as plataformas digitais.

“Não existe a vontade da Liga, hoje, de fechar com um streaming com exclusividade. A gente entende a TV aberta como algo extremamente importante para o nosso produto, mas é óbvio que existe de uma forma antenada a necessidade de reacts para o Carnaval, de interações com os youtubers e os stremers. No entanto, para isso, precisaria de uma readaptação no nosso contrato e na nossa relação com a Globo. Esse é um dos tópicos que a gente vem conversando, porque isso não traz visibilidade só para o Carnaval, mas fortalece o produto que está sendo transmitido pela Globo”, afirmou Gabriel David ao site CARNAVALESCO.

O diretor de marketing da Liesa ainda ressaltou que, dentro dos atuais moldes da parceria com a Globo, já estão sendo exploradas outras plataformas, mas que o trabalho ainda precisa evoluir. “A gente já fez um pouco dessa modernização, tentou fazer na verdade, no último Carnaval, com o Multishow. Porém, precisa ser um pouco melhor elaborado. Espaços como o Globoplay, por exemplo, podem ser melhor usados pelas escolas de samba para fazer documentários, minisséries, que contem a história do Carnaval, do processo criativo, de bastidores”, avaliou.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...