Após duas temporadas, o programa “Seleção do Samba”, da Globo, não deve ganhar uma nova edição este ano. A informação foi antecipada pelo diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, em entrevista ao site CARNAVALESCO. Procurada, a Comunicação da Globo informou que “o projeto do carnaval Globeleza está em desenvolvimento”.

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Foto: Divulgação/TV Globo

“A princípio, não vai acontecer o ‘Seleção do Samba’ este ano. É a primeira vez que falo sobre isso, mas não é algo 100% certo. Acho que não vai acontecer porque a Globo vem tendo problemas comerciais com o produto ‘Globeleza’. A gente está pensando como pode reformular. Lógico que não é algo formado só pelos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, mas entendemos que é preciso ter mudanças. Hoje, o carnaval já tem capacidade de desenvolver certas ideias próprias de outras formas, seja na internet ou em outras emissoras. Na transmissão dos desfiles, é incontestável a importância da Globo e a própria vontade deles de ter. Mas, no ‘Seleção do Samba’, a Globo quer dar uma recuada”, relatou Gabriel David.

O “Seleção do Samba” foi criado durante o auge da pandemia da Covid-19 para marcar o retorno das atividades nas agremiações. A primeira temporada exibiu, entre outubro e novembro de 2021, as finais de disputa de samba-enredo nas doze escolas do Grupo Especial do Rio para o Carnaval de 2022, sob o comando de Luís Roberto e comentários de Teresa Cristina e Milton Cunha. O programa fez tanto sucesso que, na ocasião, mais dois episódios foram feitos para apresentar as obras escolhidas pelas escolas da elite da folia paulistana, com a apresentação de Chico Pinheiro.

No ano seguinte, uma segunda temporada foi realizada com alterações no formato. O programa passou a ser apresentado por Milton Cunha e a ser gravado nas quadras das escolas, documentando o processo de escolha das obras e abordando um pouco da história das agremiações. Ao todo, seis episódios foram produzidos, sendo três dedicados as escolas cariocas e outros três para as de São Paulo.

Porém, o faturamento abaixo do esperado com o Carnaval de 2023 pesa contra a renovação da produção. De cinco cotas disponibilizadas para o mercado, apenas uma foi vendida, para a gigante brasileira Ambev, que escolheu estampar a marca da cerveja Brahma. Diante desse cenário aquém do esperado, Gabriel David relatou que a Liesa, junto da Globo, tenta encontrar soluções para atrair novamente os anunciantes para a folia.

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Foto: Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“A relação da Liga com a Globo é muito boa, temos uma parceria de anos que é fundamental para o Carnaval. Vamos ter uma série de reuniões nos próximos meses, em que será conversado sobre o produto ‘Globeleza’, para entender como podemos evoluir. A ideia é voltar a se concentrar única e exclusivamente no desfile. Já os programas oriundos do Carnaval, nossa intenção é levar para outros lugares, não só a Globo. Até porque, ali a gente vai ter que entrar em uma disputa de horário e de visibilidade ao longo do ano, cujo resultado pode ficar aquém do que precisamos”, pontuou Gabriel David.

Enquanto o “Seleção do Samba” não deve ganhar uma nova edição, outra produção ligada ao Carnaval do Rio de Janeiro está garantida na televisão aberta. Idealizado pelo próprio Gabriel David, o “Samba Coração”, que estreou nas telas da Band em dezembro do ano passado, terá uma nova leva de episódios.

“Temos confirmado a segunda temporada do ‘Samba Coração’ na Band. É um programa apresentando por sambistas, que tem sido super fundamental para gente. Além disso, temos vários programas no YouTube que estão ganhando cada vez mais espaço. E agora, espero eu, que as escolas de fato possam entrar no streaming. Estou aguardando muito esse momento, sei que algumas agremiações tem se movimentado para isso e acho que isso vai dar um resultado muito fundamental no Carnaval”, destacou o diretor de marketing.

No Carnaval de 2023, a Liesa passou a transmitir os ensaios técnicos das escolas na Marquês de Sapucaí, ao vivo, por meio do seu canal no YouTube, o Rio Carnaval. Diante dos bons resultados, surgiram especulações de que a Liga poderia fazer o mesmo nos desfiles oficiais ou então vender os direitos de transmissão. O modelo seria similar ao da Copa do Mundo de 2022, no qual a Globo detinha a exclusividade na TV aberta e paga, enquanto a empresa LiveMode, que na época fechou parceria com o streamer Casemiro, ficou com as plataformas digitais.

“Não existe a vontade da Liga, hoje, de fechar com um streaming com exclusividade. A gente entende a TV aberta como algo extremamente importante para o nosso produto, mas é óbvio que existe de uma forma antenada a necessidade de reacts para o Carnaval, de interações com os youtubers e os stremers. No entanto, para isso, precisaria de uma readaptação no nosso contrato e na nossa relação com a Globo. Esse é um dos tópicos que a gente vem conversando, porque isso não traz visibilidade só para o Carnaval, mas fortalece o produto que está sendo transmitido pela Globo”, afirmou Gabriel David ao site CARNAVALESCO.

O diretor de marketing da Liesa ainda ressaltou que, dentro dos atuais moldes da parceria com a Globo, já estão sendo exploradas outras plataformas, mas que o trabalho ainda precisa evoluir. “A gente já fez um pouco dessa modernização, tentou fazer na verdade, no último Carnaval, com o Multishow. Porém, precisa ser um pouco melhor elaborado. Espaços como o Globoplay, por exemplo, podem ser melhor usados pelas escolas de samba para fazer documentários, minisséries, que contem a história do Carnaval, do processo criativo, de bastidores”, avaliou.