Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins

A Primeira da Cidade Líder realizou o seu ensaio técnico neste domingo. No treino, a escola da Zona Leste optou por brincar de carnaval. A separação das alas foi pouca, a bateria abriu para componentes passarem no meio. Ou seja, não houve evolução. A agremiação praticamente abdicou do treino. Em determinado momento, a bateria fez um apagão de aproximadamente 5 minutos todos pararam no mesmo lugar. Realmente utilizaram do calendário para descontrair. Isso também somou ao fato da forte chuva que caiu.

Somente para trás do carro de som, chegou a comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira com ala coreografada. Porém, o objetivo do ensaio foi sentir o clima do samba-enredo. Este foi o único ensaio da Primeira Líder, que irá levar para o Anhembi o enredo “Lá Vem Ela, A Majestade do Samba Portela”, assinado pelo carnavalesco Ewerton Visotto.

Comissão de frente

O grupo foi atrás de todas as alas e mostrou uma bela coreografia. Os integrantes dançavam no ritmo da letra do samba. Dentro da comissão, havia uma espécie de caixa grande. Dentro dela, saía uma bandeira da Cidade Líder e, após, uma criança. Suponha-se que o menino irá representar algo referente à Portela. Com essa coreografia, nitidamente dá para ver que o intuito da escola é arrancar aplausos do público. É uma agremiação que pensa além do desfile.

PrimeiraLider et 1

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal Fabiano Dourando e Sandra de Jesus, também foram atrás de tudo. A dupla priorizou os giros horário e anti-horário. Mesmo assim, em uma formação mais cautelosa, visto que a pista estava encharcada devido à tempestade. A porta-bandeira até tirou o calçado para provavelmente se sentir mais à vontade.

PrimeiraLider et PrimeiroCasal

Harmonia

Falando sobre o canto da escola, esse sim está bastante forte. Não se sabe ao certo quantas alas existem, estavam todas juntas, mas os componentes gritam e cantam o samba de forma totalmente correta. Além disso, talvez, a questão de estar sem compromisso aumentou ainda mais a entonação dos desfilantes. Havia um clima de grande sorriso e descontração enquanto os componentes recitavam os versos da letra.

Evolução

Esse quesito não tem análise. Todas as alas estavam amontoadas, as alas das crianças abriram o desfile e a comissão de frente e casal foram atrás de tudo. A direção de harmonia não se preocupou com espaçamentos, buracos e nem nada do tipo. Tanto é que a bateria abriu para o povo passar no meio, o que é descontado décimos em um julgamento, pois caracteriza invasão de ala.

Samba-enredo

O intérprete Thiago Melodia cantou forte e entrou na onda da folia. É um samba-enredo que é fácil de pegar, especialmente o refrão principal. Foi isso que aconteceu, quando os componentes cantavam forte: “Deixa o povo cantar: Portela/A majestade do samba: É ela!”. Isso foi perceptível no ‘paradão’ de 5 minutos, dito acima.

Outros destaques

A bateria de mestre Ale executou bossas em um número considerável, com destaque para o longo apagão. A “Batucada de Primeira” mostrou uma ‘pegada’ para cima o tempo todo.

PrimeiraLider et InterpreteThiagoMelodia

A ala das baianas também chegou cantando o samba. Todas de branco e saiote, as mães do samba aparecerem sem os turbantes. Vale ressaltar que a agremiação é gerida pelos compositores gêmeos Rodrigo e Rodolffo, os Minuettos – renomados compositores do carnaval paulistano.