O concurso que irá definir a Corte do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024 teve início na noite da última terça-feira. A disputa é a maior da história, com 106 candidatas inscritas, cada uma representando uma agremiação. Neste novo formato, a competição conta com cinco etapas, realizadas em nove dias. A primeira eliminatória irá durar até o dia 04 de agosto. * VEJA AQUI GALERIA DE FOTOS DO PRIMEIRO DIA
“Este primeiro dia serviu um pouco de termômetro dessa nossa ideia de trazer mais as escolas, as agremiações, para dentro do concurso. Vimos candidata aqui que ficou tão emocionada em estar representando a sua bandeira, a sua comunidade, que começou a chorar. Então assim, essa representatividade que o concurso trouxe pela primeira vez, independente do ser o maior da história, isso está fazendo com que esse termômetro vá lá pra cima em termos de emoção. Isso foi passado para o público presente, além dos jurados terem sentido na pele. Com esse novo formato, a gente sabia que teria essa questão, mas fomos pegos de surpresa em relação ao que as candidatas falaram sobre representar cada comunidade, cada bandeira, cada agremiação”, analisou Luís Gustavo Mostof, presidente da Riotur, em conversa com o site CARNAVALESCO.
Para comportar o alto número de inscritas, nesta primeira fase, elas foram divididas em quatro grupos, intitulados de A, B, C e D. Os dois primeiros com 27 candidatas e os demais com 26. As 16 melhores classificadas em cada um deles irão passar para a segunda etapa, marcada para os dias 10 e 11. Em seguida, a terceira fase irá ocorrer em uma única data, no dia 15 de agosto. A semifinal vai acontecer logo depois, no dia 18, enquanto a grande final será realizada apenas no dia 01° de setembro.
Na entrevista concedida ao site CARNAVALESCO, Luís Gustavo Mostof elogiou as novidades da atual edição do concurso. Ele assegurou que o novo modelo será mantido no ano que vem.
“Já está confirmado que o concurso da Corte do Carnaval de 2025 seguirá o mesmo modelo. Avaliamos este novo formato como um sucesso total. Tenho certeza que as candidatas que irão participar da disputa no ano que vem irão se preparar um pouco melhor. As próprias agremiações terão mais tempo para poder fazer, talvez, as suas eliminatórias internas. Com tudo isso, a gente espera poder chegar lá na ponta, na ala de passistas , nos sambistas de forma geral. Acredito que esse modelo, ao longo dos próximos anos, vai virar, se Deus quiser, um patrimônio, uma tradição do nosso Carnaval”, declarou.
E mesmo com concurso ainda na primeira eliminatória, Mostof exaltou o sucesso do novo formato da disputa. O presidente da Riotur elencou pontos que considerou de destaque como a repercussão nas redes sociais e a forte presença de torcida na Cidade do Samba.
“Sempre pensamos em melhorar um pouco o evento. É a primeira vez que estamos fazendo o formato, temos várias restrições orçamentárias, mas sem dúvida alguma queremos evoluir na estrutura e fazer com que o concurso seja realmente um show. É isso que a gente promete, inclusive já para os próximos dias: melhorar um pouco a estrutura e a condição de show. E fica aqui o meu convite para que todos que puderem prestigiar, façam isso”, afirmou Mostof.
A entrada para acompanhar pessoalmente as etapas do concurso da Corte do Carnaval de 2024 é totalmente gratuita. A Cidade do Samba fica localizada na Rua Rivadávia Corrêa, no número 60, no bairro da Gamboa, Zona Portuária do Rio.