InícioGrupo EspecialPresidente da Mangueira celebra trajetória, orgulho ancestral e planeja festas históricas para...

Presidente da Mangueira celebra trajetória, orgulho ancestral e planeja festas históricas para o centenário

Em um discurso emocionado na quadra da Estação Primeira, na última segunda-feira, a presidente da Mangueira, Guanayra Firmino, celebrou sua trajetória pessoal e conclamou a comunidade a seguir unida na caminhada para o centenário da Verde e Rosa, que acontece em 2028. Com agradecimentos à ancestralidade e a diversas figuras históricas da escola, Guanayra destacou o trabalho construído ao longo dos anos e reafirmou seu compromisso de liderar a Mangueira com diálogo e participação popular.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

posse guanayra4
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Eu queria agradecer primeiramente à minha ancestralidade, à ancestralidade da Mangueira”, iniciou. Ao relembrar sua ligação com figuras históricas como Tia Fé — sua tataravó —, Guanayra fez questão de frisar que sua conquista não se deu apenas pelo legado familiar: “Tenho muito orgulho de ser tataraneta da Tia Fé, mas o meu caminho aqui eu trilhei a Guanayra. Eu estou presidenta por direito, por trabalho”.

O discurso foi também uma homenagem às mulheres da Mangueira e à resistência feminina no samba. Guanayra relembrou momentos em que as mulheres não podiam sequer pisar no palanque da bateria: “Hoje, quando eu vejo as ritmistas, eu tenho maior orgulho, porque eu e muitas da minha geração não pudemos”. E completou com um chamado: “Mulheres, jovens ou não tão jovens, ocupem os espaços de vocês, na Mangueira e na vida, porque a gente pode tudo”.

Durante sua fala, a presidente expressou gratidão aos antigos adversários políticos que se tornaram parceiros de gestão: “Era muito improvável eu ter o apoio do Elmo, do Alvinho, do Elias, mas eles agarraram o meu braço e foram comigo nesses três anos”. Também destacou a influência do ex-presidente Chiquinho: “Chiquinho me desafiou a voltar para a gestão, e eu agradeço por isso”.

posse guanayra3

Guanayra ainda anunciou que já está em curso o planejamento para as celebrações dos 100 anos da escola: “Nós vamos fazer muita coisa: musical, documentário, e uma porção de ações que já começamos a executar”, afirmou, reforçando que a participação da comunidade será essencial para o sucesso do projeto.

Encerrando, a presidente fez um apelo à transparência e ao diálogo: “Acha alguma coisa errada? Me procura. Se a gente tiver que discutir, a gente vai chegar a uma conclusão. Participem mais da escola”, pediu, reforçando sua disposição de estar aberta a críticas e sugestões.

Com a emoção à flor da pele e a voz embargada em alguns momentos, Guanayra resumiu seu sentimento: “Eu serei a presidenta dos 100 anos para a honra e glória dos meus ancestrais. E quero caminhar com vocês”.

- ads-

Vigário Geral brilha no Estrela do Carnaval com prêmios e celebra as apostas feitas na equipe

A Vigário Geral foi uma das grandes vencedoras da premiação do Estrela do Carnaval 2025, conquistando as placas de "Melhor Comissão de Frente" e...

Mocidade Unida da Mooca celebra aniversário e presidente diz que escola está preparada para abrir a sexta em 2026

A quadra da Mocidade Unida da Mooca foi palco, no último sábado, da celebração de seus 38 anos, com apresentações das coirmãs Barroca Zona...

Mangueira embala novo ciclo com reeleição de Guanayra Firmino e projeto ambicioso para 2026

A Estação Primeira de Mangueira já traça seus próximos passos com entusiasmo após a reeleiçao da presidente Guanayra Firmino para mais três anos de...