O Camarote King se tornou vitrine de tecnologia social ao implementar o sistema de saneamento circular da EcoFábrica Omìayê, iniciativa nascida na comunidade da Mangueira, e foi reconhecido com certificação ambiental concedida pelo Instituto Cultural e Ambiental de Inovação Social (ICAIS).

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

IMG 6120
Fernanda Borriello, Lílian Martins e João King. Foto: Carolina Freitas/CARNAVALESCO

Da favela para o maior espetáculo da Terra

Sempre atento às iniciativas que unem impacto ambiental e transformação social, o Camarote King descobriu a EcoFábrica Omìayê, criada na comunidade da Mangueira em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), viu ali uma solução alinhada ao seu compromisso com a sustentabilidade e decidiu adotar o projeto.

A fábrica reaproveita óleo de cozinha usado para produzir sabão e detergente ecológicos e já reciclou mais de mil litros do resíduo, evitando a contaminação de rios e da rede de esgoto. Ao trazer essa tecnologia social para dentro da Sapucaí, o King ampliou alcance da ação e reforçou seu protagonismo na construção de um carnaval mais responsável.

Na prática, o óleo descartado das cozinhas do camarote vira matéria-prima, o produto limpa o ambiente e ainda contribui para reduzir a carga poluente lançada na rede, fechando o ciclo da economia circular. O sabão produzido também é usado nas cozinhas e banheiros do espaço.

Sustentabilidade aplicada em larga escala

A coordenadora de inclusão e acessibilidade do King, Carol Basílio, explicou que a iniciativa vai além da coleta seletiva e da reciclagem.

IMG 6283
Carol Basílio. Foto: Carolina Freitas/CARNAVALESCO

“Temos a responsabilidade social de tratar o esgoto de toda a marca da Sapucaí enquanto o nosso sabão desce pela rede. Ou seja, toda a minha louça é lavada com esse sabão, todos os meus espaços são lavados com esse sabão. Descobrimos que havia a química ideal por baixo do camarote, que era o que precisávamos para, estrategicamente, tratar todo o esgoto. Isso também é uma semente ambiental global. O camarote hoje representa tratar 29 mil litros de esgoto por hora, da matriz até ele”.

Além disso, o camarote mantém parcerias com cooperativas de catadores, sendo pioneiro na reciclagem de resíduos de todos os tipos durante o carnaval. A equipe de inclusão e sustentabilidade também promove ações de conscientização ambiental, orientando foliões e trabalhadores sobre descarte correto e separação de lixo.

Impacto social 

Além do impacto ambiental, a iniciativa gera emprego e renda na própria Mangueira, com moradores capacitados e contratados para atuar na produção dos sabãos, reafirmando a transformação social.

Os produtos são distribuídos gratuitamente a moradores que entregam óleo usado, incentivando o descarte correto e fortalecendo o vínculo comunitário.

Reconhecimento e certificação

O compromisso ambiental do espaço foi reconhecido oficialmente pelo ICAIS, responsável pela certificação anual de eventos que cumprem práticas sustentáveis.

“O ICAIS foi fundado para transformar a sociedade de forma positiva, utilizando eventos culturais, sociais e esportivos como ferramenta. Vemos isso como uma iniciativa essencial para o meio ambiente e para a sociedade. Todos os anos certificamos não só o Camarote King, mas outros eventos, desde que cumpram práticas sustentáveis. A gente faz a vistoria, conferimos se está tudo dentro das normas e vem aqui apoiar”, afirmou Fernanda Borriello, presidente do instituto.

Para a diretora executiva do Camarote King, Lílian Martins, o prêmio representa compromisso com o futuro.

FOTO 03

“Sensação de dever cumprido. De estar fazendo para melhorar o mundo. Eu acho que a gente faz muito pouco pelo planeta. Eu não vou ter problema, mas acredito que meus netos terão, se a gente não cuidar”.

Assim, o Camarote King mostrou que o Carnaval pode ser também o palco de transformações sociais que vão além do espetáculo apresentado na passarela.