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Praça da Bandeira peca em Harmonia e Evolução na Intendente

Por Juan Tavares

A Independente da Praça da Bandeira foi a décima e última agremiação a passar pela Avenida pela Série Prata do carnaval. Não é possível mensurar se cansaço, desânimo e baixa energia eram naturais pelo horário ou se, de fato, a escola teve dificuldade para mexer com o público.

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Fotos: S1 Comunicação/CARNAVALESCO

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O desfile começou atrasado, com cerca de quatro minutos e 30 segundos, devido a um problema técnico no carro de som. O mais incrível ou inacreditável é que a escola conseguiu terminar o percurso apenas com um minuto e 37 segundos de tempo estourado, totalizando 41 minutos e 37 segundos. O enredo Sinfonia Poética: Daqueles que Não Se Deixaram Calar parece que sofreu efeito rebote para a agremiação, que estava, na maior parte do tempo com desfilantes desanimados.

Comissão de Frente

A comissão, que pouco entoava o trecho “Eu Vim De Lá. Quero A Tal Felicidade, Esquecer Melancolia. Iêê. Viva Chico Rei”, mostrou que a melancolia, infelizmente, ainda não foi superada pela felicidade prometida. O figurino, com roupas utilizadas nos cultos de matriz africana, teria sido um mero detalhe caso não fossem os buracos na comissão, que tentaram ser ajustados durante a performance.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal composto por Welington Jr. e Carol Gurjão estava com suas respectivas fantasias bonitas, nas cores prata, com detalhes em cinza, preto e dourado. Contudo, durante o início do desfile, a dupla não mostrou vigor dança. Faltou mais vontade na exibição.

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Harmonia

A ala 1, que representava Africanidade, tinha cores vibrantes que contrastavam entre si: o verde da vestimenta, com o azul do turbante e uma espécie de colar em formato de dente de algum mamute já extinto, estava exuberante. Contudo, a beleza não foi suficiente para tirar a má impressão de desmotivação dos componentes.

A segunda ala, chamada Mãe África, representada pelas baianas com vestidos rodados nas cores branco e dourado, foi o ápice da noite. Ao menos este setor demonstrou ser mais animado que os dois anteriores. As integrantes giravam com todo o seu vigor e carisma em sincronia, dentro de suas possibilidades.

A 6ª ala, nomeada como Chegada dos Congoleses, compartilhou lindamente o modo como o Reino do Congo trouxe, em massa, a sua população, sendo reconhecida no Brasil pós-colonial como povo Bantu. O azul e dourado da indumentária fazem jus aos reinos africanos apagados pela escravização do povo negro no Brasil, nos Estados Unidos e em outros países, onde seu próprio semelhante era leiloado como uma mercadoria “sem valor”.

Evolução

A evolução poderia ter se saído melhor se não fosse o pequeno atraso e a possível exaustão demonstrada pela escola de modo geral. A bateria, vestida como marinheiros, estava com um bom ritmo e sincronia entre as variedades de instrumentos tocados, indo na contramão das alas iniciais. O diretor Josué Lourenço pode ter razões para se orgulhar da apresentação.

Samba

Apesar de o samba ter sido escrito de modo a relatar as mazelas e alegrias do povo negro e sua religião, a letra ficou um tanto quanto repetitiva. Os autores Téo de Meriti, Léo Trinta, Diego Nascimento, Serginho do Porto, Dimmy Martins, Dilson Marimba e Fio Cabral poderiam ter inovado no refrão. O intérprete pode ter cantado a plenos pulmões, mas toda e qualquer música, quando se torna um tanto quanto cansativa, acaba não dando destaque a quem canta com verdade cada estrofe. Nota-se o amor e carinho de Diego Nascimento pela escola e sua história.

Outros destaques

O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira entregou tudo: teve muito sorriso, energia, simpatia e carisma. A bateria, em referência aos marinheiros, e a 2ª ala das baianas, vestidas de Mãe África, foram os destaques dessa noite memorável. Vale mencionar ainda o carro alegórico A Grande Chegada ao Novo Mundo do Povo Negro, que trazia referência dos navios negreiros, ressignificando a história triste em celebração ao povo negro, que, apesar das mazelas, trouxe e contribuiu com a formação da nossa cultura. Fica a reflexão de como seria o Brasil sem miscigenação e sua pluralidade de etnias e crenças.

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