O Tuiuti realizou seu primeiro ensaio de rua de 2025, na noite da última segunda-feira, com a alma lavada pela chuva. A água começou a cair logo no início da apresentação da escola e se manteve até o fim, o que não atrapalhou o Quilombo do Samba a se apresentar pela área do Campo de São Cristóvão, fazendo seus componentes cantarem bastante e realizarem um treino bem correto. A escola vai ser a segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí no inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial, com o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
André Gonçalves, um dos diretores de carnaval da escola, falou com o CARNAVALESCO sobre o primeiro ensaio do ano da agremiação.
“O nosso parecer hoje, de toda a equipe montada para atender o nosso carnaval com grande energia, força, e garra, é que foi muito maravilhoso. Fizemos um ensaio hoje embaixo de chuva e cada vez mais, é aperfeiçoar. O ensaio para que a gente possa estar sempre corrigindo alguma coisa. Mas hoje ao assistir todo o nosso ensaio, viram que tivemos a escola toda cantando, a escola toda evoluindo, e graças a Deus, iremos levar um belíssimo trabalho para todos os ensaios até chegar a nossa hora em que vamos abrilhantar aquela avenida”.
Comissão de Frente
A comissão de frente do Tuiuti apresentou uma coreografia com dois momentos sendo exibidos ao mesmo tempo, uma com as bailarinas trans ao centro e outra com outros bailarinos e bailarinas nas laterais se juntando depois para realizar uma coreografia maior, com passos remetendo à letra do samba.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Raphael e Dandara fizeram uma apresentação muito sincronizada e harmoniosa entre eles com destaque para o cortejo, e com uma coreografia bem tradicional e animada. Dançaram bem debaixo de chuva, principalmente, no processo de recuperação de Raphael.
Harmonia
A escola de São Cristóvão cantou bem forte nesse primeiro ensaio do ano, tendo a condução de Pixulé e seu carro de som botando os componentes para cima, com os desfilantes mantendo esse resultado até a última ala passar.
“O rendimento foi ótimo, o pessoal cantou bastante, e o quê a gente queria ver era exatamente isso, o samba, os componentes, o canto, a bateria. Eu termino o ensaio de hoje bem satisfeito com o resultado. E assim, de agora em diante é crescimento total”, comentou Rodrigo Soares, um dos diretores de carnaval da escola, ao fim do ensaio.
Evolução
Mesmo com a chuva, o Tuiuti seguiu com uma evolução bem fluida, com muitos componentes brincando e sambando com uso de leques, e com a escola vindo bem organizada dentro dessa leveza das alas.
“Chovendo ou não, a galera empolgou, cantou. O primeiro ensaio agora de 2025 foi um ensaio bom, um ensaio produtivo, as alas cantando e animadas, e daqui para frente a tendência é só melhorar, se Deus quiser chegando no ensaio técnico, firme, forte, com garra, vontade e Tuiuti na cabeça”, comentou Thiago Dias, um dos diretores da escola.
Samba-enredo
O samba foi bem defendido por Pixulé em mais um ensaio, tendo sido bem cantado pela comunidade, cada vez mais abraçada a obra para o próximo carnaval. Os versos mais cantados além dos refrões foram os da subida, a partir de “Eu, travesti / Estou no no cruzo da esquina / Para enfrentar a chacina / Que assim se faça / Meu Tuiuti / Que o Brasil da terra plana / Tenha consciência humana / Xica vive na fumaça”.
Outros Destaques
A bateria “SuperSom” teve uma noite muito para cima, sob o comando de mestre Marcão, além da presença da rainha Mayara Lima, com uma roupa azul e sambando muito na chuva, assim como a ala de passistas da escola que também veio muito bem com a pista molhada. Também um destaque ao segundo casal Leo Thomé e Rebeca Tito que também dançou bastante debaixo da chuva.