A Portela, segunda escola de samba a desfilar pela Sapucaí neste domingo, 19 de fevereiro, comemorou o seu centenário de forma emocionante e impressionou o público com uma sequência de homenagens.
A quinta e última alegoria da agremiação, intitulada “O céu de Madureira é Mais Bonito”, trazia, em molduras, imagens das personalidades que construíram a história da Majestade do Samba.
No topo do carro, o grande destaque foi uma águia, estilizada, de braços abertos e levemente inspirada na Águia Redentora, apresentada no carnaval de 2015. Ela simbolizava uma condução dos portelenses para novos tempos.
“A Águia Redentora foi um marco, pois também representou a redenção da Portela. Depois de uma fase difícil, deixamos de ter um certo receio naquele momento”, comentou Luanda Costa, de 46 anos. Ela fez parte da composição da alegoria, e compreende sua relevância no desfile: “Lembrar das pessoas que construíram a escola é de extrema importância. Dar nomes, rostos e exibir para o mundo”.
Lidiane Braga, de 36 anos, se mostrou extremamente emocionada por estar no carro “Estou realizando um sonho, desfilando na minha escola de coração pela primeira, e no centenário”, citou. Ela também mencionou estar honrada por representar a águia: “Ela é linda demais!”