A Portela reuniu baluartes, segmentos e a imprensa, nesta quinta-feira (13), para apresentar sua nova marca, desenvolvida pela Saravah Branding, Comunicação e Design. O lançamento no barracão da escola, na Cidade do Samba, aconteceu um ano após o início do projeto de estratégia, pioneiro no universo do carnaval carioca.
“O resultado foi a construção de uma marca inconfundível, memorável consistente, relevante e apaixonante. Mais que uma logo e uma identidade visual característica, nosso trabalho resgatou às tradições da escola, unindo às suas ambições e todo seu potencial ainda inexplorado, para construir uma série de associações proprietárias que representam a Portela como ela é, como ela foi e como ela será”, avaliou Cristiano Mansur, diretor executivo da Saravah.
Diante da baluarte Tia Surica, sócios e representantes de todos segmentos da agremiação, o presidente executivo Luis Carlos Magalhães também elogiou a nova marca, destacando sua importância para o futuro da agremiação, que completou 95 anos em abril. “A Portela precisava reforçar e profissionalizar a gestão de sua marca. Estamos pensando no futuro, mas sem esquecer as tradições da escola. Nosso objetivo é tornar a Portela uma escola autossuficiente e rentável, dependendo cada vez menos das verbas públicas. Nossos projetos sociais e culturais acontecem o ano inteiro, por isso precisamos buscar novas alternativas para obter recursos, como o licenciamento de produtos, por exemplo.”
Presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Pavão ressaltou que a nova marca foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros, além de ter sido apresentada previamente aos líderes de todos os segmentos e departamentos da agremiação.
“Tomamos o cuidado de fazer tudo da maneira mais democrática possível. Todo o desenvolvimento da nova marca foi feito a partir de entrevistas com portelenses ilustres e torcedores da escola. Após a aprovação pelo Conselho Deliberativo, fizemos diversas reuniões com os segmentos para apresentar o resultado”, contou Pavão, que também faz parte da comissão de Carnaval.
Pavão revelou, ainda, que a nova marca não será aplicada no pavilhão e nem no palco, que continuarão estampados com a ‘marca tesouro’, representada pela tradicional águia e as 22 estrelas dos títulos conquistados. “A ‘marca tesouro’ representa a memória afetiva do portelense, por isso segue no nosso pavilhão e no palco da quadra. As duas marcas, agora, vão coexistir”, disse o presidente do Conselho Deliberativo.
Cristiano Mansur também fez questão de detalhar a nova marca, que foi apresentada em vídeo com locução da atriz portelense Gloria Pires. “O projeto de branding da Portela une tradição e vanguarda convivendo em harmonia, em uma marca íntegra, reverente, inventiva, intensa e feita dos azuis mais brilhantes. Feito uma reza e um ritual, uma marca que desperta emoções viscerais, comunhão, ritmo e legado. Uma marca que faz todos quererem pertencer à essa família que se escolhe, criando laços que não se rompem. Uma marca que impressiona e seduz em tons inconfundíveis. Uma marca que reflete onde viemos e pra onde vamos, juntos, com nossas tradições, rituais e códigos. Uma marca que fala a linguagem dos sonhos, cada vez mais majestosa”, exaltou.
Simultaneamente ao evento, a Portela apresentou novo layout para o site oficial e redes sociais e lançou um aplicativo (disponível para Android) com notícias, vídeos e informações históricas da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira.
Participaram também da coletiva Paulo Renato Vaz e Vinícius Ximenes, assessores de marketing da Portela; Vanderson Lopes, presidente do Conselho Fiscal; e a carnavalesca Rosa Magalhães.
A equipe da Saravah envolvida no projeto é formada por Cristiano Mansur (diretor executivo), Cristiano Junqueira (diretor de criação), Mariana Hermeto (diretora de design), Raquel Goulart (diretora de estratégia), Rafael Bittencourt (coordenador de branding) e Kassio Araújo (atendimento).