A equipe do CARNAVALESCO, através da série “Eliminatórias”, acompanhou mais uma etapa da disputa de samba-enredo da Portela para o Carnaval 2025. No próximo domingo acontece mais uma fase. * OUÇA AQUI OS SAMBAS CONCORRENTES
Parceria de Cecília Cruz: A terceira obra da noite teve a assinatura dos compositores Cecília Cruz, Cláudio Cruz, Luciano Fogaça, Binho Gomes, Osmar Fernandes e Julio Pagé. A torcida marcou presença e mostrou o samba na ponta da língua. O intérprete Digão foi ótimo na condução do samba e foi um dos destaques da apresentação. Foi uma das melhores apresentações da parceria que contou com bastante garra do palco. O falso refrão do meio foi mais uma vez um grande destaque “Roda, gira, gira sol, onde mora outra manhã/Lá detrás do arrebol, raia a luz de oxalufã/Roda, gira, gira sol, onde o canto foi saudar/Nas Gerais, a voz de Deus, Epa Babá”. A entrada da segunda parte foi corrigida e fluiu muito bem, sendo perceptível essa fluidez nas quatro passadas. O refrão de cabeça mais uma vez foi ótimo “Em busca de um sonho a Águia voou/E um anjo negro nos abençoou/A nossa mania é ter fé no samba/Bituca, a Portela te ama”. A primeira parte do samba, mais uma vez, ficou nítida a bela melodia que a obra possui. Foi uma apresentação ótima do início ao fim, sendo um grande momento da noite.
Parceria de Vinicius Ferreira: O quarto samba da noite teve a assinatura dos poetas Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Wanderley Monteiro, Jefferson Oliveira, Bira, Hélio Porto & André do Posto7. A torcida marcou grande presença na quadra e foi bastante vibrante na passagem da obra. Wander Pires e todo o palco conduziram bem o samba. A virada melódica “Vem Marias, ogãs… liberdade tem” foi mais uma vez um dos destaques. A primeira parte do samba funcionou muito bem, sendo bem cantado pelo palco. Já na segunda, tem uma parte de impacto, na virada melódica “O sol no altar da manhã” verso que o portelense coloca as mãos para o alto. O refrão principal teve um rendimento muito bom “Qualquer maneira de amor vale a pena/você é um poema que a vida escreveu/O amor é por nós, tem timbre, tem voz/ E nasceu Milton pelas mãos de Deus”. Apresentação de qualidade da parceria e foi possível notar alguns segmentos cantando o samba.
Parceria de Jorge do Batuke: Jorge do Batuke, Neizinho do Cavaco, Feijão, Marcio Carvalho, Araguaci e Claudio Russo foram a quarta apresentação da noite. A torcida foi mais uma uma que marcou grande presença. Um dos melhores intérpretes da atualidade do Carnaval, Pitty de Menezes, fez falta na apresentação e coube ao talentoso cantor da Ilha, Tem-Tem Jr, comandar o palco, contando ainda com vozes potentes, Thiago Acácio, Tuninho Junior, Daniel Silva e Roberta Barreto. Os intérpretes arrancaram com tudo lá no 220 voltz e depois acalmaram quando entrou a bateria. Destaque principal vai para o falso refrão do meio, que provocou grande interação com a galera na quadra. A melodia do samba vai mudando a todo momento e isso fica perceptível durante toda a segunda parte da obra. O refrão principal mais uma vez funcionou e foi um dos destaques “No azul da romaria, na canjica da gamela/Sob a luz de oxalufã… Portela/E no andor do nosso povo a voz de Deus/ Se alguém tem um lugar ao sol… Sou eu”. Apresentação de qualidade da parceria que vem ganhando diversos adeptos na quadra. Foi possível notar segmentos cantando o samba de forma efusiva durante toda as quatro passadas.
Parceria de Mauro Diniz: O penúltimo samba da noite teve a autoria dos compositores Mauro Diniz, Pirique Neto, Antônio Pontes, Fabrício Fontes, Diego Nicolau, Fred Camacho e Francisco Aquino. A torcida marcou presença de forma mais tímida, comparando com as duas parcerias anteriores, mas que não comprometeu em nada a apresentação. Evandro Malandro cantou demais e conduziu o palco que estava entrosado e firme. A segunda do samba foi um destaque pois a melodia foi bem valorizada pelo palco e era perceptível os desenhos melódicos. O refrão principal foi mais cantado pela torcida e foi a parte de maior impacto da apresentação “Milton Nascimento/Brasileiro vencedor/Voa nas asas da águia/Que a Portela te veste de amor”. Foi uma apresentação valente da parceria.
Parceria de Valtinho Botafogo: O último samba da noite teve a assinatura dos compositores Valtinho Botafogo, Os Gêmeos, Madalena, Rodrigo Guerra, Lico Monteiro, Orlando Ambrosio e Marcelo Lepiane. A torcida marcou presença e foi uma das mais animadas da noite. O palco foi um dos destaques, pois contou com um Zé Paulo inspirado e cantores firmes no apoio. O samba teve um rendimento muito bom com destaque principal para o refrão principal “Solto a voz/Que o dia vai clarear/Meu povo em prece a cantar na procissão/ Quero chorar, sorrir, viver cada momento/Feito menino Milton Nascimento”. A cabeça do samba passou bem também como já de costume “Lá vou eu, cantar a liberdade/No trem da eternidade/A gente se encontra na estacao”. A segunda parte do samba tem versos importantes que chamam a torcida pra cantar “Ah meu coração de estudante a palpitar” e “Vai minha águia altaneira”. A parceria mais uma vez fez uma apresentação segura e com qualidade.