A última sexta-feira foi marcante para duas importantes porta-bandeiras do carnaval carioca. Durante a Feira Preta, realizada na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, Verônica Lima e Selminha Sorriso receberam o certificado de Guardiãs da Cultura Negra da Baixada Fluminense. A homenagem foi entregue no Teatro Raul Cortez e integrou a programação do mês da Consciência Negra.  Indicada pelo seu trabalho à frente da Cia. de Dança Latopá, organização social que realiza o ensino da dança de casal de mestre-sala e porta-bandeira e de outras expressões populares na região, Verônica comemorou a honraria:

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

selminhaveronica
Foto: Divulgação

“Receber este reconhecimento me enche de orgulho. É a confirmação de que a nossa arte transforma vidas e mantém viva a tradição do nosso povo. Estive cercada de grandes referências da cultura preta da Baixada, líderes espirituais e pessoas que dedicam suas trajetórias à valorização da nossa ancestralidade. Dividir essa homenagem com a Selminha, uma amiga que realiza um trabalho social tão bonito pela Beija-Flor, tornou este momento ainda mais especial”, disse Verônica.

A cerimônia destacou nomes fundamentais para a cultura, a memória e a espiritualidade da região. Entre os homenageados estiveram figuras como Mãe Andréia, Pai João, Mário Alves, Natalina, Yedo, Mariza, Pai Carlos, Iyá Janaina, Babá Rinaldo, Karol Ferreira, Wallace, Jéssica Volp e Débora, além de outros agentes culturais que fortalecem a identidade negra na Baixada.

O evento teve realização da Feira Preta, com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e instituições voltadas à promoção da cidadania, diversidade e direitos humanos.