Na tarde do último domingo, a Unidos de Padre Miguel recebeu as novas musas Lorena Maria e Mari Mola, em uma cerimônia especial durante a tradicional feijoada que apresentou o samba-enredo da escola para o Carnaval 2026. O evento aconteceu na quadra da agremiação, na Vila Vintém, e contou com as participações das escolas coirmãs Mangueira e União de Maricá, que também se apresentaram com seus segmentos e sambas do próximo ano. As novas musas receberam suas faixas das mãos da presidente Lara Mara, que conduziu o momento sob fortes aplausos da comunidade.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“A UPM coloca as mulheres lá em cima. É muito importante para mim. Assim que conheci o samba, vi que é uma escola que coloca as mulheres lá em cima, em um lugar onde elas merecem estar: como chefes, em patentes altas. Acho isso incrível na UPM”, disse Lorena Maria, ao comentar o significado de integrar uma escola que valoriza a força feminina.
Ela contou que o convite veio diretamente da presidente: “Fui convidada pela Lara Mara, maravilhosa, para ser musa da UPM. De cara aceitei, porque adoro ela e adoro a escola. É uma agremiação muito potente, muito forte, que merece os melhores shows”.
Lorena destacou ainda o orgulho de representar a comunidade da Vila Vintém. “É uma grande responsabilidade. Por isso estou dando o meu máximo e vou dar o meu tudo. A comunidade gosta muito de mim, e nem eu sabia que tinha todo esse amor. Quando descobriram que eu ia ser musa, encheram minhas redes sociais de mensagens. Me senti muito lisonjeada”.
Sobre a cerimônia de boas-vindas, ela resumiu com entusiasmo: “Vim para me divertir e ser eu mesma. Sambar, me divertir e sorrir”.
A musa preferiu manter segredo sobre a fantasia do próximo desfile, mas garantiu que o público pode esperar algo “lindo e especial”.
A também estreante no posto na UPM, Mari Mola, se emocionou ao receber a faixa e lembrou o convite feito pela presidente Lara Mara.
“Ano passado recebi o convite muito carinhoso da Lara, em um momento complicado da minha vida no samba. Ela teve uma sensibilidade que talvez só uma mulher teria com outra mulher. Foi um presente que recebi representando minha mãe Oxum”.
Mari destacou o carinho e o acolhimento da comunidade Vermelha e Branca. “É muita felicidade fazer parte de uma escola com tanta raiz, fibra e uma comunidade tão apaixonada, com pessoas que vestem mesmo a camisa. A Vila Vintém me abraçou com muito carinho. A Lara Mara e as musas fizeram isso. É um prazer agora integrar essa ala de musas, que é repleta de meninas que são do samba, que já foram passistas, como eu, que sou uma sambista do carnaval. Foi um abraço muito carinhoso. É uma alegria enorme estar na Unidos de Padre Miguel”.
Falando sobre a presença feminina no carnaval, Mari Mola reforçou a importância de ver cada vez mais mulheres em posições de liderança.
“Com todo respeito aos gestores homens, que têm sua importância para fazer do carnaval a potência que é hoje, é muito bonito ver o quanto as mulheres estão cada vez mais ocupando cargos importantes. Temos exemplos na Liesa, como Evelyn Bastos, Rafaela Bastos, Natália Louise, diretora de comunicação, e tantas outras. Hoje temos a Mangueira presidida por uma mulher; eu estava no Arranco do Engenho de Dentro, que também é presidido por uma mulher; e aqui na UPM temos a própria Lara. As mulheres têm essa sensibilidade para abraçar outras mulheres. Me sinto muito abençoada por estar nesse caminho guiado por Oxum, que me segue e me norteia, cercada de mulheres tão fortes e significativas”.
Sobre a fantasia para 2026, Mari adiantou que o figurino promete unir sustentabilidade e beleza.
“Estou muito feliz com o croqui que recebi do Lucas (Milato, carnavalesco), que é um artista muito talentoso. Já era fã do trabalho dele e passei a admirá-lo ainda mais quando ele entendeu meu momento e criou algo cheio de sensibilidade, que se encaixa na preparação que estou fazendo. Como sou embaixadora da Eco Plumas, uma marca de plumas artificiais, econômicas e sustentáveis, ele me deu a liberdade de utilizar esses materiais e trabalhar isso dentro da minha fantasia, o que me deixou muito feliz. A Unidos de Padre Miguel é uma escola que acompanha todo mundo que trabalha com ela. Esperem novidades! Vai ser um trabalho muito bonito e diferente, se Oxum permitir”.