A 10 meses do Carnaval de 2023 – que acontecerá nos dias 19 (Domingo) e 20 (Segunda-Feira) de fevereiro – o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro já está pensando na possibilidade de fazer o sorteio para a definição da ordem de desfiles no mês de julho, provavelmente. As escolas de samba do Grupo Especial começaram a renovar seus elencos para organizarem o próximo desfile. Todas sabem que será um ano atípico, que fará o tempo passar “voando”: em setembro, acontecerá o Rock In Rio; em outubro, será realizado o primeiro turno das eleições; em novembro, o segundo turno, e terá início a fase classificatória da Copa do Mundo, no Catar.
“Acho que o maior êxito de nossa gestão foi ter conseguido assinar um contrato de quatro anos com a Prefeitura do Rio, o que garante o fluxo de receitas das Agremiações ao longo desse período. Não fosse isso, quando sentaríamos com o Poder Público para discutir o assunto? Em janeiro? Não, não haveria mais tempo”, comenta Perlingeiro, ainda radiante com o sucesso do Rio Carnaval 2022.
O presidente não para de fazer agradecimentos. “Primeiro a Deus; depois às escolas de samba, que foram extraordinárias; aos nossos diretores, pelo trabalho incansável,e parceiros, que confiaram na seriedade do trabalho, apesar de todas as dificuldades que precisamos enfrentar. O Carnaval foi adiado quatro vezes. E houve uma época, principalmente depois do réveillon de 2021, que nem podíamos divulgar os desfiles, pois ainda dependíamos dos resultados que os Comitês Científicos poderiam obter no controle da campanha de vacinação contra a Covid-19”, lembra o presidente.
Foram muitos os obstáculos enfrentados pela Prefeitura, a Riotur, a Liesa, suas filiadas e parceiros comerciais, dentro de um clima de indefinição, que dependia do êxito da campanha de vacinação. Quando os ensaios técnicos começaram, já havia terminado o verão e o período de férias, o que acabou dificultando a venda de ingressos.
“Foi o Carnaval da Superação, mas graças ao bom Deus, vencemos! Não choveu, as obras na pista funcionaram muito bem, o novo sistema de iluminação cenográfica deu um novo colorido ao espetáculo e o trabalho das Escolas foi magnífico, muito além da expectativa. Agora, podemos afirmar: apesar dos pesares foi um dos melhores desfiles de todos os tempos, como desejava o prefeito Eduardo Paes!”, comemora o presidente, destacando os elogios recebidos do próprio Prefeito e de Boninho, diretor responsável pelas transmissões da TV Globo, entre jornalistas especializados, formadores de opinião, empresários e espectadores.
Resultado incontestável
O resultado dos desfiles foi outro gol de placa. A vitória da Grande Rio, a primeira da história da tricolor de Duque de Caxias, foi incontestável. “Em 30 anos de Apuração, foi a primeira vez em que vi as oponentes aplaudirem a vencedora de pé. Foi lindo! Podem haver discordâncias de uma ou outra posição, mas não sobre a vencedora. Nossos julgadores, coordenados por Júlio César Guimarães, trabalharam muito bem, com segurança e isenção”, afirma Perlingeiro.
Revitalização da Cidade do Samba
Sempre exaltando o trabalho incansável de sua diretoria, Perlingeiro comenta que os próximos dias serão para prestação de contas, pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços. Tem certeza de que, agora sem pesadelos, o Carnaval de 2023 tem tudo para ser ainda melhor que o de 2022. O Sambódromo está funcionando perfeitamente bem, o sistema de iluminação cenográfica estará trabalhando em sua plenitude e as Escolas começaram a se adiantar no cronograma de produção.
“Torcemos para o retorno dos parceiros comerciais que se afastaram, por causa da pandemia, para o engrandecimento da festa. Poderemos dar início à venda de ingressos bem mais cedo e trabalhar em cada detalhe, para fazer dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial um espetáculo cada vez maior e melhor, atraindo turistas do mundo inteiro e de todas as partes do País”.
O presidente pretende dedicar atenção especial à Cidade do Samba, que, segundo promessa do governador Cláudio Castro, ganhará um posto definitivo dos bombeiros – hoje, eles ocupam uma unidade provisória. A Liesa pretende investir num projeto de revitalização que poderá alavancar até a transferência da sede da entidade da Praça Mauá para a Gamboa.