Em uma entrevista ao CARNAVALESCO, o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, abriu o coração ao falar sobre a responsabilidade de homenagear Rosa Magalhães, considerada por muitos a maior carnavalesca da história do Brasil.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“É uma responsabilidade muito grande a gente falar sobre a maior carnavalesca brasileira que nós tivemos. Sou um coreógrafo novo e tenho memórias muito afetivas com a Rosa, de imagens marcantes do meu segmento. Ela e o Fábio de Melo mudaram a cara do meu segmento. Fiquei com aquele frio na barriga gostoso da responsabilidade que é falar sobre Rosa. É uma delícia embarcar nessa viagem louca, essa jornada louca que a carnavalesca viveu durante esses quase 50 carnavais”, contou Pinna, que assinou a direção coreográfica do tributo preparado pela vermelho e branco.

paulopinna salgueiro
Foto: Marcos Marinho/CARNAVALESCO

Emoção nos ensaios e conexão com a história de Rosa

O ponto alto da criação para o Tributo, segundo Pinna, veio quando reviveu um dos momentos mais icônicos da carreira de Rosa: a inesquecível comissão de frente dos piratas, da Imperatriz Leopoldinense em 2003.

“Homenageamos uma das comissões de frente dela. Sou fã de várias. A gente escolheu uma para poder representar com símbolos. Isso mexeu comigo porque eu vi uma comissão marcante que via durante muito tempo”, revelou, emocionado.

Pesquisa e mergulho no legado de Rosa

Para dar forma à homenagem, Paulo Pinna mergulhou em uma intensa pesquisa que envolveu conversas com antigas colaboradoras da carnavalesca, como Alessandra, assistente, e Andreia, escultora. “Elas falaram para a gente que a Rosa tinha muito carinho com a formação de Arte”, explicou.

A relação pessoal do coreógrafo com Rosa também reforçou a emoção do trabalho. “Eu trabalhei com a Rosa na Imperatriz, em 2022. Eu era diretor artístico da escola e o Thiago Soares era o coreógrafo. Lidei com ela durante momentos em que ela realmente marcava presença na comissão de frente. Ela tinha um xodó por esse segmento”, relembrou.

Promessa de um espetáculo inesquecível no Salgueiro

Com o coração tomado pela responsabilidade e pela inspiração, Paulo Pinna garantiu que o Salgueiro vai emocionar o público.

“Já estou estudando, e acho que a gente vai poder homenagear de uma forma muito legal e as pessoas vão reviver momentos muito bons”, prometeu.

O desfile da vermelho e branco promete unir emoção, memória e inovação, celebrando o talento de Rosa Magalhães e reforçando a tradição de grandes espetáculos do Salgueiro no Carnaval 2026.