InícioGrupo EspecialParcerias de André Diniz e Raoni Ventapane se destacam na semifinal da...

Parcerias de André Diniz e Raoni Ventapane se destacam na semifinal da Vila Isabel

Na série “Eliminatórias”, o CARNAVALESCO foi acompanhar a semifinal da Vila Isabel. Das seis parcerias que se apresentaram, duas merecem um destaque: André Diniz e Raoni Ventapane. A escola anunciou que divulgará o resultado pelas redes sociais ao longo do sábado. Durante as três últimas as apresentações notou-se um esvaziamento de espectadores na quadra além das torcidas montadas pelas parcerias. A seguir, as análises das apresentações. * OUÇA AQUI OS SAMBAS CONCORRENTES

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Parceria de Artur das Ferragens: O primeiro samba-enredo da noite foi dos compositores Artur das Ferragens, Daniel Katar, Anderson Benson, Gui Cruz, Willian Tadeu e Minuetto e interpretado por Carlos Junior. Apesar de não cativar tanto o público refrão principal – “Todo mundo treme… com a Vila Isabel” – é empolgante e fácil de cantar. Um dos pontos altos da composição são os versos “Mas encontro um amuleto/Tão belo e perfeito dentro de mim/Ao desembarcar na Avenida/E vestir a fantasia/A alegria não tem fim” com um melodia muito bonita.

Parceria de Prof Carlos Bebeto: Igor Sorriso, Juan Briggs e Hudson Luiz puxaram o samba composto por Prof Carlos Bebeto, Djalma Santos, Daniel Duarte, Dr. Marcelo Medeiros, Chiquinho Gomes e Juninho da Vila. Os refrões têm uma boa construção, não apresentam um grau maior de dificuldade. O bis “Figa, terço, reza braba/Bruxa feia sai de ré/Que o trem parou o baile/Deus me livre, só por fé” que antecede o refrão principal tem uma cadência agil interessante de acompanhar. É possível reparar poucas menções a símbolos relacionados à Vila Isabel. Por fim, não levantou o público.

Parceria de André Diniz: O terceiro samba e é uma composição de André Diniz, Gustavo Clarão, Gustavinho Oliveira, Arlindinho, Orlando Ambrósio e Thales Nunes e foi defendido por Wander Pires. As variações melódicas do refrão principal dão personalidade à música. Também nota-se uma irreverência em versos como: “oh sereia, me perdoa! tua água é garoa/ só o brilho da coroa seduziu meu coração” e “Cuidado! O povo do samba é/teu bicho papão”. A apresentação levantou um pouco mais o público. O samba conta com elementos que representam a Vila como a coroa, o Boulevard, sangue azul podendo gerar identificação com a comunidade.

Parceria de Raoni Ventapane: Evandro Malandro foi o intérprete da 4ª parceria a se apresentar formada por Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva. Os bis após o refrão do meio e a queda de andamento em “Silêncio/Ao som do último suspiro vai chegar” dão um cadência boa de acompanhar. Além disso, o verso “Embarque nesse trem da ilusão” cria uma atmosfera que combina com o enredo. O pico de carisma é parte “Nas redondezas credo cruz ave maria (bis)/Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia (bis)”.

Parceria de Dinny da Vila: A penúltima apresentação da noite foi da parceria Dinny da Vila, Kleber Cassino, Mano 10, Doc Santana, Clauderi Taberna e Gilson Bernini. Os intérpretes Emerson Dias, Ito Melodia e Vitor Cunha defenderam o samba. Para além da torcida havia poucos espectadores. Foi um samba animado com um ritmo bem para frente. Os dois refrões “Solta o bicho, se liberta, bota o bicho pra correr” e “Já pedi, tô pedindo novamente”são bem empolgantes.

Parceria de Julio Alves: O samba que encerrou a disputa foi da parceria de Julio Alves, Marcelo Adnet, Rafael Zimmermann, Didi Tupinambá, Américo Genésio GG e Daniel Paixão e interpretado por Pitty de Menezes. O refrão principal “O tambor da Vila tem feitiço/To por conta do catiço” tem potencial para crescer entre o público. Outro trecho bonito e carismático é o seguinte: “Ôôô… Por temor ou por capricho/ Vou mandar soltar o bicho/Essa avenida é minha/Ôôôô… Deixa o caldeirão ferver/E se a bruxa aparecer/ Acabou, é fim da linha”.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...