O empreendedor do segmento moda, Italo William, proprietário da marca O Tal do Bonequinho, depois de lançar estampas retratando as regiões da cidade do Rio de Janeiro, firmou parceria com a escola de samba União de Maricá, que desfila na série ouro do Carnaval, e lança, no início de outubro, uma coleção exclusiva totalmente inspirada na cidade. São blusões, camisas, shorts, calças jogger, macacões e saias a gênero que exibem características marcantes do município da região metropolitana do Rio de Janeiro como, por exemplo, as praias, a orla, o mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, o esporte representado pelo Maricá Futebol Clube, que disputa a série D do Campeonato Brasileiro.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Segundo Italo William a ideia da coleção surgiu da aposta da União de Maricá com a expertise da marca O Tal do Bonequinho. “Estamos trazendo um olhar futurista sobre a cidade, mostrando o valor cultural do futebol e da escola de samba e, claro, tem a minha memória afetiva de Maricá. Ao pensar na criação da estampa, eu recorri muito às minhas lembranças. Conheço bem a cidade. As minhas criações passam por minhas vivências”, conta o empreendedor Italo.
Ele destaca também a união dos parceiros o designer Pandro Nobã, a styling Isadora Neves e a fotógrafa Márcia Otto.
O presidente da agremiação, Matheus Santos, disse que a parceria com o empreendedor Italo William é positiva. “A marca tem identidade forte e conecta moda e cultura popular, o que fortalece a imagem da nossa escola e amplia a visibilidade da cultura de Maricá. É um orgulho imenso observar a nossa cultura traduzida em moda, valorizando as nossas raízes, permitindo que cada peça carregue a essência e a história de Maricá”, avalia.
“As estampas não possuem ligação direta com o enredo ‘Berenguendéns e Balangandãs’, mas cumprem um papel fundamental ao exaltar a cultura e os símbolos de Maricá. Dentro da escola, a repercussão tem sido extremamente positiva, porque a coleção reforça nossa identidade local, desperta o sentimento de pertencimento e faz com que cada integrante se reconheça na União de Maricá também fora da avenida”, destaca Matheus Santos. Perguntado sobre qual seria a forma a coleção contribui para a valorização da União de Maricá fora do carnaval, o presidente disse que a coleção amplia a presença da União de Maricá para além da avenida.
Matheus Santos conta que a coleção vai levar a identidade da escola para o dia a dia das pessoas. “Ao vestir as peças, cada pessoa se torna também um porta-voz da nossa cultura e da nossa história, mostrando que a escola é viva o ano inteiro e não apenas no desfile. A mensagem é de pertencimento, orgulho e valorização da nossa cidade. Queremos mostrar que Maricá tem uma cultura rica, que merece ser vista e reconhecida. Essa coleção é uma forma de afirmar nossas raízes, fortalecer nossa identidade e unir ainda mais a comunidade em torno da União de Maricá”, explica Matheus.
O empreendedor conta que a União de Maricá analisou o trabalho da marca. “A diretoria percebeu o potencial do nosso trabalho que está sólido no mercado da moda. O bom gosto das estampas passa pela confiança mútua que as parcerias exigem. Estou feliz com a criação e o desenvolvimento da coleção, porque há intensa participação da minha memória afetiva. Tudo está nas minhas vivências. São elementos que me trazem também a lembrança de minha avó Alaíde Neri, costureira de reconhecimento pela competência e amor à arte da costura. Cresci observando o talento da minha avó e da minha mãe. Hoje quando eu vejo as peças prontas, fico muito feliz”, conta, Italo, sem esconder a emoção.
Sobre o impacto que ele espera acontecer nos clientes, o empreendedor comenta que está batendo uma certa ansiedade. “Espero perceber a satisfação, a alegria refletida no brilho nos olhos dos clientes. “Será uma emoção de nível dez! Vai bater aquele orgulho bonito ao encontrar as pessoas vestidas com as peças da coleção, que resultou de uma parceria muito ajustada com a escola de samba União de Maricá. Sinto orgulho de observar que a cada dia cresce mais e mais a vontade do consumo pela moda popular brasileira. A identificação com a história do cliente é grande e faz a diferença. O Tal do Bonequinho vai muito além da venda pela venda, de peça por peça. Ela carrega uma história linda e com muito afeto para quem a conhece e consome”, conclui Italo William.