A disputa de samba-enredo da Portela para o Carnaval 2026 ganhou sotaque gaúcho. A parceria de Daiane Molet, formada por compositores das cidades de Pelotas e São Lourenço do Sul, venceu a etapa regional, realizada no Rio Grande do Sul, e garantiu presença na etapa de chave única da disputa da Majestade do Samba no próximo domingo, quando se juntam as parcerias classificadas das chaves Azul e Branca.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A parceria vencedora é composta por Daiane Molet, Anderson Xilico, Chico Professor, Fagner Presidente, Fred Feijó, Maninho Veiga e Marcéle Sàlles, que assinam juntos o samba gaúcho para o enredo “Os Encantos do Príncipe do Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, assinado pelo carnavalesco André Rodrigues, tema que a Portela levará para a Marquês de Sapucaí no próximo desfile.
Para os compositores, a classificação representa a oportunidade de levar a força da criação do sul do país a uma das mais tradicionais disputas de samba do Rio de Janeiro. “É um prazer participar desse concurso e poder mostrar a força negra existente no Rio Grande do Sul para o restante do país. Esse enredo da Portela nos dá essa oportunidade e será uma honra estarmos na quadra da escola representando nosso estado e cantando o povo preto do Rio Grande do Sul, promovendo esse intercâmbio cultural”, destacou a compositora Marcèle Sàlles.
Além da vaga na disputa carioca, a parceria recebeu um gesto de reconhecimento da escola. O presidente da Portela, Júnior Scafura, por meio do diretor de Carnaval, Júnior Schall, convidou os compositores do samba campeão da etapa gaúcha a integrar a tradicional Ala de Compositores da agremiação. “O convite para integrar a Ala de Compositores da Portela foi uma surpresa que não esperávamos, estamos felizes e gratos à escola por esse presente”, afirmou Marcéle.
No próximo domingo, a parceria inicia sua trajetória na quadra da Portela, no Rio de Janeiro, após vencer a etapa gaúcha. A disputa segue até a escolha oficial do hino da escola, marcada para o dia 26 de setembro.