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Mocidade vai exaltar Rita Lee no enredo do Carnaval 2026

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou, nesta quinta-feira, o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. Com assinatura do carnavalesco Renato Lage, a verde e branco da Zona Oeste prestará homenagem à cantora e compositora Rita Lee, ícone da música brasileira, com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”.

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Foto: Divulgação/Max

A proposta da agremiação é celebrar o legado multifacetado de Rita, falecida em maio de 2023, aos 75 anos. Mais do que referência musical, a artista será exaltada como símbolo de irreverência, liberdade, transgressão e criatividade — marcas registradas de sua trajetória artística e pessoal.

Para marcar o lançamento do enredo, a escola promoveu uma intervenção artística pela cidade do Rio de Janeiro. Réplicas gigantes dos famosos óculos vermelhos de Rita foram instaladas em pontos icônicos da capital, como a Lapa, o Largo da Carioca e o Museu do Amanhã, chamando a atenção do público e já dando o tom irreverente da proposta.

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Réplicas gigantes dos famosos óculos vermelhos de Rita foram instaladas em pontos icônicos. Foto: Reprodução de TV

Renato Lage explicou ao telejornal “Bom Dia, Rio”, da TV Globo, a escolha: “Rita representa um grito de independência musical, estética e comportamental. Ela foi muito além da música. É um espírito livre que continua inspirando o Brasil”.

A Mocidade será a primeira a desfilar na segunda-feira de carnaval, em 2026, e já começa a mobilizar sua comunidade para construir uma homenagem à altura da “rainha do rock brasileiro”.

Raphael e Dandara comemoram retorno à Vila Isabel para o Carnaval 2026: ‘Reatamos o namoro com a escola’

O pavilhão da Vila Isabel ganhou novos defensores para o Carnaval de 2026. Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane foram contratados como o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola do bairro de Noel e não escondem a emoção de estarem de volta ao lugar que marcou suas histórias no carnaval.

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Foto: Carolina Freitas/CARNAVALESCO

“Eu digo que estou enamorada da Vila Isabel novamente”, conta Dandara, com brilho nos olhos, ao falar sobre esse reencontro com a escola onde iniciou sua trajetória. “Reatamos o namoro. Eu moro no bairro também, o dia a dia dentro da escola, com todo mundo que me viu crescer e começar como porta-bandeira, é emocionante. Profissionalmente, estou muito feliz. Acho que chegamos a um momento muito maduro como dupla. Vamos nos unir muito pela escola, e esse é o nosso grande compromisso: trazer a nota para a Vila”.

Raphael, que vive sua terceira passagem pela azul e branco, compartilha do mesmo sentimento. “É isso que a Dandara falou: a gente reatou o namoro. Nós dois vivemos momentos diferentes na escola. Estou voltando pela terceira vez, e agora com ela. Estamos juntos há cinco anos, e agora vamos viver nossa história junto com a história da Vila Isabel. Está sendo maravilhoso. Vamos trabalhar muito para dar o nosso melhor à escola e deixar a comunidade orgulhosa”.

O convite para o retorno veio após a apresentação do casal no último carnaval, defendendo o pavilhão do Paraíso do Tuiuti.

“Acho que apresentamos um trabalho muito bom. Além do desfile em si, trouxemos as notas. O convite chegou através dessa vontade de retorno. Ligaram para nós após o resultado e perguntaram se tínhamos interesse. Sentamos e conversamos com a escola para avaliar a proposta. Tem muito coração, mas também muito profissionalismo envolvido. Precisávamos estar alinhados com as perspectivas da escola”, conta Dandara.

Para a porta-bandeira, o retorno à Vila tem um gosto ainda mais especial por ser a agremiação de seu avô, Martinho da Vila.

“Foi a primeira escola em que desfilei. Quando liguei e contei para ele, foi demais vê-lo feliz e alegre. Ele falou: ‘Ah, que beleza, vou ver minha rede novamente desfilando, e de porta-bandeira na minha escola’. Foi surpresa para todo mundo, mas um momento de muita alegria”.

Diretor de carnaval da Vila elogia imersão da dupla Bora-Haddad e escola estuda prolongar disputa de samba-enredo

Já Raphael retorna ao palco onde conquistou o título em 2006. “É maravilhoso. A Vila faz parte da minha vida. Vivi momentos incríveis da minha carreira aqui. Agora volto mais amadurecido, com uma parceria sólida. E seguimos trabalhando muito”.

E, falando em trabalho, a expectativa já está nas alturas para vestir as fantasias assinadas pela dupla de carnavalescos Bora e Haddad.

“Eu estou ansioso”, confessa Raphael, entre risos. “No primeiro dia, já queria saber da fantasia. Eles estavam cheios de ideias e opiniões, e falaram: ‘Calma, vamos com calma, tudo vai acontecer’.”

Dandara concorda com o parceiro e destaca a importância da estatueta para a performance.

“A fantasia está sendo uma questão obrigatória para o casal. O nível técnico é enorme, e quando você tem uma fantasia que te deixa confiante, isso muda tudo. Já criamos um vínculo muito positivo com a dupla. Agora é sonhar e esperar esse momento. Temos certeza de que vai ser incrível”, diz a jovem, com um sorriso no rosto.

Com amor, técnica e história, Dandara e Raphael prometem fazer o pavilhão da Vila Isabel brilhar ainda mais no próximo carnaval.

Conheça o texto de divulgação do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2026

Neguinho da Beija-Flor é a estrela da série ‘Tempo Rei’, na GloboNews

Na próxima segunda-feira, dia 26, o cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor será um dos entrevistados da série ‘Tempo Rei’, que vai ao ar às 23h30, na GloboNews. Em conversa com a jornalista Leilane Neubarth, Neguinho compartilha sua visão sobre o envelhecimento, apresenta uma música inédita sobre o tempo e revela que a principal razão para sua despedida do Carnaval foi a perda de energia. O ex-intérprete da escola de Nilópolis comenta que, enquanto o compasso do samba acelerou, o dele diminuiu nos últimos anos. Ele também fala sobre o impacto do câncer em sua vida.

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Foto: Globo/Divulgação

“O mais difícil de envelhecer é a energia. Tive um câncer e a possibilidade de ficar curado. Nem mesmo nos piores momentos, que foi o tratamento da doença, o sorriso é o mesmo”. Neguinho reflete ainda sobre o legado que deseja deixar. “Não ligo para dinheiro, para ser rico, ligo para o que as pessoas vão lembrar de mim e lembrar do que eu fiz daqui a 100 anos”, conta.

O terceiro e último episódio de ‘Tempo Rei’ destaca a importância das relações sociais, do condicionamento físico e da saúde mental para um envelhecimento com autonomia. A equipe da GloboNews também acompanha histórias inspiradoras, como a de um casal de professores universitários que trocou o Rio por um sítio no interior do estado; um grupo de idosos que formou um coral em Copacabana e fortaleceu laços de amizade após os 80 anos; e um casal que criou uma oficina de formação de mestre-sala e porta-bandeira na quadra da Portela.

Conheça a logo do enredo do Salgueiro para o Carnaval 2026

Com o título do enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, o Salgueiro prestará homenagem à saudosa carnavalesca Rosa Magalhães, uma das maiores figuras da história do carnaval brasileiro. Veja abaixo a logo.

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Salgueiro vai homenagear Rosa Magalhães no Carnaval 2026

Salgueiro vai homenagear Rosa Magalhães no Carnaval 2026

O Acadêmicos do Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira, o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. Com o título “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola prestará homenagem à saudosa carnavalesca Rosa Magalhães, uma das maiores figuras da história do carnaval brasileiro.

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Foto: Divulgação

A proposta é apresentar um cortejo lúdico inspirado na trajetória criativa de Rosa, partindo da mágica biblioteca onde a carnavalesca iniciava suas pesquisas. Ao longo dessa fábula imaginária, personagens clássicos dos contos de fadas, nobres europeus, indígenas, deuses e figuras do imaginário popular brasileiro surgirão até culminar em uma grande celebração em homenagem à maior campeã da Sapucaí.

Segundo o carnavalesco Jorge Silveira, que assina o enredo ao lado do curador Leonardo Antan, a homenagem busca traduzir a genialidade e a sensibilidade de Rosa: “Rosa foi o maior nome que a cultura carnavalesca brasileira produziu. Com sua generosidade artística e humor inteligente, nos guiou por um universo fantástico. Artista definitiva, espelho da alma antropofágica brasileira. Em 2026, o Salgueiro, honrosamente, encerra os desfiles carnavalescos convidando todo o mundo do samba a celebrar a obra da maior de todos nós”.

Para Leonardo Antan, enredista da escola, a homenagem também tem caráter pedagógico e histórico. A equipe de criação responsável pelo enredo conta ainda com Ricardo Hessez e Allan Barbosa.

“Rosa foi uma artista genial que redefiniu as células-base da linguagem carnavalesca, palco de encontros e celebrações das artes. Em suas narrativas, revelou histórias transbordantes de Brasis, que misturam povos e tempos, frutos de profundas e profícuas pesquisas. Será uma honra transformar tudo isso em enredo e homenagear a artista que me ensinou tanto sobre o nosso país”.

Conheça a logo do enredo do Salgueiro para o Carnaval 2026

Annik Salmon trabalha com possibilidades do enredo do Arranco para o Carnaval 2026

O Arranco do Engenho de Dentro está mergulhado no processo criativo para definir o enredo do Carnaval 2026. A carnavalesca da escola, Annik Salmon, adiantou ao CARNAVALESCO que trabalha em quatro propostas distintas, cada uma com sua própria identidade e potencial para brilhar na Sapucaí.

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Foto: Divulgação/Arranco

Entre as possibilidades, um enredo com temática afro, que exploraria raízes culturais e históricas da comunidade afro diaspórica. Annik não detalhou o conceito, mas esse caminho poderia abordar tradições, religiosidade ou figuras emblemáticas da diáspora africana no Brasil, seguindo uma linha similar a outros grandes sucessos do Carnaval carioca.

Outra opção em estudo é um enredo CEP, que costuma trazer narrativas ligadas à história, cultura e questões sociais ligadas a algum lugar.

A carnavalesca também mencionou uma terceira proposta, descrita como um enredo de “força maior”, sem revelar muitos detalhes.

Por fim, Annik deixou no ar a curiosidade sobre um quarto projeto: um “sonho guardado”, que ela deseja realizar há tempos.

A decisão final será tomada em conjunto com a presidente Tatiana Santos, levando em conta o que faz mais sentido para o momento da agremiação. Annik brincou sobre a correria do processo: “As pessoas falam: você é maluca!”, mas garantiu que a escolha será cuidadosa. A expectativa é que o anúncio oficial aconteça até o fim de maio.

Squel Jorgea ministra oficinas gratuitas de porta-bandeira em 10 localidades do Rio de Janeiro

Uma compreensão da arte da porta-bandeira. Essa é a proposta da oficina de bailado que Squel Jorgea, uma das porta-bandeiras mais festejadas do carnaval carioca, vai ministrar em 10 localidades do estado do Rio de Janeiro (Osvaldo Cruz, Japeri, Gamboa, Belford Roxo, Mesquita, Tijuca, Maricá, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí), entre os meses de maio e agosto, com entrada franca. O projeto “Squel – Oficinas de Bailado de Porta-Bandeira” foi um dos contemplados pelo programa Transpetro em Movimento e recebe patrocínio da Transpetro por meio da Lei Rouanet.

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Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

Nos encontros, Squel vai compartilhar com os participantes sua experiência de mais de 30 anos na dança de cortejo. Serão apresentados conhecimentos teóricos sobre a origem e a história do Carnaval e da representatividade da porta-bandeira, práticas de dança em casal, gestualidade, utilização de adereços e indumentária, além do comportamento em quadra e na avenida. Em cada encontro, Squel estará acompanhada do mestre-sala Vinicius Jesus.

A oficina é voltada para mulheres a partir dos 14 anos, sejam elas cis ou trans, além de pessoas com deficiência, moradoras de periferias, comunidades ou em situação de vulnerabilidade social. O único pré-requisito é que as participantes tenham alguma experiência com dança. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/fva1YY1fPFREwC4ZA Cada local terá duas turmas, de manhã e à tarde, com 30 vagas em cada.

Desde que começou no carnaval, há mais de 30 anos, Squel conta que muita coisa mudou, principalmente no que se refere à profissionalização e à visibilidade das figuras da porta-bandeira e do mestre-sala. “Antigamente, não tínhamos uma preparação física adequada. Muitas vezes, as fantasias são pesadas e precisamos transmitir graça e leveza, sempre com um sorriso no rosto. Para que possamos treinar aptas a desempenhar nosso papel, hoje contamos com uma equipe multidisciplinar com personal trainer, nutricionista e médicos. O preparo físico é fundamental”, relata Squel, que ganhará um documentário sobre sua trajetória. O filme “Squel – Memórias de uma Porta-Bandeira”, com direção de Celina Torrealba, está em fase de produção.

Squel define o papel da porta-bandeira como o de representante da escola de samba e da comunidade, carregando todo o símbolo, o nome e os núcleos da agremiação ao conduzir o pavilhão. “É uma função de enorme responsabilidade. O casal de porta-bandeira e mestre-sala é acolhido pela escola de samba e pela comunidade. Somos muito ativos, sempre transitando no coletivo e no cotidiano das pessoas. Temos uma importância que não é apenas artística, mas também social”, completa.

“As oficinas têm a capacidade de manter ainda mais viva a história do Carnaval carioca e encontrar nas portas-bandeiras um exemplo de defesa da comunidade onde as escolas de samba surgiram. Nesse sentido, essa parceria é fundamental para nós, pois, além de contribuir para divulgar ainda mais o conhecimento sobre essa festa nacional tão importante para os brasileiros, ajuda mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, propiciando mais perspectivas de futuro, emprego e renda por meio da cultura”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

Agenda
24 de maio – Japeri (Academia da Saúde)
7 de junho – Mesquita (Casa da Juventude)
14 de junho – Tijuca (Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro)
21 de junho – Maricá (Casa de Cultura de Maricá)
28 de junho – Niterói (Quadra da Unidos de Cubango)
5 de julho – São Gonçalo (Clube da Terceira Idade – Amor e Fraternidade)
19 de julho – Belford Roxo ( Instituto Cidadania Plena)
26 de julho – Gamboa (MUHCAB – Museu da História e da Cultura afro-brasileira)
2 de agosto – Itaboraí (CIEP Manilha)
9 de agosto – Madureira (Quadra da Portela)

Ney Matogrosso visita o barracão da Imperatriz Leopoldinense na Cidade do Samba

A terça-feira foi de visita ilustre no barracão da Imperatriz Leopoldinense. Ney Matogrosso, grande homenageado da escola para o Carnaval 2026, visitou pela primeira vez o espaço na Cidade do Samba para conhecer detalhes do enredo “Camaleônico”.

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Foto: Wagner Rodrigues/Divulgação Imperatriz

Ao lado da presidente Catia Drumond, do vice João Drumond, de Leandro Vieira, carnavalesco que vai para o seu quarto desfile consecutivo na Rainha de Ramos, e dos segmentos da agremiação, o artista conheceu detalhes da sinopse e desenvolvimento do desfile que celebra a obra e a virtuosidade performática do intérprete de sucessos como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”.

“É uma novidade para mim, tudo muito misturado. Mas a expectativa, claro, é a melhor possível. E já que estamos nessa canoa, a torcida é para que tudo dê certo, que seja muito bonito”, afirmou Ney.

A cantora Iza, rainha de bateria, de volta à verde, branco e dourado após 3 anos, também participou do encontro especial.

A explanação do enredo “Camaleônico”, para os compositores interessados na disputa, acontece na próxima terça-feira e será realizada na quadra da escola, localizada na Rua Professor Lacé, 235, em Ramos, Zona da Leopoldina do Rio.

Em 2026, a Imperatriz Leopoldinense será a segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, dia 15/02, domingo de Carnaval.

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Representantes das escolas de São Paulo avaliam suas posições de desfiles no Carnaval 2026

A ordem dos desfiles das escolas de samba de São Paulo para o Carnaval de 2026 foi definida no último sábado, em evento realizado pela Liga-SP na Fábrica do Samba. Pelo segundo ano consecutivo, as agremiações escolheram suas posições com base na ordem de classificação do carnaval anterior. No entanto, houve uma novidade: os dias de apresentação de cada escola do Grupo Especial foram previamente definidos em plenária. Após se apresentarem no palco, o CARNAVALESCO ouviu representantes das entidades da elite da folia paulistana, que comentaram as posições escolhidas e as estratégias adotadas. * VEJA AQUI TODAS NOTÍCIAS DO CARNAVAL DE SÃO PAULO

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Osmar Costa, vice-presidente da Rosas de Ouro

Osmar Costa Rosas de Ouro

“Estávamos divididos entre duas posições estrategicamente, em função da ideia de horário, esse tipo de coisa. Fizemos uma consulta astrológica que dava essa também como uma boa posição, então fomos nesse caminho”. A Rosas de Ouro será a quinta escola a se apresentar na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026.

Celsinho Mody, intérprete do Acadêmicos do Tatuapé

Celsinho Mody Tatuape

“Achei que é melhor (posição de desfile). Primeiro que sexta-feira é um dia complicado para todas as escolas de samba. Nós saímos da Zona Leste, então, quanto mais cedo, pior pelo trânsito, mas quarta está bom. A primeira escola desfila, a segunda já estamos concentrados. Dá para sair da quadra por volta de 8, 9 da noite e dá para a escola chegar com calma. Ainda tem bastante gente na arquibancada, a grande massa chega ali entre metade da primeira e da segunda. Me aguarde, que eu vou subir na arquibancada e dar cambalhota este ano”. O Tatuapé será a quarta escola a se apresentar na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026.

Léo do Cavaco, intérprete da Colorado do Brás

Leo do Cavaco Colorado

“A Colorado já tinha a preferência de sair na sexta. Não sabíamos muito o que iria sobrar, mas, dentro da estratégia da escola, acabou sendo bom, era o horário que nós queríamos. Estávamos ali entre segunda ou sexta escola da sexta-feira. Acabamos escolhendo segunda, acho que é um bom horário. Um horário cedo, o Anhembi ainda vai estar com a lotação ali quase na sua totalidade e estou achando que vai ser bom para a escola”. A Colorado será a segunda escola a se apresentar na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2026.

Mestre Moleza, da bateria do Águia de Ouro

Moleza Aguia

“Gostei da posição. Sábado de Carnaval, um dia mais tranquilo de trânsito para fazer a logística, e pega o Anhembi quente, horário nobre. Agora é trabalhar bastante para fazer um grande carnaval”. O Águia de Ouro será a segunda escola a se apresentar no sábado, dia 14 de fevereiro de 2026.

Wagner Lima, primeiro mestre-sala dos Gaviões da Fiel

Wagner Lima Gavioes

“Para nós, uma das melhores posições, porque não precisamos adiantar os nossos componentes. Eles chegam com calma, nós conseguimos nos organizar com as fantasias, o barracão consegue se organizar certinho com os carros. É o melhor horário”. Os Gaviões da Fiel serão a quarta escola a se apresentar no sábado, dia 14 de fevereiro de 2026.

Waleska Gomes, porta-bandeira da Estrela do Terceiro Milênio

Waleska Gomes Milenio

“Eu achei sensacional. Todos sabem que a nossa comunidade é longe, então a melhor logística para nós, da Milênio, é realmente, de fato, ser mais tarde, para dar tempo de a comunidade chegar e de realmente nos prepararmos para desfilar com tranquilidade. Eu, Waleska, devido à minha ansiedade, gostaria de ser a primeira da sexta, mas nós pensamos em um coletivo quando se trata de escola de samba. Eu também quero muito que a comunidade chegue tranquila e dê tempo, de fato, de chegar lá bem tranquila para nós fazermos um espetáculo lindo”. A Estrela do Terceiro Milênio será a quinta escola a se apresentar no sábado, dia 14 de fevereiro de 2026.

Presidente da Liga-SP da definição da ordem dos desfiles aberta ao público e anuncia novidades para o Carnaval 2026

Presidente da Liga-SP lamenta ausência do Camisa Verde e Branco na definição da ordem dos desfiles de 2026: ‘Tentamos de todas formas que não chegasse nesse ponto’