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Festa do sorteio do Carnaval 2025 da Liga-SP recebe elogios e vira tendência para os próximos anos

Por Fábio Martins e Gustavo Lima

A Liga-SP realizou o sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2025 em São Paulo, na Fábrica do Samba, em evento aberto ao público, pela primeira vez. O balanço feito pelos dirigentes e o público foi de sucesso total e com grande chance de virar tendência para os próximos anos. O site CARNAVALESCO ouviu os representantes da Liga.

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Foto: Felipe Araujo/Divulgação Liga-SP

“Pelo que vimos e ouvimos das pessoas presentes o evento foi bem aceito pela comunidade do samba, muitos elogios. Acho que foi um reconhecimento pelo que a escola fez no carnaval passado, só um benefício conquistado dentro da pista, acredito que veio para ficar”, revelou Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP.

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval 2025

“O evento superou todas expectativas. Foi um sucesso absoluto. Fizemos o que sempre foi pedido que era democratizar o evento. Todas comunidades puderam participar. Já é para pensarmos de no próximo ano fazermos na Fábrica do Samba inteira. O modelo do sorteio foi uma sugestão dos presidentes no carnaval passado para 2025. Agora é avaliar para saber se vai permancer e se atendeu a expectativa de todo mundo. Acho que ficou legal. É justo com quem teve boa colocação no ano anterior”, disse Renato Remondini, o Tomate, vice-presidente da Liga-SP.

Confira a ordem dos desfiles do Acesso 1 de São Paulo para o Carnaval 2025

“Com certeza a gente teve um sucesso visível. A quantidade de público presente, recorde de público na fábrica do samba em eventos neste galpão. Eu acho que o novo formato também da escolha e não de sorteio, que muita gente criticou e duvidou, ele funcionou. Surpreendeu. Mexeu com estratégias das escolas. Com certeza é um formato que vamos repetir, assim como a festa aberta ao público. E quem sabe a gente não faz uma festa maior, usando a Fábrica inteira. Foi um grande teste, com aceitação do público e muito melhor do que esperávamos”, garantiu Jairo Roizen, diretor de comunicação da Liga-SP.

Confira a ordem dos desfiles do Acesso 2 de São Paulo para o Carnaval 2025

Leandro Vieira revela detalhes do enredo afro-religioso da Imperatriz e diz que ouviu o desejo da comunidade

A vice-campeã do Carnaval 2024, Imperatriz Leopoldinense, está preparando um desfile emocionante para o próximo ano, contando a história resguardada pelo Itã que relata a visita de Oxalá ao reino de Oyó com o propósito de encontrar Xangô. Este mito servirá como a base para o enredo desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira. Em uma conversa com o site CARNAVALESCO, o artista compartilhou detalhes sobre a inspiração por trás do enredo, revelando como essa história chegou até ele e qual será o fio condutor dessa narrativa. Ele também contou o que a nação leopoldinense pode esperar desse momento especial e deixou sua opinião sobre o processo de fechamento dos envelopes com as notas no dia do desfile, um momento crucial que muitas vezes gera grande expectativa e tensão entre as escolas.

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Foto: Nelson Malfacini/Divulgação Imperatriz

O carnavalesco de Ramos revelou que o enredo foi uma combinação de sua própria vontade e de um pedido da comunidade. Ele explicou que a Imperatriz Leopoldinense não explorava a temática afro-religiosa há quase 50 anos, e desde sua primeira passagem pela escola, ainda no Grupo de Acesso em 2020, esse desejo da comunidade já era evidente. Ao longo do tempo, membros da escola, como passistas e baianas, expressaram esse desejo de explorar essa temática no desfile. Assim, o enredo nasceu em resposta a essa demanda da comunidade, combinada com a vontade pessoal do carnavalesco de atender a esse pedido e celebrar as raízes africanas e religiosas da escola.

“Esse enredo chegou meio que uma vontade minha de atender a um pedido da comunidade. A Imperatriz tem quase 50 anos que não se debruça na temática afro-religiosa, e quando eu cheguei aqui, na minha primeira passagem, ainda no Grupo de Acesso, em 2020, já era um desejo que as pessoas da escola, quando eu digo as pessoas da escola, é a comunidade da escola, passistas, baianas, solicitavam esse enredo e nasce um pouco disso”, revelou Leandro.

Confira a sinopse do enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2025

Leandro contou detalhes sobre o fio condutor do enredo, destacando que a narrativa se baseia na saga contada pelo Itã, que relata o desejo de Oxalá de visitar Xangô. No entanto, ao longo do percurso, Oxalá enfrenta uma série de obstáculos que o levam a uma conclusão de viagem diferente daquela que ele havia imaginado ao sair de Ifón em direção a Oyó. A história é contada por meio de recursos carnavalescos, como fantasias, alegorias e adereços, que transportam o público para o universo mágico e mitológico dos orixás.

“O fio condutor é dessa contação de história que parte de uma saga, da saga que narra, do Itã, que narra o desejo de Oxalá visitar Xangô. No meio do caminho, existe uma série de percalços que levam Oxalá a ter um término de viagem diferente daquele que ele havia pensado que teria quando pensou em sair de Ifón rumo ao Oyó. A terra onde ele era soberano, para a terra onde Xangô é soberano. Então é um pouco a contação dessa história através de recursos que são carnavalescos mesmo. E fantasias, alegorias, adereços”, contou Leandro.

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Foto: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO

Quando questionado sobre o que a nação leopoldinense pode esperar desse desfile. Em vez de fazer promessas, Leandro compartilhou um desejo pessoal de que a Imperatriz mantenha sua característica marcante de apresentações vibrantes e apaixonadas. Essa ideia de “contorno mais quente” sugere uma energia intensa e envolvente que a escola pretende trazer para o desfile. Leandro almeja que a Imperatriz Leopoldinense se destaque pela sua presença marcante e emocional, proporcionando uma experiência única.

“Eu não gosto muito dessa ideia de fazer promessas do que o torcedor pode esperar. Mas acho que tem uma coisa que pode esperar, é essa ideia, que é uma ideia, é um desejo meu, que a Imperatriz siga com esse seu contorno mais quente, com a sua apresentação mais quente, com essa escola mais quente na pista”.

Leandro Vieira confiante: ‘Quem quer disputar título faz carnaval para ser campeão qualquer dia’

Em relação ao fechamento dos envelopes dos jurados com as notas no fim de cada dia de desfile, Leandro desabafou sobre sua incerteza com o novo formato de julgamento do Carnaval. Ele expressou sua dificuldade em formar uma opinião definitiva sobre o assunto, já que as informações sobre o processo de julgamento não foram compartilhadas com as escolas de samba.

“A princípio é difícil ter uma opinião formada sobre isso, porque quem tomou a decisão não dividiu o resultado disso com a gente. Sei muito pouco ou quase nada sobre o que é esse julgamento. Não sei como é que vai ser, eu não sei qual é a orientação que o jurado vai ter a partir disso, na verdade a gente vai esperar, mas eu não sei qual é o novo jeito, até para desejar alguma coisa está difícil”, desabafou Leandro.

Regulamento, pressão, balanço de 2024 e enredo de 2025: Jorge Freitas abre o jogo

O currículo de Jorge Freitas no carnaval de São Paulo é recheado de superlativos. Hexacampeão do carnaval paulistano, o carnavalesco é o maior campeão da história moderna da folia paulistana (iniciada em 1968, com a oficialização dos desfiles na cidade de São Paulo) e conquistou ao menos uma taça em quatro das cinco escolas de samba do município pelas quais assinou desfiles.

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Fotos de Fábio Martins/CARNAVALESCO

Figura importante da festa na maior cidade do América do Sul desde 2000, o profissional concedeu uma entrevista exclusiva para o CARNAVALESCO falando sobre uma série de temas pertinentes ao carnaval paulistano. A visão de Jorge Freitas sobre uma série de aspectos foi revelada no dia 25 de maio, dia em que a Dragões da Real fez a festa de lançamento para o enredo “A vida é um sonho pintado em aquarela”, idealizado por ele.

Campeão sem título

Ao fazer um balanço sobre tudo que envolveu a Dragões da Real em 2024, Jorge Freitas destacou que a agremiação teve os mesmos 270 pontos da Mocidade Alegre, que sagrou-se bicampeã da folia paulistana: “O balanço de 2024 é que nós fizemos um desfile para ser campeão. Nós, na avenida, fomos campeões também: com a mesma pontuação da nossa coirmã campeã – e eu parabenizo a escola campeã do carnaval. O balanço foi o melhor possível. Existe a competição, a disputa e, a cada ano, nós temos que melhorar mais para que, no carnaval, a gente saia da avenida campeão e também saia da apuração campeão”, pontuou, aproveitando para já falar da expectativa para 2025.

Pressão?

Maior papa-títulos no posto de carnavalesco na história do carnaval paulistano, Jorge Freitas foi contratado pela Dragões da Real para que a agremiação, que está desde 2012 no Grupo Especial, enfim, conquiste a tão sonhada taça. De lá para cá, foram três vice-campeonatos e oito idas para o Desfile das Campeãs.

Ao lançar enredo no próprio barracão, Dragões confirma DNA inovador

Jorge, entretanto, não se sente pressionado: “Isso, para mim, é muito normal. Eu não vejo isso como desafio: vejo isso como um seguimento do meu trabalho. Em todas as agremiações que eu passei, eu sempre me empenhei da mesma forma. Semrpe procuro colaborar com a agremiação – e é claro que, no meu terceiro carnaval na Dragões da Real, eu posso dizer que tenho um sentimento bem diferenciado aqui. É uma escola que me acolheu de uma forma tão grandiosa!”, pontuou.

Regulamento e elogios

Muito participativo também para falar sobre os balizamentos de julgamento que foram utilizados no carnaval de 2024, Jorge Freitas também falou sobre as novas mudanças que devem acontecer para 2025 – já que todos os jurados foram dispensados pela instituição organizadora: “Tudo que é feito através da Liga-SP é para melhorar o carnaval. Os gestores, quando eles sentam para analisar o que deu de errado e o que pode melhorar, é para melhorar o carnaval de São Paulo como um todo – do Grupo Especial ao Acesso II. Hoje, temos um carnaval grandioso em todos os grupos e a competitivdade é muito grande, mas o planejamento que hoje o carnaval de São Paulo tem é pensando em todas as agremiações, com todo o carinho. Eu, como profissional e pessoa que ama o carnaval de São Paulo, tenho mais é que apoiar e dar a força para todos que estão lá fazendo o trabalho. No passado, ajudei e colaborei e acho que quanto mais pensadores de carnaval (estudiosos e jornalistas, por exemplo) colaborem e estejam alinhados, mais nos tornaremos o melhor carnaval do Brasil”, comentou.

Homenagem em forma de enredo

O dia 16 de abril foi triste para todo o mundo do samba paulistano. Jorginho Freitas, neto do carnavalesco da Dragões da Real, faleceu. Toda a consternação gerou uma homenagem das mais tocantes possíveis: o enredo da Dragões da Real em 2025, intitulado “A vida é um sonho pintado em aquarela”, falará sobre o ciclo da vida inspirado na clássica música da Toquinho. E é claro que o parente foi a grande inspiração para a temática.

Inspirado em clássico de Toquinho e em neto de Jorge Freitas, Dragões lança enredo e emociona comunidade

Sem esconder a emoção, o avô de Jorginho destacou o quanto o neto segue sendo importante: “Fazer um enredo que mexe com a emoção só é possível com uma escola que transmite emoção. É só com a instituição que, na verdade, vai trabalhar o enredo não só no desfile, mas a partir do lançamento dele. São ações que vão são promovidas durante todo o ano para serem concluídas no desfile. Estou muito à vontade aqui e estou com uma responsabilidade com o plano espiritual de fazer o meu melhor para que o meu neto, com os amiguinhos dele, fale ‘esse é o meu avô, que orgulho!’. Eu vi ele aqui hoje, senti ele a todo momento. Olha o que nós fizemos!”, aproveitando para, mais uma vez, agradecer e elogiar à agremiação.

Em outro momento, Jorge explicou o enredo de maneira poética: “O trabalho em tal temática me deixa forte: tem o lado do meu neto Jorginho – que, nesse plano, era chamado de ‘grande astronauta’. Ele está me dando força para que eu faça o maior carnaval da minha vida. A vida nos prega algumas surpresas, e algumas coisas aparecem de repente, sem pedir licença, e a gente parte. O descolorir é como o carnaval: quando terminamos nosso desfile, cada um tira a sua fantasia e guarda para que, no próximo carnaval, a gente vista uma nova. Na vida também é assim: quando a gente parte desse plano para o espiritual, a gente veste uma nova fantasia para vir aqui novamente e pintar uma nova aquarela”, finalizou.

Claudio Russo sobre enredo do Tuiuti: ‘É muito mais do que uma história, é também espiritual’

Claudio Russo já tem tradição em compor os sambas do Tuiuti nos últimos anos. Para o Carnaval de 2025 não será diferente, e ele já começou os trabalhos da parceria, junto de outros compositores da escola, para que Xica Manicongo tenha sua história contada na Sapucaí. Em conversa com o CARNAVALESCO, ele falou sobre como recebeu o enredo da escola, e como funciona o processo da composição do samba. Primeiramente, o compositor relembrou a primeira vez que fez o samba por encomenda para a escola, no Carnaval de 2018, que deu o vice-campeonato ao Quilombo do Samba.

claudio russo
Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Foi nos preparativos do carnaval 2018. A Tuiuti veio com uma proposta muito bacana, falar sobre: ‘Meu Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão?’, que era uma pergunta. Um enredo muito forte e deu muito certo que a escola foi vice-campeã, alguns aclamaram como a campeã do povo, o samba ganhou todos os prêmios, então foi muito importante essa primeira conversa com ele. De lá para cá algumas vezes teve concurso, outras não, mas a gente permanece na escola. Eu já tenho uma ligação muito forte com a escola e eu acho que a gente conseguiu imprimir o estilo que a escola gosta”.

Jack Vasconcelos fala sobre enredo do Tuiuti: ‘o que mais gritou é a necessidade de se falar hoje do tema’

Em seguida, Claudio falou sobre as impressões que o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, causou nele, quando soube que a escola levaria a história da primeira travesti não-indígena do Brasil para a avenida, e já pensando no que trazer no samba da escola.

“É uma missão muito grande. É uma responsabilidade enorme, mas eu não sou de fugir das minhas guerras e a gente vai para essa batalha com a missão de dar voz a quem o mundo ocidental-cristão sempre quis calar. Mexeu muito comigo. Esse enredo é muito mais do que uma história, é um enredo também espiritual e eu tenho certeza que a Xica Manicongo, não é só a Xica que ainda existe, toda travesti é uma Xica que luta cada dia no país que mais pratica o assassinato de travestis, LGBTQIA+, feminicídio… e isso tem que acabar. E, talvez, eu consiga fazer um samba a altura dessa história, para denunciar, para colocar o dedo na ferida e para incomodar a quem tem que ser incomodado”.

Confira a sinopse do enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2025

Claudio explicou também como que os compositores trabalharam no Tuiuti dentro da encomenda do samba-enredo, dentre os que irão compor a obra.

“A gente agora recebendo a sinopse, a gente vai fazer um grupo no Whatsapp, vai bater muito papo e depois nos finalmentes, a gente se reúne para fechar tudo certinho, melodia e letra. Eu queria dizer que o presidente Thor deixa a gente sempre muito tranquilo com isso. É um cara que confia muito no nosso trabalho, senão eu não estaria aqui hoje. E fazer sambas para os enredos do Jack é muito legal. O Jack é um dos maiores pesquisadores que hoje tem, ele traz histórias incríveis, acho que essa união Claudio Russo, Jack Vasconcelos, Thor e Tuiuti vai dar muito certo mais uma vez”.

Tuiuti celebra sinopse de 2025 e presidente fala: ‘estão dizendo que é top três, um dos melhores enredos do carnaval’

Em Cima Da Hora 2025: Parceria De Richard Valença

Compositores: Richard Valença, Serginho Roxxo, Orlando Ambrosio, Marquinhos Beija-Flor, Márcio de Deus, Guilherme Karraz, Caxias Gilmar e Guinho Dito
Intérprete: Charles Silva

TAMBOR QUANDO TOCA É VOZ DE ORIXÁ
É FEITIÇO DE ILÁ ÔÔÔ
TAMBOR QUANDO TOCA É VOZ DE ORIXÁ
QUANDO A PELE ARREPIAR, INCORPOROU
A MENSAGEM DE EXU NA BAHIA (Ê BAHIA)
NA TRAVESSIA DO BRADO DE NOSSO AXÉ
ENCRUZA DAS ONDAS E ALFORRIAS
ERGUEU A LUTA DO MEU CANDOMBLÉ
MARÉ QUE ME LEVA, ENCONTRO DAS ALMAS
A DOR QUE SE ACALMA, O GRITO AFLITO
É VERSO ESCRITO ENTRE AYÊ E ORUM
É CHORO INCONTIDO AO TOQUE DO RUM
MARÉ QUE ME LEVA, ENCONTRO DAS ALMAS
NO COURO, NAS PALMAS, NO CHÃO DO TERREIRO
O SOM BRASILEIRO NA PELE E NA COR
O AFRO ERUDITO EM BANTU E NAGÔ

DESPERTA UM CORTEJO NAS RUAS
ASSENTADO NA CULTURA QUE SOBE O PELÔ
QUILOMBOS DE CANTOS SAGRADOS
O PRECEITO MATIZADO DE SÃO SALVADOR
Ô DARA, VENTRE AFRICANO QUE NOS CONCEBEU
FILHO ILÊ BRASIL DE OXALÁ, MEU DEUS
COLO DE ESPERANÇA FRENTE A DOR
LEBARAÔ, VALEI-ME A CRIANÇA
QUE DESCE A LADEIRA
EM CENA SOB A LUA DE OGUNHÊ
GINGA BRASILEIRA, O COURO VAI COMER

Ê BABÁ É BARÁ, MOJUBÁ
Ê BABÁ É BARÁ, MOJUBÁ
AXÉ NOSSA SENHORA
SINTONIA DE OLORUM
EM CIMA DA HORA É FILHA DE OXUM

Em Cima Da Hora 2025: Parceria de Jacopetti

Compositores: Jacopeti, Viny Machado, Marcelinho Santos, Guto Melcher, Luiz Lucas Pizzinatto, Pedro Poeta e Bruno Dallari
Intérprete: Charles Silva

BARRAVENTO DE BENIN
AO CRUZAR KALUNGA GRANDE
SOPRO FORTE ADIANTE
PRA FAZER O RUM DOBRAR
Ê MOJUBÁ QUE ME DEU O CAMINHO, É REI
ANCESTRAL VOCAÇÃO QUE HERDEI
E QUEM FAZ O MEU CORPO GIRAR
PERTENCIMENTO NO SOM QUE ABRANDA A DOR
ERGUE O AXÉ QUE ABENÇOA A BAHIA NAGÔ

FIRMA PONTO NA PALMA DA MÃO
QUE MAINHA MANDOU CULTUAR
QUE TEM FÉ QUE PEÇA PROTEÇÃO
QUEM NÃO TEM VAI TER QUE RESPEITAR (BIS)

SOU EU A MISTURA DA FÉ AFRICANA
A PAIXÃO QUE VENCEU A DEMANDA
ONDE O POVO RETINTO UNIU
EIS O MEU NOME ASSENTADO EM TERRAS DE PAZ
ONDE REINAM OS MEUS ORIXÁS
EU ME CHAMO ILÊ BRASIL (SAI DO CHÃO)
QUANDO RONCA SOM DO COURO
A MANDINGA DO CHÃO DE CRIOULO
SE FAZ CANTORIA DE AXÉ
E A RUA SE TORNA UM SÓ CARNAVAL
NOSSA ÓPERA É RITUAL
PRA LOUVAR O SEU CANDOMBLÉ

ALABÊ CHAMOU
EU VOU… E NÃO VOU ME EMBORA
A MAGIA DO PRETO… EM CIMA DA HORA
SEGURA O CORPO QUE EU QUERO VER
QUANDO A FORÇA DO MEU CANGERÊ
FOR TAMBOR DE ROMPER AURORA

Em Cima da Hora 2025: Parceria de Samir Trindade

Compositores: Samir Trindade, Rodrigo Medeiros, Guto Listo, Cristiano Plácido, Rodrigo Santos, Fábio Braga, Kinha Werneck, Rominho, Luis Araújo e SergioBeto Português
Intérprete: Charles Silva

ADEUS BENIN
VOU LEVAR A ÁFRICA EM MIM
ME ABRAÇAR COM IEMANJÁ E ASSIM
PLANTAR SEMENTE DE QUEM EU SOU
AGÔ ÔÔÔ, AGÔ ÔÔ
EXU LAROIÊ
LEVA O RECADO AO NOVO CAIS
FAZ A BAHIA VER A FORÇA DOS ANCESTRAIS
GRIÔS E BAOBÁS
OBÁS, IAÔS
SAGRADO FUNDAMENTO
A MÃO QUE SANGRA NO TAMBOR
ACENDE VELA, AXÉ QUE ARDE EM BRASA
LONGE DE CASA FIZ A MINHA CASA

INCORPORADO DA MANDINGA DE BOGUM
O CHÃO SAGRADO, BATE FOLHA E GANTOIS
VEM DO ORUM A ENERGIA
PRA LOUVAR MEU ORIXÁ

NAS RUAS DE SALVADOR UM CANTO ANCESTRAL
SOB A LUA VENÇO A DOR, É CARNAVAL
DESCE A LADEIRA, NOSSA IDENTIDADE
A OPERA DA LIBERDADE
Ê ODARA, Ê É DARA
IYÁ DO MEU PAÍS
FOI QUEM SE APAIXONOU
NOS PALCOS, NA RAIZ
SOU BANTU, SOU NAGÔ
E EU FILHO DA ESPERANÇA E MACUMBEIRO
CARREGADO DE HERANÇA
O BRASIL É MEU TERREIRO

MEUS DEUSES SÃO FORÇAS QUE DANÇAM
VEM DA NATUREZA O ENCANTO
FEITO O POVO DÁ EM CIMA DA HORA
DE AZUL E BRANCO

Em Cima da Hora 2025: Parceria de Leozinho Nunes

Compositores: Leozinho Nunes, Thiago Martins, João Vidal, Mauro Naval, Jorge Mathias, Aldair Careca, Gylnei Bueno, Mamau de Castro, Kaio Santos e Ali Gringo Jabr
Intérprete: Charles Silva

VAI SOPRAR O VENTO, VOA O TEMPO
A ESCRITA DO DESTINO A DESBRAVAR
NA IMENSIDÃO UM NOVO ALENTO
DOS PORTAIS DE BENIN A EMBARCAR
O BRILHO SUBLIME DAS ESTRELAS
AFRICANIDADE NO ESPELHO DAS ÁGUAS
CULTURA NA TRAVESSIA
CLAREIA NO HORIZONTE DA BAHIA
NO CULTO ESPIRITUAL IDENTIDADE
O ALICERCE DA ANCESTRALIDADE
ALUPANDÊ EXÚ, SÁBIO MENSAGEIRO
SE FORTALECE EM SOLO BRASILEIRO

KOLOFÉ OLORUM, É LUZ DE IFÁ
ABRE A RODA NO YLÊ PRO ORIXÁ
FIRMA O BATUQUE NA FORÇA DA FÉ
BATO CABEÇA NA GIRA DO CANDOMBLÉ

VELAS E OFERENDAS NO CONGÁ
CASA BRANCA, BOCUM
BATE FOLHAS E CANTOIS
FAZ UM QUILOMBO DO TERREIRO
NA DANÇA DA REZA O PRECEITO
TOCAM TAMBORES EM RITUAL
PELAS RUAS DE SALVADOR É CARNAVAL
CORES E ALEGRIA NO AR
LIBERDADE DE EXPRESSÃO A DESPERTAR
ÓPERA DA PAIXÃO BANTU-NAGÔ
BRASIL, MEU BRASIL, O FILHO DO AMOR

AGÔ LAROYÊ, AXÉ MOJUBÁ
UM CANTO ANCESTRAL A ENCANTAR
EM CIMA DA HORA RAIZ VERDADEIRA
DO TERREIRO VEM A ALMA BRASILEIRA
AGÔ LAROYÊ, AXÉ MOJUBÁ
UM CANTO ANCESTRAL A ENCANTAR
EM CIMA DA HORA RAIZ VERDADEIRA
DO TERREIRO PRIMAVERA
VEM A ALMA BRASILEIRA

Em Cima da Hora 2025: Parceria de Ricardo Simpatia

Compositores: Ricardo Simpatia, Franco Cava, Arnaldo Matheus, Dudu BS, Victor do Chapéu, Tony Negão, Flávio Avellar, Hebinho, Almir Chega Junto, Carlinhos Biju
Intérprete: Charles Silva

A NOITE RETINTA NA PELE
ACORDES QUE TECEM
UMA “ARIA” AFRICANA NO AR
MATAMBA “SOPRANO” NO VENTO
AS VELAS SÃO LENÇOS, NO MAR DE YEMANJÁ
BAHIA MEU PRIMEIRO PORTO
NESSE CHÃO FIRMA O PONTO
MEU TAMBOR DE BENIN
EXÚ APONTA O CAMINHO, ORIXÁ FAZ SEU NINHO
NA FÉ QUE DESAGUA EM MIM
NAS RUAS, TERREIROS, ROMPENDO GRILHÕES
CANTICOS, DANÇAS, SAGRADAS TRADIÇÕES
AXÉ OLORUM, LIRISMO E GRAÇA
NA LUZ DO CANDOMBLÉ, A FORÇA DE UMA RAÇA

TERREIRO DE BOGUN, “CASA BRANCA” GANTOIS
NO TOQUE DO ADARRUM, “BATE FOLHA” NO GONGÁ
MALÊ DE BALÊ, BANTOS E NAGÔS
ILÊ CURUZU, ROMA NEGRA SALVADOR

OH! DARA É VOZ QUE OXUM ABENÇOOU
OH! DARA UM CANTO QUE VAI ALÉM DA DOR
NZAILU GUERREIRO, ESPADA DE OGUM
PRO TEU HERDEIRO, ALABÊ DOBRA O RUN
MANIFESTO, QUE SE FAZ CANÇÃO
“SINFONIA” QUE EVOCA UMA NAÇÃO
ESPERANÇA, ELO QUE NOS UNIU
TRÁZ NO SEU VENTRE O REBENTO BRASIL

TRANSBORDA NESSE CHÃO
MINHA ANCESTRALIDADE PRA CELEBRAR O AMOR
QUILOMBOS DE IGUALDADE “EM CIMA DA HORA”
O SAMBA SE FAZ IMORTAL
NA ÓPERA DO CARNAVAL