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Morre Rogério Belisário, ex-presidente do Cubango

Faleceu neste sábado o ex-presidente do Cubango, Rogério Belisário, que comandou a escola de 2017 a 2020. Ele conquistou o vice-campeonato em 2019, com o enredo “Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres”. Veja abaixo a nota da escola.

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Foto: Divulgação/Cubango

“A família Cubanguense, por meio do presidente Pablo Coutinho, do vice-presidente Anderson Leko, e do presidente de honra, Anderson Pipico, presta solidariedade aos familiares de Belisário e deseja muita força, aos amigos e mais próximos, neste momento difícil.

‘Lamentamos profundamente a perda do ex-presidente Rogério Belisário. Quero, em nome da direção e de todos os segmentos, agradecer pelos serviços prestados por ele, nos últimos anos, e desejar os meus sentimentos para toda a família. Descanse em paz’, ressaltou Pablo Coutinho”.

Barracão da Imperatriz na Cidade do Samba levará o nome de Rosa Magalhães

A presidente da Imperatriz Leopoldinense, Catia Drumond, anuncia que, a partir da presente data, o barracão da Rainha de Ramos na Cidade do Samba terá o nome da carnavalesca Rosa Magalhães, artista consagrada, maior vencedora da Era Sambódromo e detentora de 5 dos 9 títulos conquistados pela verde, branco e dourado da Zona da Leopoldina.

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Foto: Divulgação/Imperatriz

O tributo faz parte de uma série de homenagens que a Imperatriz realiza desde as primeiras horas após o anúncio da morte de Rosa, na última quinta-feira.

“Não há local melhor para perpetuar o nome de Rosa Magalhães do que em nosso barracão, lugar em que ela se dedicou e entregou por tantos anos trabalhos que entraram para a história da maior manifestação cultural desse país, o Carnaval. No espaço onde os sonhos ganham vida, o nome de Rosa ficará para sempre, sendo motivo de orgulho e contemplação para todos nós”, afirmou Catia Drumond.

Emoção e agradecimento! Integrantes da Imperatriz enaltecem Rosa Magalhães: ‘É a régua com a medida do que é ser carnavalesco bom’

Por Matheus Morais e Rhyan de Meira

A emoção tomou conta de diversos profissionais da Imperatriz Leopoldinense, na última sexta-feira, no velório da carnavalesca Rosa Magalhães. A artista foi campeã cinco vezes na escola de Ramos. Ao site CARNAVALESCO, Leandro Vieira não economizou elogios ao trabalho da artista.

leandro rosa

“A Rosa para todo mundo da minha geração é o gabarito da profissão que a gente exerce. A gente se despede do corpo, mas a obra é imortal. Ela vive e vai viver em cada artista que faz carnaval. É a régua com a medida do que é ser carnavalesco bom. Foram 50 anos de trabalhos ligados ao carnaval. O que me marca muito foram os desfiles que ela fez na Imperatriz Leopoldinense. Fez carnavais que são referência do que é fazer carnaval. Falar da capacidade artística é chover no molhado, mas ela deixa o documento do que é contar histórias no carnaval e da brasilidade. Você entende como é que se deve contar histórias, como o carnaval pode ser veículo de popularização de temas que são densos e títulos como acadêmicos e que contam contorno carnavalescos e todo mundo entende”, citou Leandro.

rafa rosa

A porta-bandeira, Rafaela Theodoro, contou a relação que teve com Rosa Magalhães na Imperatriz Leopoldinense. “Ela era referência para todos. Ela foi uma das grandes pioneiras, uma carnavalesca mulher. Lutou tanto e isso para mulher sambista é muito importante ter ela como referência. Vai fazer muita falta. Ninguém estava preparado para que isso acontecesse, do nada, dói muito. Tive a experiência de trabalhar com ela. Entrei na Imperatriz muito jovem e era um sonho ter uma fantasia idealizada por ela, com todo capricho e jeito único da Rosa. Pude viver isso e ter os ensinamentos dela”.

pityrosa

O intérprete Pitty de Menezes afirmou que todo o mundo do carnaval agradece ao trabalho e dedicação de Rosa Magalhães. O cantor falou dos campeonatos conquistados na escola. “É um momento muito triste para todos nós que somos sambistas. A gente sabe a importância gigantesca da Rosa para Imperatriz e o carnaval. Ela ganhou muitos campeonatos pela Imperatriz. O céu está em festa recebendo a Rosa. Vamos continuar perpetuando o legado dela com todos enredos históricos. A Rosa deu a cara para Imperatriz. Todo ano que a gente passa na Avenida sempre tem um pouquinho da Rosa e isso vai se perpetuar por muitos e muitos anos”, disse o cantor.

bonate rosa

André Bonatte e Pedro Leite, da direção de carnaval da Imperatriz, exaltaram o legado de Rosa Magalhães para escola e sua qualidade profissional.

“A história da Imperatriz com a Rosa é muito próxima e viva. É indiscutível a importância dela para o carnaval. Participou da revolução salgueirense, deu título para o Império Serrano e foi na Imperatriz que teve a maturidade artística. A Imperatriz tem cara de Rosa e a Rosa tem cara de Imperatriz. A maneira de se vestir e se comportar do gresilense é muito Rosa Magalhães. Perdi uma amiga, tínhamos papos de horas, mas ela não vai, o corpo pode partir, mas o legado continua. Rosa é eterna”, afirmou Bonatte.

pedro rosa

“A Rosa é uma mistura de antropofagia com exemplo de profissionalismo e dedicação. Ela fazia questão de realizar o que era complexo e não desistir pela dificuldade. Deu cara para Imperatriz que a gente tem vontade de ser sempre, vitoria, luxuosa, importância, assertiva e brasileira. É um exemplo para todos os sambistas e para sempre”, completou Pedro Leite.

Dirigentes da Portela citam importância de Rosa Magalhães para escola e legado da artista

Por Matheus Morais e Rhyan de Meira

O presidente da Portela, Fábio Pavão, esteve no velório da carnavalesca Rosa Magalhães e falou da relação que teve com a artista e a importante colaboração dela para agremiação.

velorio rosa
Foto: Site CARNAVALESCO

“Sempre fui desde jovem apaixonado pelo carnaval e foi um honra ter trabalhado com ela e aprender durante a produção. Ela teve duas passagens pela Portela. Primeira, na década de 1970, onde ela foi figurinista, o departamento cultural da Portela que fazia os enredos. Durante duas oportunidades, em 1977 (Festa da Aclamação), a Portela foi vice-campeã, muito em função do trabalho da Rosa. Ela também participou em 1978 (Mulher à Brasileira). Recentemente, ela foi carnavalesca da Portela, em 2018 e 2019, quando a escola foi duas vezes quarta colocada. Considero que tive uma experiência muito graticante em todos os aspetctos”, disse o presidente.

Junior Escafura, vice-presidente, frisou o legado do trabalho de Rosa Magalhães.

“A Rosa fez história no carnaval. O legado fica para sempre. Fez tantas coisas bonitas e inesquecíveis para nossa cultura. Torcendo para que ela lá em cima encontre os outros gênios e sigam nos abençoando”, comentou o vice.

Acompanhantes e festas de carnaval: a realidade por trás da diversão

O carnaval é uma das celebrações mais coloridas e aguardadas em muitas culturas do mundo. Caracterizado por desfiles, fantasias extravagantes, música vibrante e uma atmosfera de alegria desenfreada, o Carnaval é um evento cultural que atrai milhões de pessoas. Entretanto, por trás dessa fachada de diversão e entretenimento, há uma realidade menos visível, mas igualmente significativa: a presença de acompanhantes erechim nessas festividades.

Este artigo explora o papel dos acompanhantes nas festividades de carnaval, examinando os fatores que contribuem para sua participação, as implicações sociais e econômicas e as percepções da sociedade sobre essa prática.

A atração do carnaval para as acompanhantes

O carnaval, com sua explosão de cores, música e celebração, é um evento que atrai milhões de pessoas de todo o mundo. Essa festividade não é apenas um espetáculo cultural, mas também um ímã para uma ampla gama de serviços de turismo e entretenimento, incluindo o setor de acompanhantes. A demanda por acompanhantes durante o carnaval aumenta drasticamente, impulsionada por vários fatores que tornam esses eventos uma atração única tanto para as acompanhantes quanto para seus clientes.

Antes de tudo, é essencial entender que o Carnaval é sinônimo de liberdade e permissividade. Durante essas festividades, as normas sociais e morais tendem a se relaxar, criando um ambiente em que as pessoas se sentem mais livres para explorar experiências novas e menos convencionais. Essa atmosfera de deboche e celebração promove uma mentalidade de “vale tudo”, levando muitos participantes a buscar aventuras que normalmente não considerariam. A contratação de acompanhantes do Simpleescorts BR torna-se uma extensão dessa busca por prazer e novidade.

Além disso, os carnavais atraem um grande fluxo de turistas com alto poder aquisitivo. Eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro, o Mardi Gras em Nova Orleans ou o Carnaval de Veneza são os principais destinos que recebem visitantes dispostos a gastar grandes somas de dinheiro para maximizar sua experiência festiva. Esse alto poder aquisitivo cria um mercado lucrativo para as acompanhantes, que podem cobrar tarifas significativamente mais altas durante esses eventos devido à alta demanda e à disposição dos clientes em pagar por serviços exclusivos e de qualidade.

Um exemplo claro é o Carnaval no Rio de Janeiro, onde foi documentado um aumento notável na contratação de serviços de acompanhantes durante a semana de comemorações. Nesse cenário, as acompanhantes não vêm apenas da localidade, mas muitas viajam de outras partes do país e até do exterior, atraídas pela oportunidade de obter rendimentos excepcionais. Esses profissionais planejam sua presença nesses eventos com antecedência, assegurando acomodações e logística para atender à demanda de forma eficiente.

A dinâmica do carnaval também influencia a escolha dos serviços de acompanhantes. Durante esses eventos, os clientes procuram companhia que se encaixe no clima festivo: pessoas que não apenas ofereçam serviços íntimos, mas que também possam ser companhias agradáveis para participar de festas, desfiles e outros eventos sociais. As acompanhantes, cientes dessas expectativas, adaptam seus serviços para incluir o acompanhamento a eventos e a participação ativa em comemorações, o que lhes permite cobrar tarifas mais altas e proporcionar uma experiência completa a seus clientes.

Além disso, é importante enfatizar o aspecto de segurança e discrição. Durante o carnaval, o ambiente lotado e festivo pode levar a situações em que encontros íntimos espontâneos nem sempre são seguros ou consensuais. Nesse contexto, os acompanhantes profissionais oferecem uma alternativa mais segura e controlada, em que limites claros são estabelecidos e o consentimento e a segurança de ambas as partes são garantidos. Esse profissionalismo e a garantia de discrição fazem com que muitos participantes prefiram contratar serviços de acompanhantes em vez de correr o risco de encontros casuais.

Impactos econômicos e sociais

A presença de acompanhantes nos carnavais tem implicações múltiplas e variadas, tanto econômicas quanto sociais. Esses impactos se manifestam de forma direta e indireta, afetando tanto as comunidades locais quanto a percepção e a estrutura dessas festividades globais.

Do ponto de vista econômico, a atividade de acompanhantes durante o carnaval representa uma injeção considerável de capital nas economias locais. Esse fenômeno é especialmente notável em cidades e regiões onde o turismo desempenha um papel fundamental na economia. Durante os dias de carnaval, a demanda por serviços de acompanhantes aumenta exponencialmente, gerando uma renda significativa para aqueles que trabalham no setor. As tarifas cobradas por acompanhantes durante esses eventos costumam ser substancialmente mais altas do que em outras épocas do ano, refletindo tanto a alta demanda quanto a disposição dos clientes de pagar por experiências exclusivas.

Além disso, o impacto econômico não se limita apenas às taxas cobradas pelos acompanhantes. Há vários setores associados que também se beneficiam do aumento da atividade. Por exemplo, os setores de hotelaria e transporte estão passando por um boom devido à necessidade de acomodações e viagens para profissionais que viajam para esses eventos. Restaurantes, bares e lojas também se beneficiam indiretamente, pois os clientes de acompanhantes geralmente procuram criar uma experiência completa, incluindo jantar, sair à noite e fazer compras.

Um exemplo tangível desse impacto pode ser visto durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Essa celebração atrai milhões de turistas, e a presença de acompanhantes não apenas satisfaz uma demanda específica, mas também contribui para a economia local de forma significativa. Os acompanhantes que viajam para o Rio de Janeiro para trabalhar durante o Carnaval geralmente reservam acomodações de luxo e usam serviços de transporte particular, o que representa uma renda adicional para esses setores. Além disso, as transações financeiras associadas aos seus serviços geram um fluxo de capital que beneficia vários atores da economia local.

Do ponto de vista social, a presença de acompanhantes nos carnavais levanta debates e reflexões sobre a natureza dessas festividades e as dinâmicas de poder e gênero que as sustentam. Por um lado, pode-se argumentar que a participação de acompanhantes em carnavais é uma expressão legítima de autonomia pessoal e profissional. Muitos desses profissionais veem o carnaval como uma oportunidade de trabalho que lhes permite obter uma renda considerável em um curto período de tempo, melhorando assim sua qualidade de vida e a de suas famílias.

No entanto, também há preocupações sobre a exploração e a vulnerabilidade das pessoas que trabalham no setor. Em contextos em que as regulamentações e as proteções legais são insuficientes, os acompanhantes podem enfrentar situações de risco, inclusive exploração do trabalho, abuso e violência. Essa dinâmica é particularmente preocupante em eventos de massa, como o carnaval, em que o fluxo de turistas e a natureza efêmera dos relacionamentos podem facilitar situações de exploração e abuso.

As percepções sociais sobre acompanhantes em carnavais são variadas e, muitas vezes, contraditórias. Por um lado, alguns segmentos da sociedade veem essa atividade como parte integrante e natural do carnaval, refletindo a liberdade e o espírito permissivo que caracterizam essas festividades. Por outro lado, há estigmas e preconceitos que associam a profissão de acompanhante à imoralidade e à depravação, o que pode levar à discriminação e à marginalização das pessoas que escolhem essa forma de trabalho.

Esses estigmas sociais não afetam apenas os acompanhantes, mas também influenciam a percepção geral do carnaval como uma celebração cultural. A presença visível do setor de acompanhantes durante essas festividades pode gerar polêmica e debates sobre os valores e as tradições que o carnaval deve promover. Em alguns casos, essas controvérsias podem levar a tentativas de regulamentar ou restringir a atividade dos acompanhantes durante o carnaval, o que, por sua vez, levanta questões sobre liberdade pessoal e direitos trabalhistas.

Em resumo, a presença de acompanhantes nos carnavais tem um impacto econômico significativo, beneficiando vários setores da economia local. Ao mesmo tempo, levanta questões sociais importantes sobre exploração, vulnerabilidade e percepções públicas da profissão. Essa dinâmica complexa reflete a realidade multifacetada do carnaval, uma celebração que combina alegria e liberdade com desafios econômicos e sociais que merecem atenção cuidadosa e uma abordagem abrangente.

Beija-Flor 2025: samba da parceria de Edson Jacaré

Compositores: Edson Jacaré, Egildo de Nilópolis, Rogério Fabiano, Jr. Billy Mandy, Mestre Dudu 7 e Jorge Aila

SOPRAM OS VENTOS DE IANSÃ
RESSOA A JUSTIÇA DE XANGÔ
PRA COROAR LUIZ MENINO
QUE TRAÇOU O SEU DESTINO E SE IMORTALIZOU
JOELHOS DOBRADOS, A FÉ NO SAGRADO
RESPEITO AO LEGADO DOS SEUS ANCESTRAIS
PRECEITOS RITUAIS, UM BANHO DE AXÉ
GUIAS E PATUÁS PRA SE MANTER DE PÉ
FEZ DA ARTE SEU PROTESTO
PRETA GENTE EM MANIFESTO, RESISTÊNCIA E IGUALDADE
Ê QUILOMBOLA NILOPILITANO
SOBERANO E COMBATENTE NA SOCIEDADE

A INSPIRAÇÃO E O DOM QUE NA LATA ECOOU
SENTIMENTO E SOM RUFAM NO TAMBOR
BATUQUE E BATUTA, ARRANJO E LABUTA
ENCANTO QUE O MESTRE NOS ENSINOU
“E O CANTO QUE O MESTRE NOS ENSINOU”

COM A SUA VOZ…
NO SAMBA E NA VIDA É NOSSO “ESPELHO”
MESMO PROIBIDO SEMPRE OLHOU POR NÓS
NÃO ESTAMOS SÓS, POIS SOMOS SEUS HERDEIROS
LAÍLA… A SUA HISTÓRIA INSPIRA GERAÇÕES
MARCOU SEU NOME EM TANTOS PAVILHÕES
MAS EM NILÓPOLIS É SEU LUGAR
COMUNIDADE ESTAVA LOUCA DE SAUDADE
E CLAMA NO ORUM AO MAGO E AO GRIÔ
QUE DERRAMEM BENÇÃOS NA BEIJA-FLOR

EU VIM CANTAR PRA VOCÊ, MOSTRAR O QUE APRENDI
SEI QUE A SUA ALMA AINDA VIVE AQUI
SOU BEIJA-FLOR, SANGUE NOBRE AZUL E BRANCO
LAROYÊ LAÍLA DE TODOS OS SANTOS

Beija-Flor 2025: samba da parceria de Robson Batalha

Compositores: Robson Batalha, Marcelo Machado, Carlinhos da Xerox, Breno Machado, Amilton Cordeiro e Vinicius Pacifico
Intérpretes: Paulinho Cacuia e Jorgem Bombom

SOPRAM VENTOS DE OYÁ
QUEM NASCEU PRA BRILHAR TEM MAGIA
EO MENINO DA PEDREIRA DE SALGUEIRO ENCANTO FEITICEIRA
VEM DAS ESTRELAS UM RAIO TROVÃO DO CÉU
UM CLARÃO BRILHOU PRO TROVADOR MENESTREL
PRECEITO OFERENDAS RITUAIS FIOS DE CONTAS BALANGANDÃS
MISTICISMOS SINTONIA COM CABOCLO PATUÁ ENERGIA QUE EMANA
RESILIÊNCIA AOS PRETOS VELHOS E GRIÓS
NO SORTILÉGIO A CULTURA CIGANA
NO IRERÊ UM ORIXÁ OGUM YÊO
O MÚSICANTE DE REAL VALOR
PRA COMUNIDADE IMPOR RESPEITO
CANTOU BATEU NO PEITO EU SOU BEIJA

HÊ EEE MÃE NEGRA HÁ PEQUENA ÁFRICA DE OBÁ
TEM PRAS RUAS E GUETOS
O LUGAR DE FALA
DO SEU POVO PRETO

COM AS MAZELAS DA VIDA UM MONSTRO VIROU CARNAVAL
MOSTROU A BAIXADA SOFRIDA BRAVA GENTE E O PRECONCEITO SOCIAL
AS ÁGUAS DO AMAZONAS O TOQUE DO TAMBOR
O NEGRO BRAÇO FORTE QUE ERGUEU NOSSO PAÍS
SE O ÍNDIO PROTAGONIZOU A ELE ACLAMOU NOSSO POVO FELIZ
VEM VER TEM MALTRAPILHO NA AVENIDA
NA APOTEOSE DESPEDIDA HÓ PAI QUANTA EMOÇÃO
O MISSIONEIRO DEU VOZ PRA TUDO E POR AMOR
TANTA DEDICAÇÃO ESPERO QUE ESTEJA COM ELE
NO MEU CORAÇÃO TÁ AQUI O LEGADO QUE TRAGO NÓS BRAÇOS
LAILA DE JOÃO LAILAS E JOÃOS

ALAFIÔ OQUEARÔ KAÔ KABECILÉ XANGÔ
DE NILÓPOLIS PRO MUNDO UM SOBERANO SONHADOR
DE TODOS OS SANTOS E SAMBAS MESTRE BALUARTE GENIAL
LAILA BEIJA FLOR É CARNAVAL

Beija-Flor 2025: samba da parceria de Júnior PQD

Compositores: Júnior PQD, Nando Souza, Robinho Donozo, Nathan Walace, Daniel Colete e Andrezinho da Beija-Flor

SAGRADA ENTIDAE QUE NOS INSPIRA
SUA LUZ HOJE NOS GUIA, TUAS GUIAS NOSSA HERANÇA
SUA FÉ FOI ABONANÇA, ORI FEITO PRA XANGÔ
QUANDO OS VENTOS DE OYÁ SOPRAM O MENINO VENCEDOR
UM GRIÔ, O SAMBISTA POPULAR
FEZ MIRONGA, E MANDINGA, FUNDAMENTOS DE ORIXÁ
POVO PRETO SINGULAR, DA MATRIZ DE UM QUILOMBO
SOBERANA, É A BEIJA-FLOR DO VELHO SÁBIO SOBERANO
Ô Ô Ô LUIZ DO CARMO SENHOR FORJADO NO PRECEITO DO TERREIRO

NA LATA BATUQUE, ESPERANÇA
TRAÇOU O DESTINO DO BEM
DO MORRO PRO ASFALTO E MAIS ALÉM

OUVIDO APURADO, DIVINO DOM
REGENDO TAMBORES, TAMBORINS E VIOLÕES
E NA MELODIA QUE O SAMBA SE FEZ
JUNTAR POESIAS, TUA MAESTRIA
REVOLUCIONAR, NOSSO TEMPLO MARQUES
EM CADA COMPASSO, UM PASSO PRA GLÓRIA
DIVERSAS ESCOLAS, UMA ORAÇÃO
EM SEUS ENREDOS, RETRATOS DA VIDA
CORRIDA E SOFRIDA DE UM FOLIÃO
ENTRE AYE E ORUM, O MAGO E O GRIÔ MANDA ENERGIA
PRO FESTIVAL DE PRATA EM PLENA PISTA
AVANTE SOBERANOS, COMPANHEIROS
O MEU ORGULHO É SER, MAIS UM CRIA NILOPOLITANO
NA ALEGRIA OU NO CAIR DO PRANTO
EU SOU BEIJA-FLOR! EU SOU BEIJA-FLOR!

DE TODOS OS SANTOS, DE TODOS OS SAMBAS
DE OGUM PADROEIRO, IRMÃO DE XANGÔ
EPARREY OYÁ!
LAÍLA É O CANTO DO MEU BEIJA-FLOR

Beija-Flor 2025: samba da parceria de Sérginho Sumaré

Compositores: Sérginho Sumaré, Marcelo Guimarães, Rogério da Mata, Neilson Oliveira, Léo Freire e Ademir

PEÇO LICENÇA PARA O DONO DA ENCRUZA
PRO MEU CORTEJO SOBERNAO DESFILAR
GUIA NO PEITO, AGÔ, DOBRO O JOELHO
SANDÁLIA BRANCA, OFERENDA NO ALGUIDÁ
FILHO DE YANSÃ E DE XANGÔ
FUI ERÊ LA NA PEDREIRA
EU SOU CRIA DAS LADEIRAS
APRENDIZ DOS ANCESTRAIS
UM HERDEIRO DO TAMBOR
BOM MALANDRO DA AVENIDA
MINHA ESCOLA FOI A VIDA, PRESENTE DOS ORIXÁS
EPARREI, KABECILÊ, MEU PAI, PRESENTE DOS ORIXÁS

GRIÔ NO XIRÊ, SIGO PROCISSÃO
TOCO O ADARRUM
PRA NOSSA SENHORA, OXUM E À CIGANA PEÇO PROTEÇÃO
BATIZADO NO ARODOR DA FÉ E BANHADO DE AXÉ

“VEJE BEM” E “NÃO ME QUEIRA MAL”
FUI GENIOSO SIM, DIZIAM GENIAL
FIEL, ORGULHOSO, ESPIRITUOSO E O DOM NATURAL…
PRETA VOZ EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
O RITMO E A CANÇÃO EM HARMONIA
NESSA ALQUIMIA
O MAGO, O GRIÔ E UMA NAÇÃO
VENHAM QUILOMBOLAS, MACOBEBAS, CURUMINS
MONSTROS E MENDIGOS, MINHA LUTA NÃO TEM FIM
VAI MUITO ALÉM DO MEU GURUFIM
OS OLHOS MAREJADOS, QUE SAUDADE
DO CANTO FORTE DA COMUNIDADE
EU NUNCA VI IGUAL
O ROLO COMPRESSOR DO CARNAVAL

OGUM PATAKORI, JÁ FIZ O MEU ORÔ
E HOJE ESTOU AQUI, A RUA PRATEOU
DE TODOS OS SANTOS E TODOS OS SAMBAS
ETERNAMENTE UM BEIJA-FLOR

Beija-Flor 2025: samba da parceria de Picolé da Beija-Flor

Compositores: Picolé da Beija-Flor, Sebastião Tainha e Marcelinho do Estácio

PEÇO LICENÇA A UM SER DE LUZ
QUE HOJE ESTÁ NOS BRAÇOS DO CRIADOR
LAÍLA SEU LEGADO NOS CONDUZ
GUIADO PELA COROA DE XANGÔ
DO CANTO O ENCANTO SUA VOZ ECOAVA NO AR
FILHO DE TODOS OS SANTOS
COM SUAS GUIAS E TAMBÉM OS PATUÁS

O POVO NEGRO SIMBOLIZA O PENDÃO
OS ANCESTRAIS VEM CUMPRIR SUA MISSÃO
NOS RITUAIS MUITA DOUTRINA
CANTO DE FÉ DAVA FIM A ESCRAVIDÃO

NO TEATRO DA VIDA UM SONHO DE LIBERDADE
MENSAGEIRO DO AMOR EM BUSCA DE IGUALDADE
OS OLHOS FALAM O QUE A BOCA CALA
DO PALCO TINHA O DOM DA MAESTRIA
O MORRO FOI SUA FORMAÇÃO
NO PAPEL DE PÃO ESCREVIA POESIA
NAS ESQUINAS DA VIDA VENCEU
SEM AS ALAS COMERCIAIS
A SAGA DO ARTISTA VEIO TRIUNFAR
DETENTOR DE VÁRIOS CARNAVAIS
O MESTRE O MAGO SANTA UNIÃO
DEIXOU O LEGADO NA SUA PERFEIÇÃO

KABECILÊ KAÔ KABECILOBÁ
É A BEIJA-FLOR EM FORMA DE ALUSÃO
NA DANÇA DO ALUJÁ COM A COMUNIDADE
FAZ UM TRIBUTO DE VITÓRIA E REDENÇÃO