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Ouça o samba-enredo do Tucuruvi para o Carnaval 2025

Compositores: Macaco Branco, Prof. Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcelo, Denis Moraes e Marcelo Faria
Intérprete: Igor Sorriso

Kunhã Pindorama
O Paraíso Yky Ayri
Exuberância na retina refletir
Encantado Rito em Alma concebeu
O Solo é meu sagrada esperança
Na malha herança Espiritualizou
Antropofagia só engoliria quem colonizou

TECE O FIO DE ALGODÃO DA TIÚBA VEM A CERA
NO TRANÇADO JERERÉ, PRENDE A PENA FEITO TEIA

MAIRAMÊ YEGAÇAWA UNHËË KI IKATARA TUPINÃBÁ

NO TRANÇADO JERERÉ PRENDE A PENA FEITO TEIA
TECE O FIO DE ALGODÃO DA TIÚBA VEM A CERA

Minha pele representa a memória
Resistência originária dos Tupis
Patrimônio secular da Minha Historia
Joia Rara Emplumada vinde a mim
Clamo a Ti força Maior
Seu poder não me oponho
Abençoe a nossa Escola
REALIZA O NOSSO SONHO

Não foi feito pra você, Não foi feito pra vender
A VONTADE DO MANTO VAI PREVALECER

KWA YEPÉ TURUSU YURI
ASSOJABA TUCURUVI
A TRIBO DE GUERREIRO COM A ALMA BRASILEIRA
CANTAREIRA
KWA YEPÉ TURUSU YURIRI
ASSOJABA TUCURUVI
A TRIBO DE GUERREIRO COM A ALMA BRASILEIRA
CANTA CANTAREIRA

Renata Spallicci é coroada na Águia de Ouro e ressalta renascimento no retorno ao carnaval

O último domingo foi de apresentações na quadra da Águia de Ouro, a começar pela coroação da nova rainha Renata Spallicci que retorna ao carnaval após superar um câncer no intestino. O muso Igor Maxilimiano também foi apresentado para a comunidade da Pompeia. A agremiação será a primeira escola do sábado, dia primeiro de março, e com o enredo: “Em Retalhos de cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”, uma homenagem para o artista Benito di Paula.

AguiaDeOuro et RainhaRenataFala
Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

A empresária era a rainha da Barroca Zona Sul em 2022, mas vinha sofrendo com a saúde, até descobrir um câncer no intestino. Superou a doença em 2023, portanto ficou ausente do carnaval entre 2023 e 2024. Sobre a sua história no carnaval paulistano, Renata contou para o CARNAVALESCO.

“Comecei no Tatuapé, inclusive, o Edu meu antigo presidente estava aqui. Eu fiquei muito feliz com a presença dele, sou muito grata, porque ele me abriu as portas no carnaval. Então essa vinda dele aqui significa muito para mim. Depois eu tive a oportunidade de ser rainha na Barroca, foi maravilhoso, foram anos muito felizes da minha vida. E eu saí por problemas de saúde, eu estava ficando doente toda hora. Sou atleta, fui atleta profissional, então algo que ficar doente não fazia parte da minha agenda de vida e eu sabia que tinha alguma coisa errada. E aí um ano depois eu acabei descobrindo um câncer no intestino o ano passado, graças a Deus me curei. Estou voltando para o carnaval primeiro nesta casa que eu desejei muito estar aqui muito e coroando esse momento de cura, de renascimento. Um ano depois, que o primeiro ano é conturbado, levei um tempo para me recuperar. Você pode ver que eu estou pura emoção?”

AguiaDeOuro et RainhaPresidente

O contato da nova rainha com a Águia de Ouro foi acontecendo ao longo dos últimos dias com churrasco com a bateria e também visita da escola em sua empresa familiar.

“Olha, da primeira vez que eu pisei nessa quadra, eu senti uma coisa assim inexplicável. E conforme eu fui tendo contato, conheci o presidente Sidnei, conheci a Jacqueline e depois conheci o pessoal da bateria.. E foi um namoro que foi acontecendo e a oportunidade veio, eu sou muito grata. Tive sim esse momento com a minha bateria, foi algo que eu pedi. Falei que eu quero conhecer a minha bateria antes da coroação e a gente teve esse momento. Depois tiveram outros, eu consegui vir em ensaio a gente teve outros momentos juntos”.

AguiaDeOuro et RainhaRenataSpallici

Em nova fase da vida e da carreira, Renata revelou o que podemos esperar dela como rainha: “Estarei com todos, no chão com a galera, abraçando, beijando, cativando, sou muito carinhosa. Gosto de receber o carinho deles também”, complementou ela falou sobre a importância do reinado: “Acho que a rainha com toda essa representatividade que a gente tem é justamente isso. É abraçar a comunidade, é estar com todo mundo, engajar, participar. E é isso que eu vou fazer”.

Em conversa com o CARNAVALESCO, ela confidenciou que já tem fantasia apresentada pelo carnavalesco André Machado.

“Eu já tenho a fantasia. O André já me entregou o desenho da minha fantasia e é uma joia, é a coisa mais linda. Assim, nossa, ele desenhou ali para mim mesmo”.

AguiaDeOuro et RainhaBateria 2

Escritora e empresária, Renata Spallicci contou um pouco de como ela é fora do carnaval: “Sou uma menina mulher já com quase 43 anos, muito sonhadora, muito trabalhadora. Gosto muito de trabalhar. Acho que Deus me deu um privilégio, eu tenho a missão de ser a terceira geração de uma empresa familiar. Honro muito essa oportunidade e tento fazer isso com todo o meu amor, com todo o meu carinho como tudo que eu faço. Aqui também vai ser com todo o meu amor, com todo o meu carinho”.

O mestre da bateria há trinta e três anos, Juca ressaltou a nova rainha da “Batucada da Pompeia”: “A Renata foi uma grata surpresa. Foi o que o presidente falou, a humildade dela, o caráter dela. Muita gente torceu o nariz. Principalmente a rede social e tudo… Mas depois que a bateria, a comunidade, conheceu ela… Ela é sensacional, uma pessoa do bem, super gente boa”.

AguiaDeOuro et RainhaBateria

O presidente Sidnei Carriuolo seguiu elogios para a nova rainha da Águia de Ouro e frisou: “A Renata é uma pessoa diferenciada. Uma mulher muito especial, carisma grande, coração enorme e a nossa cara. Essa é a verdade, ela é a nossa cara. E eu espero que ela seja feliz aqui, e a gente seja feliz com ela. Estamos apostando muito nisso e estamos acreditando também muito nisso”.

AguiaDeOuro et PresidenteSidnei 2

No palco, a nova rainha recebeu homenagem das musas da escola, inclusive, um texto lido pela musa Marina Franco citou a superação do câncer, e o momento de renascimento na vida e no carnaval, emocionando Renata. Um dos pontos frisados no palco foi sobre a boa relação da nova rainha com o quadro de musas.

AguiaDeOuro et MusaMarinaFranco

Após coroação no palco, pediu licença para Douglinhas Aguiar, intérprete muito querido na comunidade, para puxar em conjunto o seu bordão: ‘tá todo mundo aí’. Ao descer para a bateria, um momento marcante foi toda a bateria ajoelhar para a rainha sambar no meio da “Batucada da Pompeia”.

AguiaDeOuro et RainhaRenataSpallicci

Novo muso, Igor Maximiliano, também foi apresentado

O muso da Império Serrano no Rio de Janeiro, mas com história no carnaval de São Paulo, se junta ao time de musos e musas da Águia de Ouro para o desfile de 2025. E contou um pouco sobre sua trajetória ao site CARNAVALESCO.

“Comecei na Leandro de Itaquera na ala das Crianças em 2001, depois fui para a Nenê de Vila Matilde ala de passo marcado e logo em seguida fui para Vai-Vai ser comissão de frente. Depois do Vai-Vai fiquei na X9 durante 10 anos na minha vida. Tive a oportunidade de ser chamado para ser muso do Império Serrano, deu tudo certo continuo lá para o Carnaval 2025. E tem uma surpresa, o Águia de Ouro é a primeira de sábado e a Império Serrano é a última de sábado. Uma em São Paulo e a outra no Rio, vamos dar um jeito”.

Igor Maximiliano recebeu convite da escola para retornar ao carnaval paulistano, e resolveu aceitar, mas tem um desafio no sábado de carnaval: “Atual muso agora do Águia de Ouro, mas antes de estar aqui eu era um antigo muso da X-9 Paulistana e fiquei lá durante 10 anos aí veio época da Covid. E nós infelizmente não conseguimos conciliar uma coisa com a outra. E aí teve esse probleminha de quando voltaram as datas eram na mesma data e aí acabou não conciliando e quando eu voltei esse retorno foi um convite da Jacque, do presidente Sidnei, né? E foi uma retomada porque eu tenho uma história aqui, mas continuo no carnaval carioca, continuo sendo muso do Império Serrano, mas ao mesmo tempo eu queria voltar para onde eu comecei, para onde criei destaque, para onde criei um nome. Com muita humildade, acho que eu ainda tenho muito o que contribuir. Acabei voltando e agora no Águia de Ouro”.

Sobre o look que mostrou empolgação ao receber das mãos do carnavalesco André Machado, resumiu: “É um look diferenciado, diferenciado”, mas não deu spoilers.

Homenageando o artista Benito Di Paula, a Águia de Ouro será a primeira escola no sábado de carnaval, cantando “Em Retalhos de cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”.

Veja abaixo mais imagens

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Vizinha Faladeira revela novo brazão mantendo símbolo

A escola de samba Vizinha Faladeira ressurgiu há 35 anos no cenário carnavalesco após um hiato de quase 50 anos. O retorno teve como destaque a exibição de seu primeiro pavilhão, que trazia a imagem de uma mulher com a língua exposta, simbolizando as fofoqueiras que deram origem ao nome da agremiação.

brazao vizinha

Conhecida como a “Pioneira”, a direção da escola decidiu apresentar uma nova imagem: a encantadora sereia. Essa figura mítica se tornou um símbolo representativo, destacando sua conexão com a Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Agora, a Vizinha Faladeira revela seu novo brasão. Mantendo a sereia como símbolo central, a escola honra a visão dos antigos diretores, que escolheram essa figura para representar sua essência. O presidente da Vizinha Faladeira, David dos Santos, comenta sobre a importância dessa atualização.

“A Sereia representa a força e a magia da Zona Portuária do Rio, local onde está situada e foi fundada, e é um símbolo que nos conecta à nossa história e à nossa comunidade. Estamos muito orgulhosos de revelar este novo brasão, que reflete nosso espírito de inovação e nossa tradição”.

Imperatriz cheia de axé para o Carnaval 2025

A Imperatriz Leopoldinense volta com uma temática afro-religiosa ligada à mitologia dos orixás, com o enredo “Ómi Tútú ao Alúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, do carnavalesco Leandro Vieira. A última vez foi há 46 anos. Em conversa com o site Carnavalesco, a presidente da escola, Cátia Drumond, contou o que representa para ela esse momento da escola depois tanto tempo sem fazer um enredo afro. Ao longo do tempo, membros da escola, como passistas e baianas, expressaram esse desejo de explorar essa temática no desfile. Assim, o enredo nasceu em resposta a essa demanda da comunidade, combinada com a vontade pessoal do carnavalesco de atender a esse pedido e celebrar as raízes africanas e religiosas da escola. Em 1979, a escola apresentou o enredo “Oxumaré, a lenda do arco-íris”, assinado por Mário Barcellos e Caetano Costa.

leandro catia imperatriz
Foto: Divulgação/Nelson Malfacini Imperatriz

Para Cátia Drumond, a Imperatriz precisa desse axé e o momento é muito positivo com a escola fazendo um enredo afro após tanto tempo, principalmente, levando em consideração o sucesso que foi a cigana no Carnaval 2024.

“Eu vejo como um momento positivo. Somos a escola que menos fez enredos sobre a religião africana, e acho que precisamos desse axé, dessa paz. Viemos com o enredo do Lampião, que nos deu o campeonato. Depois, com a Cigana, que não nos deu o campeonato, mas acredito que foi o melhor desfile que a Imperatriz fez nos últimos anos. Tenho certeza que, com fé, amor e as bênçãos de Oxalá, faremos um excelente desfile em 2025”.

Em relação às mudanças para o Carnaval 2025, com três dias de desfile e o fechamento das notas dos jurados após cada escola passar pela Avenida, Cátia acredita que é um teste e espera que dê certo.

Ouça os sambas concorrentes da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2025

“Todas as escolas votaram a favor da mudança e eu acho que isso é um teste. Estamos torcendo para que funcione. Mesmo que não fossem três dias de desfile, mas dois, as notas seriam fechadas. Há muito tempo não vemos uma campeã saindo no domingo, e o julgador precisa entender que ser campeã no domingo não é nada errado. Observamos que as escolas que ganham geralmente desfilam na segunda-feira. O domingo pode ter mais ou menos erros, e em 2024, o domingo teve menos erros. Se você olhar o resultado, a segunda, terceira e quarta colocadas foram de domingo, mas eu sempre vejo uma diferença significativa entre o domingo e a segunda-feira. Então, também vejo isso como uma aposta. Se não der certo, damos um passo para frente e depois outro para trás”.

Em uma conversa com o site Carnavalesco, o artista compartilhou detalhes sobre a inspiração por trás do enredo, revelando como essa história chegou até ele e qual será o fio condutor dessa narrativa.

“Esse enredo chegou meio que uma vontade minha de atender a um pedido da comunidade. A Imperatriz tem quase 50 anos que não se debruça na temática afro-religiosa, e quando eu cheguei aqui, na minha primeira passagem, ainda no Grupo de Acesso, em 2020, já era um desejo que as pessoas da escola, quando eu digo as pessoas da escola, é a comunidade da escola, passistas, baianas, solicitavam esse enredo e nasce um pouco disso”, revelou Leandro.

Confira a sinopse do enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2025

Leandro contou detalhes sobre o fio condutor do enredo, destacando que a narrativa se baseia na saga contada pelo Itã, que relata o desejo de Oxalá de visitar Xangô. No entanto, ao longo do percurso, Oxalá enfrenta uma série de obstáculos que o levam a uma conclusão de viagem diferente daquela que ele havia imaginado ao sair de Ifón em direção a Oyó. A história é contada por meio de recursos carnavalescos, como fantasias, alegorias e adereços, que transportam o público para o universo mágico e mitológico dos orixás.

“O fio condutor é dessa contação de história que parte de uma saga, da saga que narra, do Itã, que narra o desejo de Oxalá visitar Xangô. No meio do caminho, existe uma série de percalços que levam Oxalá a ter um término de viagem diferente daquele que ele havia pensado que teria quando pensou em sair de Ifón rumo ao Oyó. A terra onde ele era soberano, para a terra onde Xangô é soberano. Então é um pouco a contação dessa história através de recursos que são carnavalescos mesmo. E fantasias, alegorias, adereços”, explicou Leandro.

UPM 2025: samba da parceria de Marquinho Sorriso

Compositores: Marquinho Sorriso, Eli Penteado, Ricardo Simpatia, Flavinho Avellar, Jorginho, Almir Chega Junto, Marcelo Vai-Vai e Bruno Andrade

AGÔ EGBÉ YÁ NASSÔ
VINDA DE ALÉM MAR ABRIU CAMINHO
CHEGOU NOSSA MÃE TRAZENDO AXÉ
NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ
PRETOS E PRETAS CONSTRUÍRAM UMA NAÇÃO
SOB O ORVALHO E GRATIDÃO À ALAFIN
ETERNIZANDO AS RAÍZES DE IORUBÁ
FILHOS SAGRADOS DE YALORIXÁS
RESPLANDECENDO NO REINO DE OYÓ
NO ESPLENDOR DE OÒRÚN E ÒSUPÁ

CLAMANDO NOSSOS ANCESTRAIS
NO XIRÊ DOS ORIXÁS
GUARDIÃ YÁ NASSÔ Ô Ô Ô
GEROU NO VENTRE A CRIAÇÃO NAGÔ

RENASCEU A ESPERANÇA
VENCEU PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA
SOMOS BRANCO DE ARÁINTILE
JUSTIÇA E AMOR
SOMOS VERMELHO DE XANGÔ
OBATOSSI SOPROU LIBERDADE
PRÁ BAMBOXÊ OBITIKÔ
COM AS BEÇÃOS DA TRINDADE
REERGUEU-SE O MAIS ANTIGO TERREIRO
ESPALHANDO A SEMENTE DA FÉ
IRRIGADA PELAS ÁGUAS DE OXUM
ARYÁ PONON OPUKUDÊ, FELICIDADE
BRILHOU O ADÊ SAGRADO DA ANCESTRALIDADE

KAÔ KABECILÊ XANGÔ! LAÓ OBÁNIXÉ KAÔ
SOU BOI VERMELHO DA VILA VINTÉM
BATO CABEÇA NESSE ALTAR
HOJE O MEU TAMBOR VAI ECOAR

UPM 2025: samba da parceria de Thiago Vaz

Compositores: Thiago Vaz, W. Corrêa, Richard Valença, Diego Nicolau, Orlando Ambrosio, Renan Diniz, Miguel Dibo e Cabeça do Ajax
Intérpretes: Igor Sorriso, Diego Nicolau e Tem-Tem Jr.

EIÊÔ! KAÔ KABESILÊ BABÁ OBÁ!
COURAÇA DE FOGO NO ORÔ DO VELHO AJAPÁ
A RAÇA DO POVO DO ALAFIN, E ARDE EM MIM..
RUBRO VENTRE DE OYÓ
NA ESCURIDÃO, NUNCA ANDAREI SÓ
VOVÓ DIZIA: SANGUE DE PRETO É MAIS FORTE QUE A TRAVESSIA!
SAUDADE, QUE INVADE! FOI MARÉ EM TEMPESTADE
SOPRA A ANCESTRALIDADE NO MAR (Ê RAINHA)
PRECEITO É HERANÇA SEM MARTÍRIO
AIRÁ GUARDA SEUS FILHOS NO ILÊ DA BARROQUINHA

É A SEMENTE QUE A FÉ GERMINOU, IYÁ ADETÁ
O FRUTO QUE O AXÉ CULTIVOU, IYÁ AKALÁ
YIÁ NASSÔ, Ê BABÁ ASSIKA
YIÁ NASSÔ, Ê BABÁ ASSIKA

VOU VOLTAR MAINHA, EU VOU
VOU VOLTAR MAINHA, CHORE NÃO
QUE LÁ NA BAHIA
XANGÔ FEZ REVOLUÇÃO

OXÊ… A DEFESA DA ALMA NA PALMA DA MÃO
NO CLÃ DE OBATOSSI, HÁ BRAVURA DE OXOSSI NO MEU PANTEÃO
É D’OXUM O ACALANTO QUE GUARDA O OTÁ
DO VELHO ENGENHO, XIRÊ QUE MANTENHO NO MEU CAMINHAR
TOCA O ADARRUM QUE MEU ORIXÁ RESPONDE
OLORUM, GUIA O BOI VERMELHO SEJA ONDE FOR
GIRA SAIA AIABÁ, TRAZ AS ÁGUAS DE OXALÁ
JUSTIÇA DE AGODÔ, TAMBOR GUERREIRO FIRMA O ALUJÁ

NO EGBÉ VILA VINTÉM, DAGÔ XANGÔ!
AMOR QUE VAI ALÉM, LEGADO DE FAMÍLIA
EXEMPLO DE LUTA SEM MEDO
VOZ FEMININA DO GUETO
SAMBA ENREDO DE MÃE PRA FILHA

UPM 2025: samba da parceria de Chacal do Sax

Compositores: Chacal do Sax, Julio Alves, Igor Federal, Caio Alves, Camila Myngal, Marquinhos, Faustino Maykon e Claudio Russo
Intérprete: Tinga

Agô ô, ô, ô, ô!
Atabaque ecoou, incorporou a minha fé…
Sopra a voz do Alafin:
“Você faz parte de mim! Vá plantar o seu axé!”

Me chamam Iyá Nassô
Sou de luta, sou nagô
A chama que acende a candeia
De Oyó, herdei o fundamento
Vi meu novo nascimento
No pranto que escorreu em outra areia
Ao lado de Iyá Adetá, Iyá Akalá
Fui catulada e me banhei no ariaxé
E preparei no azeite doce amalá
Pra assentar meu Ayrá Intilé

Axé pra poder vencer! (Toca alabê!)
Axé pra não se entregar! (Dobra o alujá!)
Foi muito sangue, amassei muita farinha
Pra erguer na Barroquinha terreiro de orixá!

Na Revolta dos Malês, enfrentei perseguição
Pra salvar os filhos meus
Retorno a Uidá, o meu bastião
Eu vivo na coragem de Obatossi
Deixei ekodidé em cada ori
À sombra de Dankô
Tem xirê na Zona Oeste
E o Boi Vermelho, inconteste
Canta este oriki:

Ê! Ê! Ilê Iyá Nassô!
Na Casa Branca, Bamboxê
Engenho Velho de Xangô
Ê! Ê! Ilê Iyá Nassô!

Awurê Obá Kaô! Awurê Obá Kaô!
VILA VINTÉM É TERRA DE MACUMBEIRO!
No meu Egbé, governado por mulher…
Iyá Nassô é Rainha do Candomblé!

UPM 2025: samba da parceria de Jefinho Rodrigues

Compositores: Jefinho Rodrigues, Samir Trindade, Ribeirinho, Jonas Marques, Dr Castilho, Fábio Bueno, Domingos PS e Igor Leal

XANGÔÔÔ… KAÔ XANGÔ
GUIA MEUS PASSOS NO ALUJÁ
O TEU MACHADO REGE O TAMBOR
DO TEU SANGUE NASCEU IYÁ
UM DIA CORPOS PRETOS SOBRE YEMANJÁ
LÁGRIMAS SE MISTURAVAM AS ONDAS DO MAR
E CHEGARAM A SALVADOR… OKÊ OKÊ
ERA OYÓ QUE FICOU PRA TRÁS… KABECILÊ
NO SEU PEITO TRAZIA A DOR
EM SUA ALMA O ADÊ DO PAI

ESSA RAIZ É NAGÔ
IRMANDADE PLANTOU AXÉ
ADETÁ, AKALÁ, IYÁ NASSÔ
A LIBERDADE É MÃE DO CANDOMBLÉ

NASCI NUM PAÍS DE IDEAIS COLONIZADOS
REAL CICATRIZ, MARCAS DO PASSADO
IYÁ, BRAVURA DO MEU ILÊ
FOI REVOLTA, IMALÊ
NA BAHIA GUARDOU O SAGRADO
ILÊ AXÊ NASSÔ OKÁ
UMA HERANÇA, RETORNO DE UIDÁ
SEMENTE DOS ORIXÁS
NA CASA BRANCA TERREIRO DE PRETO
ENGENHO VELHO ANCESTRAL
MEU REFÚGIO, MEU SEGREDO
À SOMBRA DE UM BAMBUZAL
E NA MINHA DEVOÇÃO TOMADO DE FÉ
NO FINAL MINHA NAÇÃO ESTARÁ DE PÉ
AO FINAL VILA VINTÉM DE PÉ

EGBÉ IYÁ NASSÔ PADRE MIGUEL
CONGÁ DE CANGERÊ
O POVO PEDIU MEU BOI VERMELHO CHEGOU
NINGUÉM DERRUBA FILHO DE XANGÔ

UPM 2025: samba da parceria de Jaci Campo Grande

Compositores: Jaci Campo Grande, Laio Lopes, Rogerinho, Alex Cruz, Dr Marcelo, Elian Dias, Pablo Paixão e Aurélio Brito

Agô, matriarca gera a verve
Da retinta epiderme, a força Yorubá
Nagô resplandece na cabeça
O adê da realeza atrai a princesa Iyá

Sopra a fúria em Oyó, griva o barco pelo enfuno
Traz o trono de Alafin, Salvador será seu rumo
Reina em cultos velados uma fé que mantinha
O Candomblé da Barroquinha

Sai faísca quando afia o oxê
A justiça se inclina pro Imalê
Mãe advoga em prol de Vila Vintém
Faz valer a negritude sempre vista com desdém

A intolerância não sobe ladeira
A filha de santo a herança semeia
Segredo de Ifá, o bamboxê guardião
É fundamento ancestral, xirê em transmutação
No Engenho Velho ouço a louvação

Ylê Axé Iyá Nassô, Ora yê yê, ô okê arô
Ylê Axé Iyá Nassô, kabecilê meu pai kaô

Babá Dankô, o bambuzal que adorna Ketu
Baila em Orikis feito redemoinho
Airá intilé é o caminho
Tem salão e camarinha onde logra o altar
A baiana na cozinha prepara o amalá

No Ylê da UPM, a terra treme
No Ylê da UPM, o corpo treme
Ialorixá bradou, quem desvencilha?
O machado de Xangô
Compra a briga da sua filha

No Ylê da UPM, a terra treme
Na Ylê da UPM, o corpo treme
A rainha abrasou, luz de centelho
Irradia lyá Nassô
No Egbé do Boi vermelho!