Sambistas comemoram volta dos ensaios técnicos e citam importância para preparação das escolas
Por Thaise Lima
Quase aos 45 do segundo tempo, quando a maioria das pessoas já tinha se acostumado a ficar mais um ano sem ensaio técnico, os sambistas tiveram a grande surpresa. Sem ter dado tempo das escolas de samba se planejarem, os componentes contaram com o improviso. A porta-bandeira da Mocidade Independente de Padre Miguel, Cris Caldas, conta como foi a surpresa de ter recebido a notícia da volta dos ensaios técnicos.
“Foi muita surpresa esse ensaio técnico. A gente não conseguiu se organizar com roupa, nem nada disso. Ficamos sabendo do ensaio na quinta-feira, não deu tempo. Mas a gente queria muito sentir essa energia da galera, do povo, ter esse contato com as pessoas é muito importante pra gente”, disse.
Cris Caldas também citou que o ensaio técnico é essencial para o andamento das escolas.
“O andamento da escola, se tiver algum erro, já começamos a corrigir daqui. Estamos numa coreografia junto com a comissão. Esse tempo de comissão e casal é fundamental”.
A grande questão pela qual muitas pessoas se surpreenderam com a volta dos
ensaios técnicos foi a atual crise financeira das escolas de samba. Luciana de Andrade de 49 anos, componente da ala 11 da verde e branco de Padre Miguel, afirmou ter ficado
surpresa de ter ensaio técnico este ano.
“Nós pensávamos que não iria ter devido a esse problema do prefeito não liberar a verba para as escolas. A dificuldade está muito grande para todas colocarem o seu carnaval na rua. Ficamos tão surpresos que improvisamos e viemos com a nossa roupa de ala”.
A autônoma também declara a diferença do ensaio técnico para o ensaio de rua.
“Aqui é onde acontece e o que acontece. O ensaio de rua e de quadra são bons, mas é aqui onde vamos desfilar. Aqui temos noção de espaço, de tempo, onde podem corrigir as alas e a questão do tempo. O ensaio técnico é fundamental”.
Com uma legião de pessoas assistindo ao ensaio como se o fosse o próprio carnaval, a nossa equipe perguntou ao público sobre a volta dos ensaios na Avenida.
“Aqui eles se organizam direito, o ensaio é um pré aquecimento, aqui eles tem mais
atenção. Se tiver que errar é aqui que eles vão ver o erro deles. Estou muito feliz por
terem liberado o ensaio”, afirmou Taiane Sales de 22 anos, manicure e torcedora da
Vila Isabel.
Denise de Campos, integrante também da azul e branco, ressaltou a importância que os
ensaio trazem para a comunidade das escolas.
“A volta dos ensaios técnicos é maravilhosa. Era isso que estávamos precisando
para levantar essa avenida. A gente tem a extensão do tamanho da avenida, a
proporção e como a escola vai vir. Os ensaios técnicos precisavam voltar, não só para
ver os erros, mas a própria comunidade também, estávamos precisando nós sentir
agraciada por isso”, declarou a funcionária pública de 60 anos, que integrante da Vila
Isabel há 31 anos.
Integrante do carro de som da Grande Rio é baleado em tentativa de assalto
Ruan Paiva, integrante do carro de som da Grande Rio, foi baleado na cabeça em uma tentativa de assalto, na tarde desta terça-feira. O componente foi hospitalizado, passará por cirurgia, mas não corre risco de morte. A escola cancelou o ensaio de quadra desta terça.
A reportagem do CARNAVALESCO apurou com um amigo próximo de Ruan que o jovem cantor foi baleado na região da boca e o projétil seria retirado assim que um oftalmologista chegasse ao Hospital Geral de Saracuruna, onde ele está internado. Sem correr risco de morte, o intérprete teria pedido para ver a namorada na sala vermelha, onde se encontra sob observação. Ruan está falando.
Comissão de frente da Vila Isabel trará figuras ilustres de Petrópolis
Por Diogo Cesar Sampaio
A Vila Isabel subiu a serra e foi até a cidade de Petrópolis buscar a inspiração para o seu enredo em 2019. E ao prestar essa homenagem ao município da região serrana do estado do Rio de Janeiro, nada mais justo do que também relembrar seus personagens históricos e figuras ilustres. E é justamente isso que azul e branca do bairro de Noel pretende fazer em seu desfile, começando logo pela comissão de frente, como conta o coreógrafo Patrick Carvalho.
“Os integrantes da comissão vêm representando alguns personagens muito importantes da história de Petrópolis. Isso a gente não tem como fugir, dos personagens maravilhosos que tem naquela terra. Então, a gente trouxe isso na comissão, e vai ser bem bacana de ver na avenida”.
Em sua segunda passagem pela agremiação, Patrick Carvalho se mostra confiante com o desfile que a Vila Isabel apresentará na avenida. Para o coreógrafo, a comissão de frente que ele prepara só será o início de uma apresentação campeã.
“A comissão da Vila Isabel em 2019 é uma comissão que vem para arrepiar e começar a busca desse título para escola. É uma comissão de frente muito lúdica, que vai cair para esse caminho do arrepio, do frio na barriga. Eu voltei para a Vila Isabel para ser campeão do carnaval. Eu não vim para Vila Isabel, de volta, só para passar na avenida, vim para ir atrás do título da escola”.
O coreógrafo retorna a Vila Isabel, após uma bem sucedida passagem pelo Paraíso do Tuiuti em 2018. Na escola do bairro de São Cristóvão, Patrick Carvalho desenvolveu a premiada comissão dos escravos açoitados que se transformavam em pretos velhos. Uma apresentação que comoveu a Sapucaí, e, que segundo o próprio Patrick, transformou a sua vida e a sua carreira para sempre.
“A comissão de frente do Paraíso do Tuiuti ano passado, representa muito para mim. Foi a comissão que mudou a minha vida e a minha carreira. Eu viajei para mais de dez países só para falar da história e do significado dessa comissão de frente do Tuiuti. Aquela comissão é, acima de tudo, a minha história. É a história de muitos seres humanos que vivem no Rio de Janeiro e no Brasil. Eu moro dentro de uma senzala, que é o morro. Então quando eu saio de casa, eu peço para ascender à luz. Quando eles querem desligar, eles desligam. Eu peço para descer, peço para subir… Isso não é viver livre. Então, eu sou um escravo do que a nossa cidade, do que o nosso país está vivendo. Eu coloquei a minha história ali, que é a história de muita gente. Eu sou um dos negros sendo chicoteado dessas formas diversas do Brasil e do Rio de Janeiro”.
Depois do sucesso com o Paraíso do Tuiuti no ano passado, Patrick Carvalho passou a ser alvo do assédio e do interesse de outras escolas. Dentre as propostas, estava a da Vila Isabel. Proposta essa que, segundo o próprio coreógrafo, ele se viu na obrigação de aceitar.
“Depois do carnaval passado, eu recebi muitas propostas. Foram cerca de oito convites ao todo. E eu tinha um dever para cumprir na Vila Isabel. Em 2017, eu passei na Vila Isabel, assinei meu nome ali, mas não cravei a minha história. Dessa vez eu volto para isso, para cravar a minha história na da escola”.
Sobre a primeira passagem, Patrick diz que serviu para lhe dar experiência e para conhecer a agremiação. Ele afirma estar mais preparado e com mais ferramentas disponíveis para desenvolver o seu melhor no trabalho que apresentará em 2019.
“Na minha primeira passagem, eu conheci a escola. Eu fui muito bem recebido. Mas foi uma ano que a escola foi muito massacrada e eu não sei o motivo. E esse ano é um ano que eu tenho 100% de estrutura na escola para trabalhar. Isso está sendo muito importante para desenvolver meu trabalho”.
E ainda sobre a comissão de frente para 2019, Patrick Carvalho revelou como está os preparativos dos figurinos. E adiantou que as vestimentas vão estar adequadas aos trajes originais que eram utilizados por cada um dos personagens históricos e ilustres que marcarão presença na comissão de frente da Vila Isabel.
“Já vi e aprovei os figurinos para esse ano. Eu tenho o Fernando Magalhães que é o meu figurinista, que me acompanha todos os anos, ele vai comigo para cada escola que eu vou. È um cara que eu confio. Eu durmo no barracão vendo que cada pedacinho do meu figurino está lindo, deslumbrante. É um figurino que é muito cara dos personagens. Então, tinha de ser aquilo. Não tem muito que mudar”.
Quando o assunto são os tripés da comissão de frente, Patrick Carvalho deu a sua opinião sobre o seu uso pelas escolas e os seus tamanhos, cada vez maiores. Ele ainda confidenciou que usará um em sua apresentação esse ano.
“O tripé hoje é fundamental para uma comissão de frente, porque você tem nele muitos recursos ao seu dispor. O tripé virou um grande palco. E no palco, você esconde e aparece com o que você precisa. Ele serve para isso. O coreógrafo que sabe usar ele ao seu favor, é a melhor coisa que tem. Aliás, a gente vem com um tripé muito lindo, não é pequeno, mas também é muito útil. Talvez, a gente seja a comissão que mais vai usar o tripé ao seu favor. Eu acredito muito nesse recurso do tripé quando ele é bem usado, independente do tamanho dele. E o nosso vai ser bem usado”.
A Vila Isabel será a segunda escola a se apresentar na segunda-feira de carnaval. O enredo “Em nome do pai, do filho, e dos santos- A Vila canta a cidade de Pedro”, trata-se de uma homenagem ao município de Petrópolis e é assinado pelo carnavalesco Edson Pereira.
Prêmio CARNAVALESCO/Guaracamp: Tinga, Wander Pires e Casagrande são eleitos destaques dos ensaios
O site CARNAVALESCO, em parceria com a Guaracamp, premia os destaques dos ensaios técnicos no Sambódromo. A votação é feita pela equipe do site. No fim de cada ensaio, o destaque recebe de presente um kit especial da Guaracamp, que é parceira do CARNAVALESCO. A proposta é de celebrar quem impulsiona o rendimento de sua escola de samba na Avenida.
“É um grande orgulho estar ao lado das escolas de samba do Rio de Janeiro, patrimônio cultural do Brasil. Vamos presentear os destaques de cada ensaio técnico no Sambódromo e queremos repetir o que fizemos ano passado durante os desfiles oficiais”, disse Ana Luisa Nomelini, do marketing da Guaracamp.
Pela Vila Isabel, o destaque foi o intérprete Tinga. Ao receber o prêmio, o cantor ressaltou a emoção de voltar a pisar no Sambódromo para realização dos ensaios técnicos e pela sua escola de samba do coração.
“A emoção de voltar os ensaios técnicos aqui é muito grande. É bom poder dar um presente pra esse público maravilhoso, que muitas vezes não pode vir no dia oficial. É maravilhoso, muito bom esse ensaio técnico. Muito obrigado pelo brinde, obrigado mesmo o CARNAVALESCO é do coração, tenho um carinho imenso por vocês que sempre apoiaram a gente. Tenho um respeito muito grande pelo trabalho de vocês e particularmente como divulgam meu trabalho, fico muito feliz e até emocionado, só tenho a agradecer sempre por esse incentivo pra que a gente continue sempre trabalhando, cada vez mais pela nossa cultura que é o carnaval, que é nossa alegria”, disse.
Wander Pires foi apontada como o destaque do ensaio técnico da Mocidade Independente de Padre Miguel e recebe o prêmio da Guaracamp.
“Obrigado pelo prêmio. Me sinto honrado, mas não seria nada sem minhas meninas, minha irmã Débora Cruz, sem a Milena Wainer, minha afilhada, Viviane, que também é minha afilhada, enfim, sem minha equipe do carro de som, sem minha direção musical. Muito obrigado por essa lembrança, por vocês estarem sempre destacando o meu trabalho, minha escola. Quero agradecer a forma como vocês sempre falam de mim, da minha escola. Vocês estão sempre dando forças para o Wander Pires, muito obrigado”.
A Pura Cadência foi o ponto alto do ensaio técnico da Unidos da Tijuca. Por isso, mestre Casagrande foi premiado com o kit especial da Guaracamp.
“Não sei se é o enredo, eu sou muito religioso, quando a bateria subiu daquela forma no box, foi emocionante e eu sou um cara meio difícil de emocionar, sou um cara meio duro. Não sei também se é o momento que a gente está vivendo, com tanta coisa ruim. Quiseram bater na gente, o poder público, o prefeito, as pessoas tentando tirar da gente a nossa cultura, nosso divertimento e hoje demos um pouco de alegria, divertimento para o povo com a volta dos ensaios técnicos. Não posso falar que somos favoritos, porque carnaval é na Avenida, mas acho que hoje demos um grande passo para fazermos um grande desfile. É o que a gente espera. Só tenho a agradecer ao site pelo presente como destaque do ensaio”.
Liesa divulga relação dos julgadores do Grupo Especial para o Carnaval 2019
A Liesa divulgou na noite desta segunda-feira a relação com os 54 nomes dos julgadores dos nove quesitos do Grupo Especial no Carnaval 2019. Sete integrantes não julgaram em 2018. De acordo com o regulamento deste ano serão seis módulos de julgamento e cada julgador saberá sua posição na noite do domingo de carnaval. Na quarta-feira de cinzas um novo sorteio define quais as quatro (de seis) notas terão validade e serão lidas na apuração que decidirá a grande campeã do Grupo Especial.
Confira os julgadores por quesitos:
Enredo
Artur Nunes Gomes
Johnny Soares
Luiz Antonio Araújo
Marcelo Antonio Masô
Marcelo Figueira
Pérsio Gomyde Brasil
Alegorias e Adereços
Madson Oliveira
Mauro Senna
Rebeca Kaiser
Soter Bentes
Teresa Piva
Walber Ângelo de Freitas
Fantasias
Cândido Dutra de Moraes (novo julgador)
Gerson Martins
Helenice Gomes
Paulo Paradela
Regina Oliva
Wagner Louza
Comissão de Frente
Gustavo Paso (novo julgador)
Paulo César Morato
Rafaela Riveiro Ribeiro (novo julgador)
Raffael Araujo
Raphael David
Sérgio Henrique da Silva
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Áurea Hämmerli
Beatriz Badejo
Fabiana Nunes (nova julgadora)
Gleice Ribeiro
Mônica Barbosa
Paulo Rodrigues
Samba-Enredo
Alfredo Del-Penho
Alice Serrano
Clayton Fábio Oliveira
Eri Galvão
Felipe Trotta (novo julgador)
Mauro Costa Junior
Harmonia
Bruno Marques
Célia Souto
Deborah Levy
Jardel Maia Rodrigues
Mirian Orofino Gomes
Samuel Araújo (novo julgador)
Evolução
Edilberto de Macedo Fonseca
Fabiana Sobral
Frederico Reder (novo julgador)
Paola Novaes
Salete Lisboa
Verônica Torres
Bateria
Ary Jayme Cohen
Cláudio Luiz Matheus
Jorge Gomes
Philipe Galdino
Rafael Barros Castro
Sérgio Naidin
Após licença-maternidade, Sabrina Sato faz retorno triunfante à Sapucaí
Dizem que a maternidade muda a forma com que a mulher encara a vida e com Sabrina Sato, rainha de bateria da Vila Isabel, não foi diferente. A apresentadora mudou para melhor. A japa voltou mais madura, segura de si e com um brilho no olhar diferente. Depois de meses afastada do samba por conta da gravidez, Sabrina fez uma volta triunfante, justamente no dia em que o Rio de Janeiro celebrava a volta dos ensaios técnicos na Sapucaí.
Apesar de estar um ano sem sambar, a rainha não fez feio em seu retorno à Avenida. Vestida como líder de torcida, aproveitou a roupa para fazer uma homenagem à filha, Zoe. Em conversa com o site CARNAVALESCO, Sabrina contou que estava com saudades do samba, mas mesmo assim, não foi fácil deixar a filha em São Paulo, onde mora, e vir para o Rio.
– Amo o carnaval, amo isso aqui, mas vou te falar; não foi nada fácil sair de casa hoje. Ontem fui na Gaviões (Da Fiel, escola de São Paulo a qual ela também é rainha de bateria) e quando voltei passei a madrugada toda com ela no colo. Hoje deixei umas 20 mamadeiras prontas com leite que tirei ontem. É doído, não foi fácil… É a primeira vez que fico tanto tempo longe dela. Assim que acabar aqui hoje já pego um voo e volto pra casa – contou a rainha que por ordens médicas, está retornando aos poucos.
– Estou indo de vagar, agora que fui liberada pra sambar, estou indo com calma. Ontem fui na Gaviões e meu pé está cheio de bolhas, já era calejado, não fazia mais bolhas, agora voltou a fazer, vou ter que ir me acostumando de novo. Ou seja, um ano parada, tem que voltar de vagar mesmo porque senão a gente não aguenta também. Mas não tem jeito, quando chego aqui o coração vai no ritmo da Swingueira.
As mulheres costumam dizer que a partir do momento que se tornam mães, a vida muda, Sabrina contou que é verdade.
– Sou outra Sabrina depois da Zoe. A gente renasce como mulher, como mãe. As preocupações são outras, as prioridades são outras. Não estou nem me preocupando com quanto estou pesando, quanto estou pesando a mais, porque eu vivo a maternidade real. Estou maquiada, montada, mas por baixo dessa make tem muitas olheiras, o peito duro de leite, dolorido”, revelou a japa, que contou ainda que não é fácil conciliar o trabalho com a maternidade, mas que este desafio não é só dela. A maioria das mães precisa voltar a trabalhar ainda com seus bebês com poucos meses de vida e esse é um desafio a mais.
– Mas não reclamo, quero que a Zoe tenha muito orgulho da mãe dela. Hoje eu vim com toda a dor de toda mãe que sai de casa cedo pra trabalhar e deixa o filho em casa, mas sabe que está indo buscar um futuro melhor pro filho. Vim trabalhar, hoje, feliz – revelou.
Perguntada sobre as surpresas da maternidade real, ela falou do que não contaram enquanto estava grávida.
– Não me contaram um monte de coisas, que o peito ficava duro de leite, que as olheiras da mãe são diferentes das outras… (risos). Mas me contaram muita coisa também. Eu não sabia que era tão bom você poder carregar no colo o amor da vida da gente. O amor cresce a cada dia e é de uma forma inexplicável.
Vídeo: ensaio técnico da Vila no Sambódromo
Por Vinicius Vasconcelos
Vídeo: ensaio técnico da Tijuca no Sambódromo
Por Vinicius Vasconcelos
Vídeo: ensaio técnico da Mocidade no Sambódromo
Por Vinicius Vasconcelos

