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Cordão da Bola Preta é declarado patrimônio imaterial do Estado do Rio

O Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais do Carnaval carioca, agora é oficialmente patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado do Rio. A lei 10.902, de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), que reconhece a importância histórica e cultural do bloco, foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial.

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Foto: Divulgação Gov RJ

“Declarar o Cordão da Bola Preta como patrimônio imaterial é preservar nossa memória, valorizar nossas tradições e garantir que essa manifestação cultural siga encantando gerações. Por sua importância histórica, cultural e para a memória do Carnaval, nada mais justo que homenagearmos essa manifestação, que é referência em nosso estado, perpetuando seu legado de luta e resistência que atravessou gerações”, afirma o deputado.

O Cordão da Bola Preta, que hoje arrasta milhares de foliões no Carnaval pelas ruas do Centro do Rio e, em 2025 completa 107 anos, é o mais antigo bloco do Rio de Janeiro e último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam na cidade, no início do século XX.

CAMP Mangueira e Evelyn Bastos promovem roda de conversa em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o CAMP Mangueira realiza uma programação especial voltada aos jovens atendidos pela instituição. Em parceria com a gestora cultural Evelyn Bastos, a iniciativa propõe uma roda de conversa para refletir sobre as vivências, os desafios e as conquistas das mulheres negras, fortalecendo o diálogo sobre identidade, cultura e representatividade.

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Foto: Divulgação/Mangueira

A programação será concentrada em um único dia — 25 de julho, sexta-feira — e será dividida em dois turnos. Pela manhã, a convidada é Maru2D, cantora e compositora da produtora Nadamal, de Felipe Ret. Mulher preta na cena do rap feminino, Maru compartilhará sua trajetória artística e pessoal, incluindo as experiências como mãe e recém-formada em odontologia.

No turno da tarde, Evelyn Bastos — rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, diretora cultural da Liesa, conselheira do CAMP Mangueira e presidente da Mangueira do Amanhã — mediará um bate-papo com três mulheres negras de destaque em suas áreas de atuação. São elas: Carolina Morais, historiadora e cofundadora da The African Pride; Thays Braga, médica ginecologista e obstetra; e Bárbara Rachel, professora, ativista e pesquisadora. Thays e Bárbara, inclusive, são nascidas e criadas na comunidade da Mangueira, fortalecendo ainda mais a conexão entre o território e as histórias compartilhadas.

Durante o encontro, as convidadas vão abordar temas como resistência, protagonismo e empoderamento feminino negro, a partir de suas trajetórias e vivências. Para Alessandra Almeida, coordenadora pedagógica do CAMP Mangueira, o evento tem um papel essencial na formação dos jovens.

“Mais do que uma comemoração, este momento é um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento das nossas juventudes, especialmente das meninas negras que se veem refletidas em histórias como as da Evelyn e da Maru”, ressalta.

A programação ainda contará com uma homenagem à artista Preta Gil, com a leitura de um texto de tributo e um minuto de silêncio em reconhecimento ao seu legado de luta, arte e representatividade.

O evento, exclusivo para os jovens da instituição, será realizado na sede do CAMP Mangueira, reafirmando o compromisso da entidade com a formação cidadã e o combate ao racismo estrutural.

Carnaval 2026: Nota 10 terá que ser justificada pelos julgadores do Grupo Especial do Rio

Em decisão tomada na plenária desta quarta-feira, na Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), os presidentes ds 12 escolas de samba do Grupo Especial aprovaram uma mudança importante no sistema de julgamento para o Carnaval 2026. A partir do próximo ano, todas as notas atribuídas pelos jurados, inclusive, as ‘tradicionais’ 10, que deverão ser justificadas. A medida busca aumentar a transparência e a responsabilidade no processo de avaliação dos desfiles do Grupo Especial.

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Foto: Fábio Costa/Liesa

📋 Justificativas obrigatórias para todas as notas

Antes da mudança, apenas as notas inferiores a 10 exigiam justificativa escrita por parte dos julgadores. Com o novo regulamento, cada conceito atribuído, mesmo o mais alto, terá que vir acompanhado de uma explicação técnica.

SAIBA MAIS
* Liesa informa alteração no posicionamento de cabines e aumenta número de jurados para o Carnaval 2026

👨‍⚖️ Mais jurados por quesito

Outra mudança importante diz respeito à composição do corpo de jurados. Em 2026, serão seis avaliadores por quesito, totalizando 54 jurados no total. Posteriormente, em data que ainda será definida, haverá um sorteio para oficializar aqueles 36 que terão as notas abertas na apuração. Dessa maneira, seguirá havendo o descarte da menor nota, com 27 sendo válidas para o somatório final, como aconteceu em 2025.  O objetivo é tornar o julgamento mais técnico e equilibrado, diminuindo o impacto de avaliações isoladas que destoem do conjunto. Vale ressaltar que as notas seguem sendo fechadas ao final de cada dia de desfile competitivo, conforme decisão das agremiações.

O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis melhores colocadas voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21 do mesmo mês.

Liesa informa alteração no posicionamento de cabines e aumenta número de jurados para o Carnaval 2026

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira um aprimoramento no modelo de julgamento do Rio Carnaval 2026. As principais novidades ficam por conta da alteração no posicionamento de duas cabines, que agora ficarão espelhadas, além da seleção de 54 jurados. A espelhada ficará nos setores 6 e 7 da Sapucaí. As outras cabines vão seguir nos setores 3 e 10. As mudanças foram oficializadas em votação que contou com a presença de presidentes e representantes das 12 escolas de samba.

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Foto: Divulgação/Rio Carnaval

A alteração no posicionamento das cabines de avaliação ocorre para deixar os desfiles ainda mais fluidos, com as agremiações passando a parar três vezes para apresentar os quesitos, em vez das quatro paradas realizadas anteriormente. Dessa forma, duas das cabines ficarão agora uma em frente à outra (uma no setor par e outra no ímpar). Essa decisão foi embasada em consulta realizada com os profissionais das escolas, durante seminário realizado em maio.

Já o aumento no número de julgadores visa trazer ainda mais transparência à competição. Serão selecionados agora 54 jurados, ou seja, seis por quesito. Posteriormente, em data que ainda será definida, haverá um sorteio para oficializar aqueles 36 que terão as notas abertas na apuração. Dessa maneira, seguirá havendo o descarte da menor nota, com 27 sendo válidas para o somatório final, como aconteceu em 2025.

Vale ressaltar que as notas seguem sendo fechadas ao final de cada dia de desfile competitivo, conforme decisão das agremiações.

O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis melhores colocadas voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21 do mesmo mês.

Portela anuncia Marvvila, a ‘Pagodeira’ da nova geração, como musa para o Carnaval 2026

Para o Carnaval de 2026, a Portela reforça sua representatividade: a cantora Marvvila é a nova musa da Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira. Natural de Bento Ribeiro, bairro que integra parte da comunidade portelense, Marvvila é um nome em destaque na música brasileira e passa a integrar oficialmente o quadro de musas da escola.

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Foto: Gipe Comunicação/Divulgação Portela

Dona de uma voz marcante e de sucessos como “A Pagodeira”, “A Cada Beijo” e “Vendaval”, Marvvila possui uma relação de longa data com a escola. Em 2017, ano do último título da Portela, subiu pela primeira vez ao palco da agremiação como cantora, durante a tradicional Feijoada da Família Portelense, ao lado da Velha Guarda Show, ocasião em que interpretou a música “Cantar”, de Teresa Cristina.

Animado com a chegada de uma portelense ao cargo de musa, o presidente Junior Escafura reforça a importância de ter uma cantora como Marvvila representando a escola.

“A Portela é uma escola de compositores, cantores e sambistas. Uma de nossas tradições mais fortes é a Velha Guarda Show, que leva o nome da escola pelo mundo. Por isso, ter uma artista como a Marvvila, da nossa comunidade, sendo musa da escola é valorizar nossa história, fortalecendo a identidade e reafirmando nosso compromisso com todos os portelenses”, declara o presidente Junior Escafura.

A apresentação oficial de Marvvila como musa da escola acontecerá no dia 21 de setembro, durante a semifinal do concurso de samba-enredo, que será realizada na quadra da Portela, localizada na Rua Clara Nunes, 81, Madureira.

Em Cima da Hora anuncia mudança de enredo para o Carnaval 2026 e suspende disputa de samba

A Em Cima da Hora anunciou nesta quarta-feira, a alteração do enredo que levaria para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. A decisão foi comunicada por meio de nota oficial publicada nos canais da agremiação. A escola apresentaria no ano que vem o enredo “Socoa-y-Rema – Onde o altar encontra o mar”, assinado pelo carnavalesco Rodrigo Castro de Almeida.

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Foto: Divulgação/Anaiara Gois

De acordo com o posicionamento, a mudança foi tomada após uma “criteriosa análise interna” e, como consequência direta, a disputa de samba-enredo está temporariamente cancelada. A escola ainda não revelou detalhes sobre o novo tema, tampouco o cronograma atualizado da competição entre os compositores.

A diretoria destacou que novas informações serão divulgadas em breve. A Em Cima da Hora, tradicional escola de samba de Cavalcanti, desfila na Série Ouro.

Confira a íntegra do comunicado

“O Grêmio Recreativo Escola de Samba Em Cima da Hora vem, por meio deste, informar que, após criteriosa análise interna, optamos pela troca do enredo para o Carnaval de 2026.

Diante dessa decisão, as disputas de samba estão temporariamente canceladas.

Contamos com a compreensão de todos os compositores, segmentos e apaixonados pela nossa escola.

Informações sobre o novo enredo e o novo calendário de disputa serão divulgadas em breve por nossos canais oficiais.

Seguimos firmes no compromisso de levar à Avenida um carnaval digno da nossa história e da nossa comunidade.

Atenciosamente,
Diretoria do GRES Em Cima da Hora.”

Salgueiro prepara grande tributo para Rosa Magalhães no sábado

No próximo sábado, dia 26 de julho, a partir das 20h30, a quadra do Salgueiro será palco de um dos momentos mais emocionantes do ano: um tributo à carnavalesca Rosa Magalhães, reconhecida como uma das maiores artistas da história do carnaval brasileiro. Com o tema “O vermelho e branco deu Rosa” , o espetáculo reunirá dança, música, teatro e memória em uma noite de homenagens. Os ingressos para o evento já estão à venda pelo site Guicheweb.

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Foto: Roberto Narciso/Divulgação Salgueiro

O show inédito foi idealizado pelo coreógrafo da Comissão de Frente da Escola, Paulo Pinna, e contará com a participação de bailarinos, passistas, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, além da vibrante Ala do Maculelê. A trilha sonora será composta por sambas e canções marcantes dos desfiles assinados por Rosa, com arranjos especiais preparados pelo carro de som do Salgueiro e do diretor musical Alemão do Cavaco.

Nomes consagrados do samba emprestarão suas vozes à homenagem: Igor Sorriso, intérprete oficial da escola, estará ao lado de Charles Silva, Preto Jóia, Paulinho Mocidade, Pitty de Menezes, Pixulé e Ito Melodia. A apresentação ficou a cargo de um quarteto apaixonado pelo carnaval: Milton Cunha, Sabrina Ginga, Fábio Fabato e Leonardo Bruno dirigindo o público por diferentes momentos da trajetória de Rosa.

A noite será aberta pela Banda Um Amô, trazendo o clima do samba logo nas primeiras batidas. Em seguida, o espetáculo revisitará momentos marcantes da carreira da carnavalesca em escolas como Salgueiro, Estácio de Sá, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha, Vila Isabel, Portela, Tuiuti, São Clemente e Império Serrano. Vídeos, coreografias, elementos cênicos e fantasias icônicas marcarão cada passagem, trazendo à tona o universo lúdico e poético que fez de Rosa uma referência do carnaval.

O bloco final promete emoção de início ao fim, com destaque para a lembrança da amizade do artista com nomes como Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona, reforçando sua ligação com a história do Salgueiro. O encerramento terá o carro de som da escola acompanhado por bailarinos caracterizados com figurinos das coreografias apresentadas ao longo do tributo.

Serviço – Tributo a Rosa Magalhães no Salgueiro
Evento: O vermelho e o branco deu Rosa – Tributo a Rosa Magalhães
Dados: Sexta-feira, 26 de julho de 2025
Horário: A partir das 20h30
Local: Quadra do GRES Acadêmico do Salgueiro
Endereço: Rua Silva Teles, 104 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ
Comentários:
– Espetáculo inédito dirigido por Paulo Pinna, com bailarinos, passistas, Ala do Maculelê e o casal de mestre-sala e porta-bandeira
– Participações especiais de Igor Sorriso, Preto Jóia, Paulinho Mocidade, Pitty de Menezes, Pixulé, Charles Silva e Ito Melodia
– Apresentação de Milton Cunha, Sabrina Ginga, Fábio Fabato e Leonardo Bruno
– Abertura com o grupo Banda Um Amô
Entradas: À venda pelo site Guicheweb
Classificação etária: Livre

Bonatte projeta o Carnaval 2026 da Imperatriz: ‘Vamos intensificar o cuidado com as fantasias’

André Bonatte seguirá à frente da direção de carnaval da Imperatriz Leopoldinense para o próximo desfile, quando a escola levará à Marquês de Sapucaí o enredo “Camaleônico”, uma homenagem ao cantor Ney Matogrosso. Ao CARNAVALESCO, ele falou sobre o que aprendeu com o desfile de 2025, o trabalho ao lado de Leandro Vieira e a convivência com a presidente Cátia Drumond.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

O diretor reconheceu que, em 2025, alguns pequenos problemas afastaram a escola do título, mas ressaltou a importância de compreender os pontos que precisam ser aprimorados para evitar falhas no próximo carnaval.

“Acho que a gente sempre pensa em melhorar. O reflexo é olhar para aquilo que não foi tão bem e consertar. O que foi positivo, vamos consolidar. O trabalho é esse. Sempre me espelho muito, e acho que uma narrativa importante é a de olhar para a gente mesmo e também para quem venceu. O que a Beija-Flor teve que eu não tive? É natural fazermos esse tipo de questionamento”.

Bonatte destacou a perda de décimos nas fantasias, apesar dos testes realizados previamente, e afirmou que a atenção a esse quesito será redobrada.

“Vamos intensificar o cuidado com as fantasias. Tem coisas que só acontecem depois que a gente faz a curva (na avenida). É óbvio que aquelas fantasias foram testadas no barracão. Os passistas que foram despontuados sambaram com aquela fantasia. As baianas rodaram com aquela fantasia. Mas na avenida, tudo depende do momento. O primeiro passo é olhar com muito mais cuidado para as fantasias”.

Sobre as justificativas das notas no quesito samba-enredo, o diretor admitiu não ter compreendido totalmente os critérios dos jurados, mas elogiou o modelo adotado pela Imperatriz nos últimos anos.

“No samba-enredo, confesso que ainda não entendi muito bem a justificativa dos jurados, mas respeito: a nota está dada. Acredito que a Imperatriz encontrou uma fórmula muito boa de samba, que funciona tanto para contar o enredo quanto para proporcionar um desfile vibrante”.

Bonatte também falou sobre a parceria com Leandro Vieira e a divisão de responsabilidades no barracão, destacando a sintonia entre os profissionais.

“O Leandro consegue gerir a parte da direção de carnaval com muita competência. Em algumas escolas, há uma divisão maior entre essas áreas, mas na Imperatriz há uma intersecção muito grande. Não existe “isso é meu” ou “isso é teu”. É tudo nosso. Ele conduz questões que me deixam tranquilo, porque sei que ele gerencia muito bem cronogramas, entregas, fantasias. Ele cobra dos ateliês, trabalha com as equipes. Eu digo que o trabalho se torna até fácil porque ele nos dá muito suporte”.

Por fim, Bonatte fez questão de elogiar a presidente Cátia Drumond, ressaltando seu conhecimento técnico e sua atuação participativa no dia a dia da escola.

“A Cátia, além de estar há muitos anos na escola, sempre teve um papel ativo. Trabalhou muito tempo no barracão, na parte de compras e na gestão junto com o pai. Eu digo que ela tem uma autoridade sem ser autoritária é uma autoridade que vem do conhecimento. Quando ela fala, a gente obedece, não por ser presidente, mas porque ela entende muito do assunto. Todo o processo é muito democrático. Ela ouve todo mundo, e já houve situações em que foi voto vencido. Ela mesma disse: ‘Se a equipe acha que esse é o caminho, estou com a equipe'”.

Comitiva da Mangueira visita Oiapoque em nova etapa de pesquisa para homenagear Mestre Sacaca

A Estação Primeira de Mangueira segue firme na construção do seu enredo para o Carnaval de 2026 e, na última semana, uma comitiva da escola desembarcou no município de Oiapoque, no Amapá, em mais uma etapa do processo de imersão cultural e pesquisa de campo. Em 2026, a Mangueira vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo: “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que mergulha na história afro-indígena do extremo Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca. O enredo dá início ao triênio do centenário da agremiação.

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Foto: Divulgação/Mangueira

Durante a visita, os representantes da verde e rosa prestigiaram a reinauguração do Museu Kuahí, importante espaço de memória e preservação dedicado aos povos indígenas da região. O museu é um símbolo da resistência cultural dos povos originários do Oiapoque, onde rituais como o turé seguem sendo expressões vivas das tradições espirituais e coletivas.

O compromisso com o aprofundamento das referências do enredo reafirma a intenção da Mangueira em promover uma grande celebração a Mestre Sacaca, figura lendária da cultura popular amazônica, e às tradições afro-indígenas do norte do país. A escola prepara uma homenagem que atravessa saberes ancestrais, curas da floresta e conexões entre a ciência popular e a espiritualidade da Amazônia.

A viagem ao Amapá marca mais um passo da Mangueira na jornada de construção de um desfile que promete emocionar a Marquês de Sapucaí com potência, respeito e representatividade.

Unidos de Lucas apresenta sambas concorrentes para o Carnaval 2026 no domingo

A Unidos de Lucas promove neste domingo a apresentação dos seus sambas concorrentes para o carnaval de 2026. A agremiação recebeu seis obras que estarão na disputa para se tornar o hino oficial do enredo “O povo escreve sua história em um sublime pergaminho”, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Lopes.

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Foto: Divulgação/Unidos de Lucas

O evento acontece na quadra da escola, a partir das 17h, com entrada franca, e contará ainda com a apresentação dos segmentos da escola, embalados pela bateria tabajara do Mestre Átila e na voz do intérprete Felipe Lima, relembrando clássicos da agremiação.

Confira as parcerias inscritas
Samba 01 – Erick Marques, Wallace Oliveira, Breno Medeiros, Arthur Gabriel, Lucas Farias, Jonathan Quintanilha, Marco JR e Rodrigo Tinoco
Samba 06 – Leozinho Salles, Tales Martins, Luiz Carlos D’AVENIDA, Gilney Bueno, Luciano Gomes, Mauro Naval, Jorge Matias e Aldair Careca
Samba 07 – Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Charles Silva, Kaique Gigante, Lucas Martins, Guilherme Kauã, Jefferson Oliveira e João Vidal
Samba 08 – Samuca, Rafael de Lima e Caruso
Samba 13 – Gonzaguinha, Alex primo, Bruno costa, Jorge Alan, Xuxu, Breno Costa, Roberto ferro, Luiz Otávio Lote
Samba 77 – Toni Bach, Amaral, Fernando Silva, Luiz Rainha, Sérgio Português, Beto Playmobil, De Paula e Adriano Amaral