Início Site Página 1350

Inepac faz o tombamento do Terreiro da Gomeia, em Duque de Caxias

0

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) aprovou o tombamento provisório do Terreiro da Gomeia, em Duque de Caxias, que passa a constar na lista de bens culturais e históricos do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, o espaço localizado no bairro de Vila Leopoldina terá suas características preservadas, conforme a ocupação dada pelo sacerdote Joãozinho da Gomeia (1914-1971), importante líder religioso do candomblé.

O tombamento foi comemorado por Mãe Seci Caxi, herdeira religiosa do sacerdote, nascido no interior da Bahia. A descendente planeja agora criar um memorial em homenagem a Joãozinho da Gomeia no terreno, localizado na Rua Prefeito Braulino de Matos Reis, 360. O projeto prevê a criação de um espaço de convivência, com recuperação ambiental e estrutura para eventos e cursos, voltados para a comunidade em geral.

“Luto há quase 20 anos por esse tombamento, que ganhou força com apoios que recebemos de diversas partes. Fico muito feliz porque o tombamento dará condições de restaurarmos a casa e construirmos o memorial”, conta Mãe Seci Caxi, que busca recursos públicos para o projeto.

A medida tomada pelo Inepac também foi elogiada pela pesquisadora Adriana Batalha, cuja tese de doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) foi baseada na trajetória do líder religioso. Segundo ela, a preservação mira principalmente a manutenção de um espaço que tem enorme importância para a história do município da Baixada Fluminense e por contribuir para combater a intolerância religiosa.

“O terreiro foi frequentado por muitas pessoas famosas na época e também funcionava como um local de festas e de assistência para a comunidade. O Joãozinho era um grande benfeitor para os moradores do entorno e uma personalidade influente e é importante que toda essa memória seja preservada”, afirma a pesquisadora.

A influência de Joãozinho da Gomeia, que foi tema do enredo da Acadêmicos do Grande Rio em 2020, também foi estudada pela pesquisadora Andrea Mendes, que fez trabalho de mestrado pela Unicamp sobre ele. “Vestidos de Realeza – Fios e Nós centro-africanos no candomblé de Joãozinho da Gomeia” foi publicado em livro pelo Museu Vivo do São Bento e APPH Clio.

“O Joãozinho fez uma ponte entre as religiões de matriz africana e as artes. Ele uniu do ponto de vista estético essas influências ancestrais com a dança, vestimentas e carnaval, entre outras atividades culturais. E também ajudou a popularizar o candomblé por sua constante presença na mídia e por suas andanças”, explica Andrea Mendes.

O diretor do Inepac, Cláudio Elias, ressaltou que o Instituto atende a um anseio de seguidores e estudiosos e se ampara nos aspectos técnicos que justificaram a medida. “O Terreiro da Gomeia é um símbolo do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, situado no município de Duque de Caxias. Lugar que se modernizou, virou polo industrial, mas ainda preserva raízes históricas que foram fincadas ao longo do seu processo de ocupação e que precisamos salvaguardar”, afirma Cláudio Elias.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, também destacou a contribuição cultural que o tombamento vai proporcionar. “Esperamos que a preservação enseje uma ocupação para o espaço que faça jus à sua importância histórica e cultural”, afirma a secretária.

Viradouro divulga fantasias de alas comerciais

0

Atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro está disponibilizando as duas fantasias de alas destinadas à comercialização. Além da divulgação tradicionalmente feita através de fotos, a escola produziu vídeos estrelados por Tarcisio Zanon e Marcus Ferreira, autores do enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”.

viradouro fantasias22 5
Fotos: Wagner Rodrigues/Divulgação

Marcus comenta que eles decidiram se transformar em “modelos” no material de divulgação porque vestir as fantasias já faz parte da rotina de ambos, e destacou outros motivos que os levaram a optar pela novidade.

“Eu e Tarcisio sempre vestimos os protótipos e fazemos, quando é preciso, ajustes na ergonomia. A Viradouro é uma escola passional, seu histórico de enredos é a prova disso. A ideia deste ensaio (fotográfico) é afagar um pouco a saudade de cada componente. Escolhemos fotografar e gravar o vídeo na Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, porque a escola tem uma ligação histórica com a avenida, onde faz os ensaios de rua. O objetivo também foi renovar a esperança de dias melhores e vislumbrar o tão sonhado reencontro com a nossa comunidade”.

Tarcisio adianta alguns detalhes das fantasias que a Viradouro vai mostrar no desfile de domingo de carnaval.

“Mantivemos a pegada lúdica, que é uma das marcas de nosso trabalho. O jogo de cores está bem definido por setores. Demos novamente um olhar importante para o nosso almoxarifado. Muitas fantasias são feitas de materiais de carnavais passados, o que valoriza a mão de cada artesão do nosso barracão. Manteremos a leveza das peças e a sofisticação com que a Viradouro gosta de desfilar”.

Para contar o enredo que vai recordar o Carnaval de 1919, o primeiro após a pandemia da Gripe Espanhola, a vermelho e branco levará à Marquês de Sapucaí cerca de 3 mil componentes, divididos em 24 alas. As fotos das alas que estão à venda, com os contatos dos responsáveis pela comercialização, estão no site (unidosdoviradouro.com.br). A trilha sonora dos vídeos, que têm menos de 30 segundos de duração, é um trecho do samba-choro “E o mundo não se acabou”, composto em 1938 por Assis Valente e gravado por Carmen Miranda.

viradouro fantasias22 1 viradouro fantasias22 4 viradouro fantasias22 3 viradouro fantasias22 2

Rumo ao maior carnaval do Brasil! Liga-SP e SPTuris retomam os preparativos para os desfiles de 2022

0

Está autorizada a retomada dos processos para a realização do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo. A decisão publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. O retorno do Carnaval vai contar com comissões especiais para a organização. O evento em fevereiro, no entanto, depende das “condições epidemiológicas relativas à pandemia do Covid-19 favoráveis e viabilizadoras a tanto, conforme entendimento das autoridades sanitárias competentes”, ressalta o trecho da deliberação no Diário Oficial.

liga sp2022
Foto: José Cordeiro/SPTuris

Na última quinta-feira, representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo se reuniram com a diretoria da SPTuris para retomar as negociações do próximo Carnaval.

Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, Paulo Serdan, diretor comercial da Liga-SP e presidente da Mancha Verde, e Solange Cruz, diretora de Carnaval da Liga-SP e presidente da Mocidade Alegre, foram recebidos pela empresa oficial de turismo e eventos da capital paulista para abordar os detalhes da organização do desfile das escolas de samba no sambódromo do Anhembi. Estavam presentes o diretor-presidente, Ivan Budinski; Gustavo Pires, chefe de gabinete; Rodrigo Kluska, diretor de Gestão e de Relações com Investidores; Sandro Cuoghi, da Diretoria de Negócios; e o assessor Guilherme Birello.

A decisão foi previamente estudada por comissões criadas pela Prefeitura de São Paulo em julho deste ano. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, os eventos dependem da autorização de órgãos municipais de saúde e da imunização de, pelo menos, 70% dos paulistanos.

Liesa mudará prazo para divulgação das justificativas das notas dos jurados

0

Eleita para realiza mudanças nos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a nova diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) mudará o prazo para a divulgação das justificativas das notas dos jurados no Carnaval 2022.

tacas carnaval
Foto: Divulgação/Liesa

Até os desfiles de 2020, a Liesa publicava em seu site oficial todos os textos no mês de abril, quase dois meses após o carnaval das escolas de samba. Agora, o tempo será muito mais curto.

“As discussões de resultado não podem vir um mês e meio depois do carnaval. Tem que sair logo (as justificativas das notas dos jurados). Vamos divulgar antes do sábado das campeãs. Vai mexer com o público. A apuração é um grande produto, uma das maiores audiências da TV Globo no ano, e temos que revelar as justificativas após a quarta de cinzas”, revelou Gabriel David, diretor de marketing da Liesa.

Abaixo, você pode ouvir os sambas. Só clicar no nome das escolas

VIRADOURO
GRANDE RIO
MOCIDADE
BEIJA-FLOR
SALGUEIRO
MANGUEIRA
PORTELA
VILA ISABEL
UNIDOS DA TIJUCA
SÃO CLEMENTE
PARAÍSO DO TUIUTI
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Ilustre Bamba: ‘A ritmista’

0

Quem frequenta as quadras das escolas de samba cariocas, principalmente os ensaios de bateria, sabe que, quando o assunto é tamborim, ela é quase uma entidade. Ela é a única capaz de fazer o carreteiro disparar, limpo e chapado. Ela é a única capaz de transformar aquela ala que soa como um caminhão de panelas capotando e fazê-la soar como se apenas um tamborim estivesse tocando em alto e bom som. Ela é a professora de todo mundo. Ela é cria da vermelha e branca de Niterói, diretora da ala de tamborins da Swingueira de Noel, Flamenguista, e um amô.

ilustre ritmista

Nossa Ilustre Bamba de hoje é a super Thalita Santos. E de tanto salvar ritmistas à beira de um ataque de nervos às vésperas do desfile, e ouvir tanto carreteiro descoordenado, ela ressurge por aqui canonizada como Santa Thalita do Tá Cati Catá. E se você ainda não conseguiu aquele carreteiro limpo e chapado, é só bradar, em plenos pulmões, a oração abaixo, para Santa Thalita atender aos seus desejos.

“Oração para a Santa Thalita do Tá Cati Catá”.
Santa Thalita do Tá Cati Catá,
santificado seja o vosso toque,
que venha a nós o carreteiro limpo,
e que seja feito chapado
assim nos ensaios como na Marquês.
O doce nosso de cada dia não nos dai hoje,
perdoai-nos pelos nossos papacos
assim como nós perdoamos
a quem erra o desenho,
e não nos deixeis cair diante do júri,
benditas sejamos nós entre as baterias
e bendito será o fruto dos nossos ensaios.
Santa Thalita do Tá cati Catá,
rogai por nós ritmistas,
agora e na hora da apuração.
Em nome da caixa
Do surdo
e do repique.
Amém!

Paulo Barros recebe alta: ‘Médico me disse que estou novinho em folha’

0

O Paraíso do Tuiuti informou que o carnavalesco Paulo Barros recebeu alta hospitalar, na tarde desta segunda-feira. Ele estava internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), desde a noite da última sexta-feira, onde foi submetido a uma angioplastia. Com uma excelente recuperação, a equipe médica da unidade de saúde afirmou que o “artista está novo em folha”.

paulo barros

“Estou vendo esse vídeo para falar para vocês que acabei de receber alta. O médico me disse que estou novinho em folha. Estou pronto para encarar o barracão e meu trabalho. Agradeço todo o carinho, as mensagens, energias e todos que rezarem e torceram pelo meu restabelecimento”, disse Paulo Barros.

Através desta nota, Paulo vem agradecer toda a equipe médica do CHN, em especial, ao seu médico particular Danilo Martins Maia, os cardiologistas Dr. Falcão e Dra. Katia Luz, a médica anestesia Dra. Cristina, o enfermeiro Tobias, o técnico de Raio-X Carlos, além de todas as mensagens de carinho e recuperação recebidas nesses últimos dias. Ele irá tirar alguns dias para descansar e, em breve, retornará para as atividades no barracão do Tuiuti, na Cidade do Samba.

Jorge Freitas não é mais o carnavalesco da Mancha Verde

0

Um dos principais artistas do carnaval de São Paulo, Jorge Freitas, não é mais o carnavalesco da Mancha Verde. A informação foi divulgado pelo site SRZD-SP e confirmada pela assessoria de imprensa da escola alviverde. Jorge Freitas estava desenvolvendo o enredo “Planeta Água” e a Mancha manterá o projeto para o desfile no ano que vem. O artista foi campeão do Grupo Especial de São Paulo pela Mancha em 2019.

Mancha desfile2020045 630x420 1