As 15 escolas da Série Ouro fazem neste sábado, a partir das 18h, na Cidade do Samba, uma grande festa para celebrar os sambas-enredos para o Carnaval de 2022. A novidade é que haverá mini-desfiles, como acontecem em São Paulo, para apresentações de todas agremiações. Intérpretes, baianas, passistas, ritmistas e demais componentes vão passar pela pista criada no local. Os ingressos estão à venda pelo site: https://www.guicheweb.com.br/lancamento-cd-da-liga-rj_15287 ou em qualquer loja South no Rio de Janeiro.
“A festa se propõe a dar protagonismo para os desfilantes. Eles são os grandes atores do evento. Cada escola vai se apresentar, deixamos todas bem livres, com cada uma montando sua apresentação, sem limitação de elenco. Só limitando a quantidade de pessoas por escola (300 por agremiação). Depois da apresentação, a pessoa poderá ficar em uma área comum, lá terá praça de alimentação e passará a filmagem do espetáculo. Ali, todo mundo poderá se confraternizar. Montamos a passarela e frisas. O público pagante poderá ficar na tenda ou nas frisas”, disse Wilsinho Alves, responsável pelo projeto.
Criador do espetáculo, ao lado do carnavalesco André Rodrigues, Wilsinho explica como será a exibição de cada agremiação.
“A gente vai formar uma mini Sapucaí. É uma passarela. Na reta que começa no barracão da Beija-Flor, passa pela Tijuca e termina na Mangueira. É um espetáculo dinâmico. Os intervalos vão durar no máximo cinco ou dez minutos e com apresentação do grupo SER (antigo Arquibancada) no palco da Cidade do Samba, cantando sambas-enredo inesquecíveis. Cada escola vai ter até 20 minutos para se apresentar na pista”.
O dirigente não escondeu que a festa realizada em São Paulo foi inspiração para o projeto chegar ao Rio de Janeiro. “É claro que essa ideia surgiu vendo a festa de São Paulo. A gente pensou nessa festa, levamos para Liesa, mas ficou muito em cima da hora na época, e agora a LIGA-RJ comprou essa ideia. Tenho certeza que vai ser uma festa que vai mudar a maneira de se fazer lançamento no Rio, dando protagonismo para escolas e componentes. Queremos dar uma experiência ampla para o público. Vai ser uma imersão e uma noite para revermos amigos de outras escolas. Vai virar uma festa referência”, garante.
Para o presidente da LIGA-RJ, Wallace Palhares, o evento marca a retomada do samba. “Momento de retomada. É a celebração da vida. É um renascimento para todas escolas da Série Ouro. Tudo foi preparado com muito cuidado. Nossa expectativa é que teremos uma grande festa e o povo fazendo parte e sendo valorizado. A ideia é que o evento entre para o nosso calendário anual”.
Wallace Palhares elogiou a produção do álbum dos sambas para 2022. “Estou muito feliz. O álbum respeitou a opinião de cada escola, produção fantástica. Só tivemos gente de alto quilate participando. O resultado está sendo maravilhoso”.
O presidente da LIGA-RJ disse que a projeção para 2022 é manter o alto nível do espetáculo. “Fazemos a projeção de um belíssimo carnaval, como sempre foi na Série A, e, agora será na Série Ouro. Estou conversando com diversos presidentes, vem muito coisa boa por aí, estamos avançando bem”, finalizou Palhares.
Madrinha do carro de som da Portela, a cantora Pipa Brasey participou do ensaio de comunidade da escola, na noite da última quarta-feira, em Madureira. Após ser recepcionada pelo presidente Luis Carlos Magalhães no palco, ela se juntou ao intérprete Gilsinho e ao time responsável por defender o samba-enredo na Sapucaí.
Foto: Diego Mendes/Divulgação
Emocionada por reencontrar os integrantes da escola após quase dois anos, Pipa, que mora na Suíça, exaltou o clima na quadra. “O ensaio da Portela é sempre muito especial, deixa qualquer um arrepiado. A sintonia entre todos os segmentos é muito grande. Temos um grande enredo e um lindo samba, por isso tenho certeza que faremos um desfile inesquecível”.
Os ensaios de comunidade da Portela são realizados sempre às quartas, a partir das 20h, na quadra da escola (Rua Clara Nunes, 81 – Madureira), com entrada franca.
Não é possível que você ainda não saiba. Uns dias atrás, eu também não sabia quem era Suzy Brasil. Por volta de 2004, tive essa dúvida que foi respondida por ela mesma quando a vi pela primeira vez nas boates da Zona Norte do Rio, nas redondezas de Madureira. Do nada, uma trilha sonora estranha, com uma música do Bozo, interrompeu o “tuntitun” no meio da balada dizendo – “Alô criançada, o Bozo chegou…” –, seguida da sua própria auto presentação: “Quem voz fala é a Deusa da beleza e do sexo, e, da Penha Circular. Essa merda que sou eu mesma: SUZY BRASIL”.
Daquele ano por diante, vi dezenas de vezes a Suzy parando as noitadas por volta das 3h da madrugada para apresentar seus stand ups de comédia nas boates. Havia pessoas que diziam ir apenas para ver o seu show, que nos dias mais animados poderia durar mais de 1 hora de improvisos, sátiras, esquetes com outras tantas drags. Era o ponto de referência do rolé: “Vou chegar na hora da Suzy”, “Vou embora depois da Suzy”, “Vou ficar só por causa da Suzy” e por aí vai…
Vale um dado interessante, nessa época, elas não se consideravam Drags, se consideravam Caricatas, humoristas da noite. Claro, com o passar do tempo, a ideia sobre o que é uma Drag Queen foi ficando mais larga, entendo que pode ter muitos gêneros de personas dentro desse termo. O que chama a atenção para Suzy, em especial, é que o nome dela também é Brasil, e isso por si só diz muita coisa. Suzy, segundo palavras da própria, é também nome de cachorra, porque ela é uma bagunça mesmo – tipo o Brasil.
Suzy é a bicha que anda de Kombi, frequenta as ruas da Lama, os inferninhos. Suzy é a charge viva do que acontece em Madureira. Suzy é o avesso do glamour, da pompa e do luxo. Ela é o avesso do que vemos em Rupaul. Se ela tivesse a chance de participar do programa estadunidense, seria a última a desfilar e zombaria de todo mundo. Suzy é uma sátira do chique, mas usa brilho e é radiante. Dramatiza o cotidiano da bicha do subúrbio, fazendo com que a suburbana que a vê ria com ela da falta de “acué” (dinheiro), do boy gostoso, do perrengue voltando da boate, da pinta que damos no nosso dia a dia, da religiosidade profana das ruas, porque ela é uma Pombagira Remix, uma entidade e o Marcelo Souza, seu intérprete, é o “cavalo”.
Uma das vítimas da Covid-19 no Brasil, o saudoso Paulo Gustavo disse por inúmeras vezes que sua principal inspiração era a Suzy Brasil. Tanto disse que hoje a temos na TV como comediante e como roteirista das Organizações Globo.
Em 2011, ano em que a Unidos da Tijuca perguntou – “tá com medo de quê?” –, a Suzy aparece em um tripé na Marquês de Sapucaí sendo queimada como uma bruxa na fogueira da inquisição. Suzy saiu “em cartaz” na Tijuca, e, que simbólico, justo ela aparecer naquela performance, porque é reduzindo os estigmas de classe das bichas do subúrbio a fogo e a gargalhadas estridentes que ela nos arranca risos. Quem sabe rir com a Suzy, sabe também de onde veio e é pra você que ela faz questão de fazer esse humor babadeiro. Um viva para a Suzy e para tod@s que reconhecem um lugar para rir junto com ela Brasil afora.
Rodolfo Viana: Mestre em Artes da Cena pela UFRJ. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Pesquisa raça, homossexualidade, periferia e tecnologias. Ig: rodolfovianaclicks Twiiter: RodolfoSemPh
BANZO Ê BANZO Ê VAI EMBORA
Ê SAUDADE GRANDE FEITO MONTE SANTO
SANTIFICA O FILHO MAIS UM REI DO CONGO
MEU RETINTO PEITO BATE EM RITMO DE BOMBO
TENHO A FORÇA DO AXÉ GINGA DE CATUPÉ
AGBÊ, GONGUÊ RUFAM CAIXAS DE LEMBRANÇA
EM SÃO PAULO DA ESPERANÇA
COR DA PELE FEZ LIÇÃO
NEGO VÉIO ENSINOU
A TALHAR A… VIDA
NA CORAGEM E NA LUTA
DESSA GENTE PERSEGUIDA
SONHO MEU!
DE ERÊ GANGA, ZUMBÍ
TANTAS PÁGINAS E LIVROS
E MIRAGENS PELA FRENTE
SONHO MEU
DESDE CEDO APRENDI
QUE O VERBO RESISTIR
SE CONJUGA NO PRESENTE
VENCER AS FERIDAS (AÇOITE CULTURAL)
ARENAS DA VIDA (SENZALA SOCIAL)
E SER BEM AMADO (A LUTA AO FIM SERVIL)
PERSISTIR NO BRASIL
É SANGUE DE PALMARES
NAS VEIAS EMOÇÃO, NOS PALCOS MEUS ALTARES
ORIXÁ DA NAÇÃO
ESPELHO A CINTILAR A ARTE
UM SANTO, A CRUZ DA LIBERDADE
A SANTA CRUZ É LIBERDADE
PRETO REI! PRETO É REI
NESSE RIO DE OXOSSI FIZ O MEU GONGÁ
PRETO REI! PRETO É REI
SARAVÁ MILTON GONÇALVES NA COROA DE OXALÁ
A LIGA-RJ, que organiza os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, na sexta-feira e sábado de carnaval, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, vai reunir apaixonados por carnaval na Cidade do Samba, neste sábado, 4, a partir das 18h, para o lançamento dos sambas-enredo do Carnaval 2022. O evento terá mini-desfiles das 15 agremiações que compõem a Série Ouro. Os ingressos estão à venda pelo site: https://www.guicheweb.com.br/lancamento-cd-da-liga-rj_15287 ou em qualquer loja South no Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação
Ainda no embalo das comemorações ao Dia Nacional do Samba, a festa propõe um formato inovador, provocando um verdadeiro grito de carnaval antecipado, conforme explica o presidente da LIGA-RJ, Wallace Palhares.
“A festa é mais uma inovação para envolver o público. Quem for à Cidade do Samba vai sentir que faz parte do espetáculo. Não tenho dúvida que será um dia inesquecível para todas as escolas de samba e os sambistas”, avalia.
Além dos mini-desfiles, o público será presenteado com a coroação da rainha de bateria da Em Cima da Hora, Tania Daley. Campeã mundial de salsa, Tania vai estrear à frente dos ritmistas da Sintonia de Cavalcanti quebrando duas marcas, além de ser a primeira vez que uma escola de samba apresenta uma rainha de bateria latino-americana, a dançarina que viaja o mundo com apresentações de diferentes ritmos, terá a honra de receber a coroa no palco da Cidade do Samba, algo também inédito no Carnaval.
“Estou realizando um sonho de criança, de quando eu via os desfiles pela televisão na Nicarágua. Não consigo sequer imaginar a dimensão de ser coroada em um evento tão grandioso como este, em um momento que será marcante, principalmente porque tenho certeza de todo o esforço que todas as escolas de samba estão fazendo para manter viva a chama do carnaval”, revela Tania.
Serviço:
Lançamento do CD Série Ouro Carnaval 2022
Local: Cidade do Samba (Rua Rivadávia Correia, 60 – Gamboa)
Data: 04 de dezembro, sábado
Horário: a partir das 18h
Classificação: 18 anos
Ingressos à venda pelo site: https://www.guicheweb.com.br/lancamento-cd-da-liga-rj_15287 ou em qualquer loja South no RJ.
A compra do ingresso não inclui o CD, a mídia física será vendida separadamente.
A comemoração acontecerá na noite do próximo dia 13, quando a Liesa estará reabrindo a Cidade do Samba para a realização de eventos. Além da volta do Botequim da Liesa, com a presença de várias estrelas de nossa música popular e a apresentação do próprio presidente Jorge Perlingeiro, haverá a tradicional confraternização entre as Escolas pelo Dia Nacional do Samba, cuja data é celebrada oficialmente nesta quinta-feira, 02 de dezembro. O evento será fechado, para convidados da Liga Independente.
Na mesma noite acontecerá a cerimônia de inauguração da nova unidade do Corpo de Bombeiros – o governador Cláudio Castro, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro; o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano; e o deputado estadual Chiquinho da Mangueira já confirmaram a presença.
Falando em nome da Diretoria e dos funcionários da Liesa, Perlingeiro gravou uma mensagem de otimismo e confiança. Destacou os progressos que a vacinação contra a Covid-19 vêm alcançando em todo o Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, e na esperança de que, com o fim da pandemia, as Escolas de Samba consigam realizar em 2022 um dos melhores carnavais de todos os tempos. Rendeu homenagens à grande Família do Samba, aos mestres, às velhas-guardas, sambistas, torcedores, admiradores e todos aqueles que se dedicam em defesa da bandeira do Samba. Desejou a todos um Feliz Dia Nacional do Samba!
Campeã do último desfile, a Viradouro tentou não deixar passar o seu momento de alta e de valorização após o título de 2020, e, apesar da espera de dois anos pela folia, segue firme no desejo de construir uma hegemonia. Apostando em um enredo que possa tocar os corações dos apaixonados por carnaval, em “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, a Vermelha e Branca de Niterói pretende trazer a história do carnaval de 1919, a primeira folia a acontecer depois da pandemia de gripe espanhola no século passado.
O carnaval daquele ano serve como grande inspiração para que o folião de hoje possa desfrutar de um retorno para uma normalidade tão ansiada após dois anos da pandemia do Covid-19. É o desejo para que o carioca instaure a desforra da peste na primeira manhã de um carnaval, como é citado na sinopse, e tenha como único contágio possível a alegria, sentimento que serviu para 1919 e servirá certamente para 2022.
O enredo é assinado pela dupla campeã do carnaval, Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, que estrearam na escola já faturando o caneco em 2020. O samba, que mexeu bastante com o público, inclusive de outras escolas, feito em formato de carta, é de autoria de Felipe Filósofo, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Felipe Filósofo explicou as inspirações responsáveis por deixar a obra de forma diferente do usual.
“O samba da Viradouro para o carnaval de 2022 possui a inovação de ser o primeiro samba-enredo da história do carnaval em formato de carta. A inspiração para a escolha deste formato é a história do Pierrot, personagem da Commedia Dell’ Arte, que escrevia cartas para o seu grande amor que era a Colombina. O enredo irá abordar o carnaval de 1919. Neste ano, vários jornalistas, se inspiraram também na Commedia Dell’ Arte e assinavam crônicas e artigos com o pseudônimo de Pierrot para que pudessem criar todo um clima e incentivar os foliões a curtirem o carnaval pós-gripe espanhola. Dessa maneira, a letra do samba é uma carta de amor onde o Pierrot representa cada folião e a Colombina representa o carnaval. É o Pierrot (Folião) se declarando para o seu grande amor Colombina (Carnaval). Uma declaração carregada de muito lirismo”.
O site CARNAVALESCO dando continuidade à série de reportagens “Samba Didático” pediu ao compositor Felipe Filósofo para explicar sobre os significados e as representações por trás dos versos e expressões presentes no samba da Viradouro para o carnaval de 2022.
“SEGUI SEU OLHAR NUMA LUZ TÃO LINDA/ CONDUZIU MEU CORPO, AINDA/ O CORAÇÃO É PASSAGEIRO DO TALVEZ /ALEGORIA IRONIZANDO A LUCIDEZ”
“Esta estrofe retrata o Pierrot (folião) retomando às ruas, cheio de saudade do seu amor (Colombina / Carnaval). Aqui traz a imagem da luminosidade que circunda este amor, personificado no colorido da festa que tanto nosso personagem apaixonado está em busca de reencontrar. A luz também pode representar a esperança desta retomada. Os termos “conduziu” e “passageiro” são consideradas palavras-chave para representar poeticamente o bonde que, antes do carnaval, carregava corpos mortos pela gripe espanhola e com a retomada da folia passou a carregar foliões em estado de alegria. Como a letra do samba está no modo subjetivo, trazendo os elementos do enredo no duplo sentido, o termo “coração” representando o amor, traz uma ideia da viagem no campo das incertezas que circulam neste sentimento. A própria vida está no âmbito das incertezas. O que precisamos é viver intensamente este momento e esta oportunidade. As chamadas Grandes Sociedades, neste carnaval de 1919, ironizavam a gripe espanhola em suas alegorias, como podemos observar no ‘Chá da meia-noite’. Dessa maneira, ironizar a “lucidez” é ironizar o campo das certezas, o campo da razão. É um momento em que estamos entregues à magia do amor que pertence à emoção”.
“SENTI LIRISMO, ESTADO DE GRAÇA”
“Afinal de contas, o que vem a ser lirismo? Sabemos que o Pierrot é um personagem sentimental, apaixonado. Sentir lirismo é estar com a alma repleta de romantismo e ficar em estado de graça perante este amor é estar completamente encantado. É a egrégora (Força espiritual que resulta da soma das energias mentais, físicas e emocionais proveniente de duas ou mais pessoas reunidas em grupo) da energia do amor tomando conta da alma”.
“SOZINHO TE OUÇO SE AO LONGE TE VEJO”
“Aqui o termo ‘sozinho’ faz uma referência poética ao chamado ‘Bloco do eu sozinho’ que ocorreu no carnaval de 1919. Trazendo para o duplo sentido da questão amorosa, aqui o Pierrot está entrando em sintonia com este amor percebendo sua presença mesmo que em forma de ‘miragem’, mesmo que ao longe. Sentimos a presença do amor mesmo que esse amor não esteja perto fisicamente. É importante mencionar a sinestesia, recurso poético que é uma mistura dos sentidos (que no caso é audição + visão) presente no verso contribui para trazer a imagem deste estado de ‘transe’ e percepção que o Pierrot se encontra”.
“TE PROCUREI NOS COMPASSOS E PUDE /AOS PÉS DA CRUZ AGRADECER À SAÚDE”
“Aqui o Pierrot continua a sua procura pelo grande amor e o termo ‘compassos’ faz uma referência aos bailes de salão nos clubes e teatros. Como isso, ele reconhece a importância de estar com saúde para poder ter a oportunidade de reencontrar este amor e faz um agradecimento tanto à vida, quanto aos profissionais da saúde e até mesmo à espiritualidade. Nesse contexto de duplo sentido, o termo ‘Cruz’ também é uma referência aos profissionais da Cruz Vermelha que foram importantíssimos na luta contra a gripe espanhola naquele ano”.
“CHORAM CORDAS DA NOSTALGIA”
“Naquele ano de 1919, tivemos a criação dos ‘Oito batutas’ e o samba ganhando status de grande gênero musical do Brasil. Desse modo este verso traz o termo ‘choram’ como uma referência ao chorinho. Neste percurso que o Pierrot faz em busca do reencontro com seu grande amor, temos o chorinho, também, como trilha sonora desta história”.
“FUI AO TERREIRO, CLAMEI: OBALUAÊ!”
“As chamadas ‘tias curandeiras’, atuavam contra a gripe espanhola recorrendo aos Orixás. O Orixá Obaluaê é considerado o Orixá da cura. Nesse contexto, o Senhor das Palhas Sagradas, Obaluaê, é evocado para que possa afastar esse mal que separou o Pierrot do seu grande amor”.
“JÁ POSSO SONHAR NAS BÊNÇÃOS DO TAMBOR”
“Feito o trabalho espiritual para afastar esse mal, o sonho do reencontro ganha as bênçãos do tambor e começa a ficar cada vez mais próximo”.
“O DESEMBARQUE DO AFETO VINDOURO”
“Aqui temos uma palavra-chave que é o ‘desembarque’ que irá representar no duplo sentido os foliões nas Barcas e o ato do coração chegar até reencontro amoroso que está por vir”.
“TIREI A MÁSCARA NO CLIMA ENVOLVENTE/ ENCOSTEI OS LÁBIOS SUAVEMENTE / E TE BEIJEI NA ALEGRIA SEM FIM”
“Este trecho retrata o momento ápice que é o reencontro do Pierrot (folião) com seu grande amor Colombina (Carnaval). Momento de catarse onde a alegria é exteriorizada em sua intensidade acabando com a saudade”.
“QUE ALÉM DO INFINITO O AMOR SE RENOVE”
“Feito o reencontro amoroso do folião com o carnaval, aqui há um desejo de que esse amor possa sempre se renovar! Que possam surgir novos foliões amando essa festa! Que nunca mais fiquemos sem este grande amor! Que possamos sempre renovar em nossa alma esse sentimento maior do ser humano que é o amor pelo outro, pela vida, etc. E, que ganha a forma mais bela e singela que é a alegria sem fim em poder curtir a maior festa popular do planeta, que é o carnaval”.
“RIO DE JANEIRO, 5 DE MARÇO DE 1919”
“A data, aqui, é um dos recursos para deixar claro ao leitor que estamos tratando de uma carta. Importante mencionar que a data 5 de março foi o dia da Quarta-Feira de Cinzas daquele carnaval de 1919”.
A lei 17.701/21, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), incluiu a Semana Municipal do Samba no Calendário Oficial de Eventos de São Paulo, a ser comemorada anualmente, na primeira semana do mês de dezembro. Nesta quinta-feira, 02 de dezembro, acontece a abertura da primeira edição desse evento, a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Na oportunidade, além de exposições culturais que remetem ao samba e apresentações musicais, haverá homenagens a baluartes paulistanos: Escola de Samba Lavapés Pirata Negro; Thobias da Vai-Vai ; Antonio Carlos Tadeu Souza – Mestre Tadeu; Moisés da Rocha – Radialista e Jornalista; Deolinda Madre, Madrinha Eunice (in memoriam); Osvaldo Vilaça – O Mala; Laurinete Nazaré da Silva Santos – Dona Guga; Organização Cultural SP em Retalhos; Dona Duda Ribeiro; Clarício Gonçalves; Clayton Luiz Luciano; Camila Silva; Gilson Nunes; Liberto Solano Trindade e Raimundo Pereira da Silva.
Para o vereador, a criação da Semana Municipal do Samba não pretende apenas o reconhecimento desse ritmo para a cidade de São Paulo. “A Semana representa, sobretudo, o resgate e defesa da cultura afrodescendente, notadamente neste momento em que a sociedade não admite mais e reage contra o racismo estrutural”, ressalta Eliseu Gabriel.
Vale acrescentar que para participar do evento é exigida a apresentação do certificado de vacinação para a entrada na Câmara Municipal de São Paulo, além do uso de máscara.
A partir de dezembro, as sextas-feiras nunca mais serão as mesmas! A Majestade do Samba tem o prazer de anunciar o Sextou Portela. A cada edição, a escola fará uma grande apresentação e irá receber uma coirmã para começarmos o fim de semana do jeito que a gente gosta, com muito samba! Na estreia, nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, a convidada é o Salgueiro. A festa começa às 22h. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos na bilheteria da agremiação, de segunda a sexta, das 10h às 18h, ou pelo site www.ingressocerto.com.br. Informações: (21) 3217-1604.
No repertório, sambas que marcaram história no carnaval e, claro, o hino da Portela para o Carnaval 2022, com o intérprete Gilsinho. O evento contará ainda com a presença das baianas, velha guarda, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, apresentação da Tabajara do Samba, no comando de Mestre Nilo e outros segmentos.
O Sextou Portela será realizado respeitando todos os protocolos sanitários de segurança estabelecidos pela Prefeitura do Rio. Será necessário comprovar a vacinação para participar do evento. A comprovação poderá ser feita através do certificado de vacinação digital – disponível no aplicativo ConecteSUS -, pela caderneta de vacinação ou ainda pelo comprovante de vacinação, seguindo o calendário oficial do município, disponível em: https://coronavirus.rio/comprovacao/31196/ .
Serviço:
Sextou Portela
Atrações: Salgueiro e Elenco Show da Portela
Data: Sexta-feira, 3 de dezembro
Horário: a partir das 22h
Local: Quadra da Portela (Rua Clara Nunes 81, Madureira)
Ingressos
Ingresso Individual Antecipado – R$ 15,00
Ingresso Individual na Hora – R$ 20,00
Mesas – R$ 100,00
Camarotes Superior – R$ 600
Camarotes Inferior – R$ 400
O ensaio de comunidade da Grande Rio contou com a presença da rainha de bateria Paolla Oliveira, que fez questão de promover um gesto de carinho com os seus ritmistas. Muito à vontade, conheceu o figurino que está sendo desenvolvido para ela pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, esteve durante muito tempo sambando no palco e fez questão, no final do treino dos componentes, de presentear um a um todos os membros da bateria com um panetone.
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Grande Rio
O mestre de bateria Fafá comenta a atitude da rainha: “Foi uma noite especial, em que ela decidiu alegrar um pouco mais o nosso Natal. Por isso, faço sempre questão de enaltecer a pessoa que ela é, sempre preocupada conosco nos detalhes do dia a dia. O papel de uma rainha vai muito além da exibição no espetáculo da Avenida. É um trabalho de estar junto dos ritmistas, perguntando se estão com alguma necessidade, especialmente em tempos difíceis como nós vivemos. Só temos a agradecer por tê-la em nossa agremiação”.
Fabrício Machado comenta ainda sobre a preparação de surpresas para o desfile. “Estamos juntando nossas ideias e pensando em coreografias com a bateria. Já estamos fazendo ensaios internos. Tenho certeza de que a nossa apresentação na Sapucaí será impactante”, afirma o mestre, confiante em mais um desempenho marcante de seus ritmistas na Avenida.
A Grande Rio será a quinta escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro de 2022. A agremiação apresentará o enredo “Fala, Majeté: Sete Chaves de Exu”, desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.