Início Site Página 1139

Perlingeiro considera ordem dos desfiles equilibrada e acredita em grande número de vendas para os dois dias

0

Após comandar o sorteio que definiu a ordem dos desfiles para o carnaval 2023 das escolas do Grupo Especial em evento na Cidade do Samba, o presidente da Liesa Jorge Perlingeiro, em entrevista ao site CARNAVALESCO, considerou que a disputa ficou equilibrada e que a divisão de dias vai favorecer a uma venda similar de ingressos para as duas noites de espetáculo. * VEJA COMO FICOU O SORTEIO

sorteio ge 2023 54
Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

“Ficou muito equilibrado, não foi à toa que eu preparei essa chave. Nós trabalhamos muito nela. No carnaval passado ficou um desequilíbrio muito grande, domingo ficou muito forte. Teve até dificuldade para vender segunda-feira. Quando é equilibrado assim, a gente vende ingresso de segunda e domingo da mesma forma, mesma velocidade. Está muito equilibrado. Mas o título sempre pode sair de qualquer dia”, avaliou o dirigente.

O presidente também falou um pouco sobre a escolha da maioria pela segunda-feira. Apesar de respeitar a fórmula de entrega das notas definida pela maioria dos presidentes das escolas, Jorge Perlingeiro se mostrou contrário ao fechamento dos envelopes só acontecer na terça de manhã.

“Obviamente, eu considero que segunda-feira é o dia que todo mundo quer. Eu também gostaria se eu também fosse presidente de escola, é a hora, o último momento, você vê com mais propriedade. Fica na sua cabeça, você viu na terça de manhã, e a outra no domingo às 10 da noite, a primeira escola. Não é que você esqueça, mas você não dá nota na hora. A nota é só para terça de manhã. Eu sou favorável a se fechar envelope, sempre fui, até fiz uma proposição, foi muito bem votada, mas não ganhou, para fechar o envelope no domingo, o carro forte vem e leva”, revelou Jorge Perlingeiro.

Sobre a venda de ingressos para o Carnaval 2023, o presidente da Liesa projetou algumas datas para o início da oferta.

“Já vamos começar a venda de camarotes a partir do final de julho, 10 por cento para garantir a compra. As frisas talvez em agosto ou setembro, e arquibancada mais lá para frente. Tem que preparar tudo, mas já vamos começar a vender que a procura está muito grande, camarote praticamente é botar a venda que já está esgotado. Hoje tem mais procura que oferta”.

Por fim, Jorge Perlingeiro também falou sobre uma reunião que fez com os donos de camarotes para tratar de assuntos incômodos como barulho vazando e invasão da pista por foliões oriundos destes estabelecimentos.

“Tive a reunião, foi muito boa, fiz ver a eles que eles têm que colaborar conosco na organização do espetáculo. Não pode ser aquele barulho infernal de camarote atrapalhando o desfile. Tivemos duas representações no ministério público. Pedi para nós cumprirmos um pacto, vai ter multa pesada no contrato agora, só assina o contrato se concordar com as cláusulas, caso contrário vou vender para outro porque tem muita gente querendo entrar no carnaval, eu acho que isso aí vai ajudar muito”.

Horta define anúncio de enredo como próximo e sobre o carnaval 2022 cita pré-julgamento da Tijuca como fator responsável por notas abaixo do esperado

0

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, durante o sorteio que definiu a ordem de desfile das escolas do Grupo Especial, com a Azul e Amarela do Borel sendo a quarta de domingo, o presidente Fernando Horta adiantou que nesta semana a Unidos da Tijuca deve anunciar seu enredo. “Essa semana, estamos terminando e vamos comunicar a vocês”, afirmou o dirigente de forma direta.

sorteio ge 2023 56
Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

Ao ser perguntado se a temática incluía algo sobre o estado da Bahia, o presidente não quis dar muitas pistas mas não negou a possibilidade. “Quem sabe, pode ser”, brincou o mandatário com um sorriso.

Fernando Horta também falou sobre os resultados do carnaval passado em que apesar de muita elogiada, a escola ficou com um nono lugar, mais uma vez, não conseguindo voltar ao desfile das campeãs.

“Eu acho que a Tijuca por uma série de julgadores novatos ainda, não é que não tem qualidade, eu acho que a Tijuca foi pré-julgada antes do carnaval. A própria mídia, os comentários de que a Tijuca não estava bem, que o barracão não estava bem. Mas eu sabia o carnaval que a Tijuca tinha, até porque a gente já está há 30 e poucos anos nisso aí, a gente sabe aquilo que tem que fazer, o compromisso que a gente tem para produzir um grande carnaval. Ela já foi para a Avenida com a avaliação de alguns jurados que talvez já tinham esse julgamento que veio de antes do carnaval, os comentários de sites e outras coisas. Eu não sou contra a mídia não, eu acho que a mídia é muito importante, mas isso a culpa não é da mídia, é dos julgadores que pré-julgaram na minha opinião antes do desfile”, explicou Horta.

O presidente também falou do título da Grande Rio que em sua opinião foi merecido, mas que o desfile das campeãs deveria ter a presença do Pavão.

“Eu acho que o Título da Grande Rio foi altamente merecido, mas a Tijuca tinha que vir ali junto. A Tijuca não podia ficar fora do desfile das campeãs. Mas se você me perguntar, mas a Tijuca entraria no lugar de quem? Isso não é problema meu, tinha que estar ali”.

Galeria de fotos: sorteio do Grupo Especial para o Carnaval 2023

0

Viradouro fecha o Carnaval 2023 do Grupo Especial. Mangueira encerra o domingo

0

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realizou na noite desta segunda-feira, na Cidade do Samba, em evento apenas para convidados, o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2023. Os espetáculos acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro do ano que vem.

FDC76D99 1F9F 4480 916B 1F66D9512380
Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

Depois de três anos seguidos desfilando na primeira noite, a Viradouro terá a responsabilidade de encerrar as apresentações de 2023. A Beija-flor será a quinta a desfilar. Portela, Vila Isabel, Imperatriz e Tuiuti são as demais agremiações da segunda de carnaval. * VEJA FOTOS DO EVENTO

Para o domingo de carnaval as bolinhas mais uma vez colocaram o Salgueiro e a Mangueira. Inicialmente a verde e rosa seria a quarta a desfilar, mas trocou de posição com a Tijuca e vai fechar a primeira noite. A Mocidade e a atual campeã Grande Rio também desfilam no domingo. A escola de Duque de Caxias pegou a ingrata segunda posição da primeira noite. * VEJA ANÁLISE DO SORTEIO PARA 2023

Império Serrano, escola campeã da Série Ouro em 2022, e Paraíso do Tuiuti, 11ª colocada do Grupo Especial, já tinham suas posições definidas pelo regulamento. O Império abrirá o espetáculo de domingo de carnaval, e o Paraíso do Tuiuti, será a primeira de segunda-feira.

Como acontece em todos os anos, o sorteio foi dividido em duas etapas. Na primeira, os representantes das escolas que formam um determinado par, sortearam bolinhas numeradas de 1 a 10. O que conseguiu a bolinha de maior número teve o direito de escolher o dia que a sua agremiação desfilará.

Ordem de desfiles do Grupo Especial Carnaval 2023

Domingo
Império Serrano
Grande Rio
Mocidade
Unidos da Tijuca
Salgueiro
Mangueira

Segunda
Paraíso do Tuiuti
Portela
Vila Isabel
Imperatriz
Beija-Flor
Viradouro

Beija-Flor ganha reforço do pesquisador Mauro Cordeiro

0

Para repetir o feito do último carnaval, quando gabaritou o quesito enredo, a Beija-Flor de Nilópolis reforçou ainda seu time e ganhou a contribuição de Mauro Cordeiro. O pesquisador é um dos autores do enredo para 2023 (“Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”, lançado no início de julho) e vem trabalhando ao lado dos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues no aprofundamento do tema. * LEIA AQUI A SINOPSE DO ENREDO DA BEIJA-FLOR

mauro cordeiro beijaflor
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Beija-Flor

Mauro é licenciado em Ciências Sociais pela UFRRJ e mestre pela PUC-Rio. Atualmente, cursa Doutorado em Antropologia na UFRJ e também é professor substituto da UFPI e efetivo da Seeduc-RJ, atuando no ensino superior e na educação básica.

O pesquisador ainda é um dos fundadores do movimento Pensamento Social do Samba, onde ministra aulas, cursos e oficinas acerca do universo das agremiações do Rio de Janeiro. Suas pesquisas valorizam o caráter associativo e territorial das escolas de samba, compreendidas como expressões afrodiaspóricas.

“Tem sido uma experiência incrível trabalhar com o André, um amigo que é, antes de tudo, um artista que admiro, e também com o Alexandre, carnavalesco fundamental na história da festa e que dispensa apresentações”, disse Mauro, que completou: “Esta oportunidade de construir a narrativa do desfile de uma escola com o tamanho da Beija-Flor é uma responsabilidade gigantesca, mas tenho muita convicção no trabalho que estamos desenvolvendo”.

Grande Rio anuncia calendário da disputa de sambas e espera samba festivo para homenagear Zeca Pagodinho

0

A Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã do carnaval carioca, levará para a avenida no próximo ano o enredo em homenagem a Zeca Pagodinho, com “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!”, a escola passará por momentos da vida do cantor e compositor, a proposta é ser o menos formal possível e é isso que a agremiação espera dos sambas concorrentes. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o diretor de carnaval, Thiago Monteiro, espera sambas leves, com bastante malandragem e que seja a cara de Zeca. * LEIA AQUI A SINOPSE DO ENREDO DA GRANDE RIO

thiago monteiro granderio
Foto: Luan Costa/Site CARNAVALESCO

“Acho que esse enredo vai nos proporcionar ter um bom samba, um samba leve, um samba malandro, um samba que é a cara do Zeca, né? Eu acho que o formalismo passa longe do samba desse ano. Agora como todos os anos a gente tá focado na disputa e nas obras, não é na pirotecnia das parcerias, não é no no melhor cantor do mundo que o cara tá especializado em defender samba de disputa, a gente tá focado é nas obras, acho que a partir do momento que a gente olha pras obras, olha com carinho, pra qualidade dela, a gente consegue junto com a presidência escolher a melhor obra. Então a gente quer que o samba que seja escolhido dialogue não mais do que nunca com o enredo. Zeca Pagodinho é leve, o nosso enredo é uma crônica, enfim, é uma grande festa que a gente ainda está festejando junto com o Zeca pro campeonato, então tem que ir nessa linha o nosso samba”, conta Thiago.

Nos últimos dois carnavais, a Grande Rio tem se destacado no quesito samba enredo, agora, em busca do bicampeonato, o desafio é ainda maior, sobre o regulamento da disputa, Thiago conta que pouca mudou do último ano e que o Evandro Malandro continua gravando os sambas concorrentes, a maior mudança é a exigência de que o samba na gravação comece a ser cantado até o segundo 20, para o diretor, a ideia é evitar alusivos grandes, ou músicas do Zeca, o que interessa para a escola é a obra na voz do intérprete oficial.

“A gente pretende fazer como nos outros anos, não vai mexer muito não, a gente vai ter quatro datas. O que já caracteriza nossa disputa de alguns anos é não ter obrigatoriedade de torcida, os companheiros podem trazer, mas a escola não exige, a primeira data é 13 de setembro. A gente pretende levar 10 sambas pra quadra. O Evandro Malandro continua gravando todos os sambas. Tem uma novidade esse ano nos áudios, que a escola vai receber, a gente quer que os sambas comecem a ser cantados principalmente até o segundo vinte. Porque o que nos interessa é ouvir o samba. Ouvir muito alusivo, ouvir a música do homenageado que é maravilhosa, mas não pro concurso, não é o foco, então é o Evandro gravando todos os sambas, isso com um valor abaixo do valor de mercado, na disputa na quadra não pode cantor do Especial, oficial do Especial, só cantor do Acesso ao Especial de outros outras praças, isso a Grande Rio já vem mantendo. A única novidade esse ano é essa questão dos áudios começarem com até vinte segundos o samba pra gente ouvir logo o samba e na voz do Evandro”, destaca Thiago.

Confira abaixo o calendário do concurso:
22 de agosto – Inscrição dos sambas – Das 20h à 0h;
05 de Setembro – Divulgação dos sambas classificados para a apresentação na quadra;
13 de Setembro – 1º Eliminatória – 20h
22 de Setembro – 2º eliminatória – 20h
01 de Outubro – 3º eliminatória – 20h
08 de Outubro – Final – 22h
* Caso ocorra o programa Seleção do Samba, da Rede Globo, o dia 08 de outubro
consistirá na semifinal do concurso.

Conheça os integrantes eleitos para escola de samba dos sonhos

0

O site CARNAVALESCO realizou uma pesquisa, chamada de “Presidente por um dia” com seus leitores e eles tiveram a oportunidade de definirem suas escolas de samba dos sonhos. Foram escolhidos: presidente, carnavalesco, intérprete, coreógrafo da comissão de frente, mestre de bateria, diretor de carnaval, diretor da ala de passistas, mestre-sala e porta-bandeira, diretor de harmonia, rainha de bateria e três compositores para serem os autores do samba-enredo.

A votação foi feita somente com os nossos leitores. No dia 1º de setembro, quando o site CARNAVALESCO completará 15 anos, vamos fazer a diplomação dos vencedores. Esse projeto faz parte da primeira iniciativa visando nosso aniversário de 15 anos. A segunda será a escolha dos desfiles do século. A partir da segunda quinzena de julho abriremos a votação.

Veja os integrantes da escola dos sonhos

Pedidos de Natal

Presidentes: Marcelinho Calil (Viradouro) e Almir Reis (Beija-Flor). Ambos ficaram empatados com 38% dos votos. O primeiro foi eleito por duas vezes consecutivas o gestor do ano, conquistou o carnaval de 2020, o vice em 2019 e foi terceiro lugar em 2022. O segundo, eleito em abril de 2021 para o comando da Beija-Flor de Nilópolis, vem se destacando no resgate da comunidade e ficou na segunda colocação no Grupo Especial no desfile deste ano.

Mestre de Bateria: Ciça (Viradouro). Comandante da bateria “Furacão Vermelho e Branco”, um dos principais mestre de bateria da história do carnaval, Ciça é querido por ritmitas e sambistas de todas escolas de samba. Sempre humilde, o popular “Caveira” venceu com mais de 50% dos votos.

Intérprete: Neguinho da Beija-Flor. O principal sambista vivo do carnaval, Neguinho é uma lenda de Nilópolis para o mundo. Na categoria muito disputada, ele venceu com 41% dos votos.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selminha (Beija-Flor). Era possível escolher um mestre-sala de uma escola e a porta-bandeira de outra. Porém, Claudinho e Selminha Sorriso, da Beija-Flor, venceram como dupla. São mais de 30 anos de serviços prestados para arte e cultura do carnaval. Donos de diversos títulos e premiações, eles foram escolhidos para equipe dos sonhos.

Diretor de Carnaval: Dudu Azevedo (Beija-Flor). Com passagens por grandes agremiações e agora na escola de Nilópolis, ele venceu uma categoria bastante acirrada.

Diretor da Ala de Passistas: Carlinhos Salgueiro. Outra categoria com disputa bastante acirrada. Carlinhos, diretor da ala de passistas do Salgueiro e do grupo de maculelê da vermelha e branca, foi o escolhido do público.

Rainha de Bateria: Mayara Lima (Tuiuti). Principal personagem do pré-carnaval de 2022, ela superou outras grandes rainhas e ganhou a preferência do público.

Diretor de Harmonia: Junior Escafura (Portela). Hoje, vice-presidente da Portela, ele foi eleito por uma vantagem mínima de 3% contra Simone e Válber, da Beija-Flor.

Carnavalescos (Gabriel Haddad, Leonardo Bora e Leandro Vieira): A escola de samba dos sonhos terá um trio responsável pelo desfile. Houve um empate com 34% dos votos para a dupla da Grande Rio, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com o carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz.

Coreógrafos da Comissão de Frente (Priscila Motta e Rodrigo Negri): Apelidado de “Casal Segredo”, os coreógrafos Priscila Motta e Rodrigo Negri, que estão na Viradouro, venceram uma disputa muito apertada com outros grandes coreógrafos.

Compositores (André Diniz, Arlindinho e Cláudio Russo): O samba-enredo da escola dos sonhos é assinado por André Diniz, Cláudio Russo e Arlindinho.

Vem aí uma Mangueira renovada para o Carnaval 2023

1

A Estação Primeira de Mangueira realizou uma bonita festa na tarde do último sábado para apresentar oficialmente sua nova diretoria administrativa, comandada pela presidenta Guanayra Firmino, e também a equipe de carnaval, principalmente os novos contratados para os segmentos do próximo ano. O destaque vai para a dupla de carnavalescos Guilherme Estevão, vindo do Império da Tijuca e Annik Salmon, contratada da Porto da Pedra, apostas da diretoria vindas do Grupo de Acesso.

equipe mangueira2023
Fotos: Lucas Santos/CARNAVALESCO

Após a apresentação dos membros da diretoria e dos segmentos, a presidenta da escola foi chamada ao palco para também dizer algumas palavras à comunidade e comentou seu jeito discreto de trabalhar e sua atuação firme na Mangueira que já vem de algumas diretorias.

“Eu estou aqui desde que eu nasci, mas há nove anos, através do desafio do meu irmão Chiquinho da Mangueira, eu voltei para a administração da Mangueira. Eu sempre trabalhei nos bastidores. Aí eu fui vice do Elias (Riche), continuei nos bastidores. E, eu presidenta vou continuar nos bastidores também. Porque a gente não precisa estar no palco para fazer alguma coisa . Trabalhar ‘independe’ de aparecer ou não”, concluiu a dirigente.

guanayra presidentemangueira

A dupla de carnavalescos recém chegados de viagem à Bahia para desenvolvimento do enredo, se mostrou já bastante entrosada com a comunidade. Emocionada, a carnavalesca Annik Salmon agradeceu todo o carinho que recebeu junto com Gui Estevão e prometeu fazer de tudo para buscar o título.

“Hoje a felicidade e a emoção estão tomando conta. Muito obrigada. A gente está trabalhando muito, vocês podem ter certeza que a gente está fazendo de tudo para trazer o carnaval para a escola”.

Entrosados também no discurso, Guilherme repetiu a promessa de Annik em relação a busca de título no próximo carnaval, ainda falando também da grandiosidade que este momento representa na carreira.

equipe mangueira2023 3

“Boa noite nação, é uma felicidade enorme estar aqui com vocês, a gente está desde maio trabalhando, e esse momento aqui é o momento do encontro com vocês. E vocês não tem a noção da dimensão do que isso significa para a gente. Eu só posso agradecer por ter sido formada essa dupla que veio para somar. Nós somos um de vocês. É como se a gente tivesse nascido aqui no morro, e com esse morro que a gente vai ser campeão do carnaval 2023”, finalizou empolgado.

Uma das mais festejadas e com um fã clube gigante, a porta-bandeira Cintya Santos pouco conseguia andar após sua apresentação e primeira dança com o mestre-sala Matheus Olivério, de tanta gente que parava ela para abraçar e pedir uma foto. Ao falar pela primeira vez com sua nova comunidade, Cintya não segurou as lágrimas, teve que respirar um minuto antes de agradecer o carinho e compartilhar com todo mundo o turbilhão de sentimentos e o tamanho do orgulho que está vivendo.

cintya portabandeira mangueira

“É um momento muito importante na minha vida poder estar aqui carregando o pavilhão da Mangueira ao lado do meu mestre-sala Matheus Olivério. Muito obrigada a presidenta por acreditar em mim, eu vim da Série Ouro, gorda, e com muito orgulho, representando muitas outras porta-bandeiras. O que eu posso dizer para vocês é que se vocês tem um sonho, acreditem que ele acontece”, disse a porta-bandeira emocionando todo mundo.

O mestre-sala Matheus Olivério, que vai para o seu sexto carnaval na escola, deu as boas vindas a sua nova companheira e agradeceu a presidência por permanecer dançando na escola que tanto ama.

mangueira renovada

“Gostaria de agradecer à presidenta Guanayra por poder continuar vivendo o meu sonho. Gostaria de agradecer de modo especial a Cintya, apresento a vocês o casal furacão, muito trabalho, muita fé, e para a Mangueira eu só tenho a dizer que eu sou um filho fiel, Estação Primeira, por tua bandeira vou sempre lutar”.

cintya portabandeira mangueira2

Nova coreógrafa da comissão de frente da Estação Primeira de Mangueira, Cláudia Mota terá duplo desafio em 2023, pois também será responsável pela coreografia do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Cintya Santos. Claudia aproveitou para declarar seu carinho pela escola que vai defender o pavilhão a partir de agora.

claudia motta mangueira

“Todo mundo sabe aqui, eu sempre falo, o quanto eu amo isso aqui a minha vida inteira. Eu não nasci no morro, mas nasci com o meu coração verde e rosa, e eu estou muito honrada de poder abrir o nosso desfile e também ter a honra de poder coreografar o nosso primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. E hoje a gente preparou um pouco do que a gente vai apresentar na Avenida. Obviamente com outro hino, mas a gente fez uma coreografia para vocês hoje aqui”, explicou a bailarina.

Durante o momento de apresentação da escola também foram ao palco o novo diretor de carnaval Amauri Wanzeler, o novo diretor de harmonia Helton Dias, e Tânia Bisteka, que assumiu a direção do barracão. No carro de som, além da promoção de Dowglas Diniz a intérprete oficial ao lado do renovado Marquinho Art’Samba, a Estação Primeira de Mangueira apresentou também para o time de vozes de apoio o cantor Igor Vianna, intérprete oficial da União da Ilha do Governador, do cantor e compositor Lequinho, e das vozes femininas Cacá Nascimento e Nina Rosa.

equipe mangueira2023 2

A grande novidade do carro de som, Dowglas Diniz muito entusiasmado e emocionado no palco, também bastante aclamado pela comunidade, o cantor, em entrevista ao site CARNAVALESCO, antes da apresentação, contou que a apresentação teria uma carga emocional a mais pela perda recente da avó, grande incentivadora da sua carreira.

“Eu estou com um misto de sentimentos que eu estou tentando entender até agora porque hoje é um dia muito especial para mim, um dia que eu sempre sonhei. Faz duas semanas que eu perdi minha vó, que foi a minha grande inspiração para eu estar aqui hoje, para eu seguir esse caminho do samba. E eu estou muito feliz e ao mesmo tempo emocionado e não tenho explicação para o momento que estou vivendo hoje. Quero subir ali no palco e dar o meu melhor pela Estação Primeira de Mangueira e pela minha vó também”, prometeu Dowglas.

Bom também foi ter visto o intérprete Marquinho Art’Samba recuperado e feliz após ter passado mal por um problema de hipertensão durante o desfile em abril. Em entrevista ao site CARNAVALESCO no dia da posse da presidenta Guanayra Firmino, Marquinho ressaltou o seu carinho pelo novo parceiro Dowglas Diniz.

O Douglas a gente já vem trabalhando desde 2019, eu sempre falei com ele que um dia ele seria um cantor da Mangueira, isso não resta maior dúvida, nossa relação é de pai e filho mesmo, e agora a gente vai se ajustar, porque a grande estrela é a Estação Primeira de Mangueira”.

mestres mangueira

O show da bateria “Tem Que Respeitar Meu Tamborim” ficou por conta da rainha Evelyn Bastos e dos novos mestres de bateria Rodrigo Explosão e Taranta Neto que também foram bastantes festejados pela comunidade quando anunciados pelo apresentador da festa.

A escola aproveitou a feijoada para também fazer a reinauguração da loja oficial da agremiação com produtos oficiais da Verde e Rosa.

cintya portabandeira mangueira4