Em entrevista para CNN, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou sobre o adiamento dos desfiles das escolas de samba da cidade e de São Paulo para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. “Vinha discutindo com o prefeito de São Paulo para tomarmos decisões integradas. Hoje, os secretários de Saúde entenderam que era prudente, apesar da visão otimista que no momento do carnaval teremos uma queda de casos, mas que era prudente adiar o carnaval e levar para 21 de abril. Respeitando a ciência e o encaminhamento técnico tomamos a decisão. Aqui no Rio, além da Sapucaí, temos os desfiles na Intendente e temos detalhes para acertar”, explicou o prefeito Eduardo Paes.
Perguntado sobre a segurança para realização dos desfiles em abril, Paes citou que a curva da variante Ômicron indica para queda do número de casos e que em abril a tendência é que o cenário esteja muito melhor. “Os secretários estão monitorando a Ômicron em todo o mundo. Existe um período de quatro a cinco semanas quando acontece a queda. Isso deve acontecer a partir da semana que vem. Temos um feriado e aí decidimos levar para abril. Olhando para o cenário lá na frente, nós vivemos um cenário de perfeita tranquilidade para fazermos os desfiles”.
Eduardo Paes também falou sobre o impacto econômico na decisão de adiar os desfiles no Rio e em São Paulo. “O carnaval tem um enorme impacto econômico. Estamos muito otimistas com o carnaval em abril. A cidade hoje vive uma relativa normalidade, obviamente com alguma normalidade, estamos andando”.