No Carnaval de 2025, a Unidos de Padre Miguel estreou no Grupo Especial, porém foi rebaixada novamente para a Série Ouro. Em 2026, a agremiação retorna à Sapucaí apostando no enredo pensado pelo carnavalesco Lucas Milato: “Kunhã-Eté: O Sopro Sagrado da Jurema”, que falará sobre Clara Camarão, símbolo da força, resistência e ancestralidade potiguara.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, a presidente Lara Mara falou sobre as expectativas para o desfile, destacando o seu compromisso em representar a comunidade, apesar das dificuldades financeiras, que são comuns entre as escolas da Série Ouro.

“Pode esperar um desfile grandioso, padrão UPM. Independentemente das dificuldades que todas as escolas da Série Ouro têm, a gente está fazendo um bom trabalho, fazendo tudo para honrar a nossa comunidade, e eu tenho certeza de que não só a Vila Vintém, mas todos os torcedores da UPM, vão ficar muito felizes”, diz a presidente.
Ainda sobre as apostas realizadas para o Carnaval 2026, Lara Mara citou mudanças que fortalecem a escola e a própria comunidade. Entre elas, a integração do mestre Laion para comandar a bateria Guerreiros; do coreógrafo Paulo Pinna para ensaiar a comissão de frente; e do novo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcinho Siqueira e Cris Caldas, que antes estavam na Vila Isabel. A presidente falou sobre a escolha do casal:
“Eu já vinha namorando um pouco o Marcinho e a Cris, sou muito fã do trabalho deles e acho que eles estão fazendo um belo trabalho aqui dentro da Unidos de Padre Miguel”.
Sobre as alegorias, a presidente afirmou que pediu um toque de sentimentalismo e sensibilidade a Lucas Milato para que, assim, pudessem conectar mais a estética feminina à estética do desfile. Isso mostra que a preocupação vai além de apenas entregar impacto visual: a proposta é que o público se emocione com o enredo.
“Eu estou feliz. Acho que as pessoas vão se surpreender um pouco com o sentimentalismo com que a gente está tratando essa história de Clara Camarão. Eu pedi ao Lucas para a gente ter um pouco de sensibilidade e trazer um pouco desse lado feminino dentro da estética do desfile. Então acho que as pessoas vão ver isso”, diz Lara Mara.
Mesmo diante dos obstáculos que a agremiação enfrenta, a escola promete um excelente desfile. O apoio da comunidade e a aposta em um novo time mostram-se como alguns dos principais trunfos para que a Unidos de Padre Miguel retorne ao Grupo Especial.










