O Brasil é reconhecido como uma potência em algumas modalidades olímpicas, mas na categoria memes de internet, os brasileiros lideram de forma disparada. E durante esses jogos, a internet tem visto diversas fotos e conteúdos divertidos viralizarem em meio aos sucessos nos pódios.
E uma prova real disso é o sucesso que a Mocidade vem conquistando dentro das redes sociais durante Paris 2024. A escola de samba vem aproveitando a audiência da Olimpíada para associar a imagem da Estrela Guia ao lado de grandes conquistas nacionais.
“A Mocidade nasceu no futebol e tem em seu DNA a ligação com o esporte. Neste período olímpico, a gente aproveita para valorizar nossos atletas, mas sempre fazer algum link com a nossa história e resgatar sambas que se encaixam dentro do contexto de cada prova. Acaba sendo uma forma de dar espaço a nossa cultura e também divertir os torcedores nas redes”, disse Bryan Clem, diretor de marketing da escola.
O Castorzinho, figura simbólica do carnaval carioca, é um dos símbolos desse trabalho da Mocidade na “cobertura” dos jogos olímpicos e sempre usado nos conteúdos postados pela escola. Em uma delas, quando a brasileira Rafaela Silva foi eliminada no judô por uma coreana, o perfil oficial da Estrela Guia brincou com o K-Pop, a forte cultura musical da Coreia do Sul.
Em outra ocasião, enquanto Marcus D’almeida buscava uma esperança de medalha, a Escola resgatou seu samba de Oxóssi para associar a flecha certeira do brasileiro e do orixá que rege Padre Miguel e foi enredo no carnaval de 2022. A publicação ultrapassou a marca de 270k visualizações no X.