Em entrevista exclusiva ao CARNAVALESCO, o carnavalesco Sandro Gomes adiantou detalhes sobre o enredo e o desfile de 2026 da Unidos da Barra da Tijuca, escola que se apresenta na Intendente Magalhães pelo Grupo Série Bronze. Em seu primeiro ano na agremiação, o artista contou como surgiu a proposta do novo tema e o que o público pode esperar na Avenida.

Screenshot 20260127 181621 Gallery

“É o meu primeiro ano na escola, e o presidente me sugeriu esse enredo”, contou. Segundo ele, a escolha foi inspirada no momento vivido pela escola. “Devido à tristeza de ter sido rebaixada no ano passado, ele sugeriu que falássemos de algo que trouxesse animação, que, no caso, é o sonho de conseguir chegar ao topo, no grupo da elite do carnaval.”

O enredo, que fala sobre os sonhos em diferentes perspectivas, promete emocionar o público. “Viremos contando a história do sonho, desde o início do Sopro da Vida, conduzido pelos anjos, até a pessoa que sonha em ser rica, que sonha em ser alguém na vida, em ter uma vida estável. E a escola que sonha em chegar à Marquês de Sapucaí”, explicou o artista.

O destaque do enredo

Para Sandro, o ponto alto do desfile será justamente essa identificação do tema com o público. “Acredito que, ao contar a história dos sonhos, a comunidade que está assistindo vai se identificar com o cotidiano da vida de cada um, com o que cada indivíduo sonha para si. Estaremos representando tudo isso na Avenida.”

Artes plásticas e estética do desfile

Screenshot 20260127 181626 Gallery

Mesmo com as dificuldades financeiras típicas das escolas que desfilam na Intendente Magalhães, o carnavalesco garante que a parte visual virá com muita criatividade e cor. “A base plástica que estamos procurando são materiais alternativos, porque os recursos são muito poucos. Estamos trazendo esses materiais alternativos também para trazer o colorido, com bastante pintura em verde-limão e azul, para representar esse sonho que todo mundo deseja.”

Desafios da Intendente Magalhães

Gomes também comentou sobre os desafios de realizar um carnaval com recursos limitados. “As dificuldades são grandes, porque hoje em dia o material é muito caro, e a subvenção não é proporcional ao que a gente apresenta. Temos que lidar com isso com muita reciclagem. Desmonto uma fantasia para montar outra, aproveito o material, o galão, as esculturas, e vamos enfrentando as dificuldades dessa forma.”

Com um enredo que fala sobre esperança e superação, a Unidos da Barra da Tijuca promete levar para a Avenida o sonho coletivo de toda a comunidade: voltar a brilhar até conquistar o tão desejado acesso à Sapucaí.