As pessoas se apertam nas ruas estreitas do Boulevard 28 de Setembro para ver a Vila Isabel tomar a rua pela primeira vez em 2026. O primeiro casal, Raphael e Dandara, se posiciona alguns minutos antes do esquenta e, logo, crianças e torcedores se aproximam para desejar boa sorte e dar um abraço na dupla. Assim é a recepção do casal em mais um ensaio para o Carnaval que marca o retorno de ambos à Vila Isabel, abraçados pela comunidade. Em conversa com o site CARNAVALESCO, Raphael e Dandara falaram sobre as expectativas para o desfile e as novidades no julgamento do Carnaval 2026.

SaveClip.App 536434332 18522210625041045 973223689425264252 n
Foto: Divulgação/Vila Isabel

“Essa volta está sendo bem especial para nós dois, que vivemos momentos diferentes na Vila Isabel e estamos retornando juntos, mais amadurecidos, como casal também amadurecido. E viver esse momento, viver Heitor, que é um enredo que é a cara da Vila Isabel, que é o jeito da Vila Isabel desfilar, cantar, pulsar o coração do vila-isabelense… As expectativas são enormes. É trabalhar bastante para a gente poder chegar ao campeonato”, declarou Raphael.

Com foco total nos 40 pontos, o casal reflete sobre o trabalho que vem realizando e destaca o acolhimento da comunidade. “Estamos à vontade, satisfeitos com a coreografia que estamos criando, com o avanço que temos tido nesses ensaios, com a conexão com a escola, com a comunidade, com esse reencontro, esse reabraço. O balanço é 100% positivo, mas sempre existe algo para melhorar, um detalhe aqui, outro ali, que vamos ajustando nessa reta final”, avaliou a porta-bandeira.

Além disso, eles creditam o bom desempenho ao cuidado de uma equipe multidisciplinar. “Ninguém faz nada sozinho. A gente tem a nossa equipe: a Cátia Cabral, nossa coreógrafa; o Rafael Japa, nosso preparador; o Arnaldo Gomes, nosso fisioterapeuta; a Aline Almeida, nossa apresentadora. É um trabalho coletivo, cada um contribuindo um pouco para o resultado. Estamos trabalhando cada vez mais para, se Deus quiser, chegar ao êxito, que são os 40 pontos”, acrescentou o mestre-sala.

Ao falar dos desejados 40 pontos, o casal avalia que a nova forma de julgamento, com cabine dupla de jurados, será um momento emblemático para os casais. “A gente acha que é um momento muito importante, vai ser emblemático. Estamos criando novos parâmetros e veremos como isso vai funcionar, de fato, na avenida. Tivemos encontros com a LIESA durante a preparação, que nos deixaram muito entusiasmados, porque acreditamos que haverá uma valorização maior da dança do casal e da conexão entre mestre-sala e porta-bandeira. Estamos nessa busca”, afirmou Dandara.

Ainda refletindo sobre a avaliação, o casal resume a receita para os sonhados 40 pontos. “Trabalho. Tem que ter foco na entrega”, disse Dandara. “Essa é a chave. É o único lugar em que o trabalho vem antes do sucesso. É só trabalho”, completou Raphael.

Com cinco anos de parceria, o casal exalta as qualidades um do outro. “A Dandara é minha pedra preciosa. Então, preciso cuidar, cultivar, para que ela esteja sempre brilhando. É isso que eu preciso fazer”, declarou o mestre-sala.

“O principal é essa parceria. O Raphael é um mestre-sala com uma carreira incrível, um olhar sensível, e conseguimos construir juntos essa parceria. A generosidade dele nesse processo é uma das coisas que mais admiro”, ressaltou a porta-bandeira.

Pensando no desfile, o casal adianta novidades sobre as fantasias com as quais defenderão o pavilhão azul e branco. “A fantasia foi um grande presente dos carnavalescos, e estamos muito felizes. Também estamos com o ateliê do Bruno Oliveira, que chega ao Rio de Janeiro neste ano. Acompanhávamos o trabalho dele há muito tempo. Não posso dizer que nossas expectativas são apenas altas, porque já estamos vendo o resultado, mas elas são enormes para o grande dia. Essa união torna tudo ainda mais especial: a fantasia, o enredo, a dança. Vivemos um momento muito especial que reúne tudo isso”, compartilhou Dandara.