Em entrevista ao CARNAVALESCO durante a final da disputa de samba no último sábado, o novo vice-presidente da União da Ilha, Donato, contou como foi sua eleição, como espera que o próximo carnaval da escola seja, e sua relação com a Ilha do Governador e com a cultura dos bairros localizados lá.
“Ganhamos com uma diferença bem significativa, o que quer dizer que a população da União da Ilha do Governador realmente elegeu a nossa Chapa Azul e quer que a gente faça um excelente carnaval aqui na Ilha do Governador, o qual já prometemos a nossa sociedade. Aos frequentadores da escola, aos integrantes, aos sócios da escola, vamos para a avenida com um carnaval muito bonito”.
Em seguida, Donato continuou explicando mais sobre a sua relação com a Ilha, e com a movimentação ao redor de buscas de melhorias para o bairro:
“A gente tem um amor e um carinho como morador da Ilha, como insulano. Eu amo a Ilha do Governador. Eu acho que a Ilha do Governador é um bairro que está um pouco esquecido pelo poder público, mas que politicamente estamos realmente efetuando um trabalho muito bom, principalmente com a reabertura do Hospital Paulino Werneck. A gente conseguiu através da nossa movimentação, o ‘lha do Governador, merece mais’, fazer vinte e duas manifestações e, assim, conseguir a reabertura do hospital. A gente está muito feliz com isso. Conseguimos essa vitória incrível para a Ilha do Governador”.
O dirigente então pontuou o que espera realizar como melhorias para a escola na questão estrutural, chegando a transformá-la também em um clube com infraestrutura tal.
“A gente tem um projeto incrível para a União da Ilha, que é transformar a União da Ilha em um clube. A nossa ideia aqui para a União da Ilha é fazer com que ela seja um clube, tenha piscina, quadra esportiva, quadra poliesportiva. Fazer com que a União da Ilha cresça. E não só União da Ilha, mas como a Ilha do Governador volte a ser a referência que era há quinze, vinte anos. Que o insulano tenha orgulho de ser um insulano nascido e criado dentro da Ilha do Governador”.
Ao falar sobre os projetos para a União da Ilha e para a cultura da escola e do bairro, Donato também ressaltou a importância das outras escolas da Ilha e do carnaval no local, além de resgatar outras histórias culturais da Ilha:
“Na cultura, a gente não olha só para União da Ilha e nem só para a escola. A cultura é abrangente, ela é grande. A gente entende que a cultura, ela é muito importante para a sociedade civil, e a gente precisa realmente estar fomentando a cultura. A Ilha do Governador é um bairro altamente cultural. Se você for olhar o passado, é onde os realmente andavam por aqui pessoas como Dom Pedro II. Existem histórias aqui muito bonitas que a gente precisa relembrar. E a cultura não só para a Ilha do Governador, mas falando de carnaval, nós temos o Boi da Ilha, que eu sou o patrono, temos a União da Ilha do Governador, temos o Acadêmicos do Dendê. Temos escolas tradicionais aqui que estão nos grupos Bronze, Prata, Ouro e que a gente precisa realmente estar fazendo com que essas escolas sejam vitrine do nosso carnaval. Então é muito importante hoje pra Ilha do Governador ter cultura. E a gente não fala só em carnaval, a gente fala em tudo que é cultura, projetos sociais, são muitas coisas que podemos fazer juntamente com o poder público e trazer para Ilha do Governador e fomentar cada vez mais a nossa cultura aqui dentro”.
O vice-presidente da escola também comentou o que falta, na visão dele, para a Ilha retornar ao Grupo Especial, sendo essa, uma mudança de administração interna da Ilha, trazendo uma visão mais empresarial:
“Na verdade, o que acontecia era administração. O presidente Ney me chamou pra poder ser esse cara que vai fazer essa questão da administração, de coordenar uma escola e trazer o empreendedorismo, ou seja, trazer o empresariado para dentro da escola, vai ser um ponto muito importante para gente. Aonde a gente vai transformar a escola numa empresa que visa a qualidade de vida da comunidade, onde visa ter realmente um diferencial na administração da escola. O que ele (Ney) quer é o seguinte: ‘Donato, você é empresário de sucesso. Traz esse conhecimento do empresariado de sucesso, de administração, de gestão para para dentro da nossa União da Ilha do Governador’. Estamos traçando uma forma de administração transparente para que as pessoas entendam, e para que a gente possa efetivamente estar atuando de forma que seja uma empresa e que tenha o cuidado de dar esse retorno para o contribuinte, para população e para comunidade”.
Por fim, Donato contou da expectativa para o enredo de 2025 da escola e o samba para o próximo carnaval:
“A expectativa é a melhor possível. A gente está muito feliz. A quadra lotada, cheia. É uma alegria só. Espero que seja um samba que caia na graça do povo e seja fácil de cantar. Que seja bonito e que transpire o que a gente quer realmente dizer com baderna que é a amizade, a alegria, a reverência que o carnaval tem em nossa cidade do Rio de Janeiro”.