728x90
InícioNovo Rei Momo do Rio afirma: 'Sou sambista, da Praça Onze,...

Novo Rei Momo do Rio afirma: ‘Sou sambista, da Praça Onze, defendo minha raça e a minha cultura’

corte carnaval 2020125

Por Gabriella Souza

Pelas mãos de Djeferson Mendes da Silva o carnaval do Rio está oficialmente aberto. O novo Rei Momo da cidade foi coroado neste domingo, durante o evento de abertura da folia, organizado pela Riotur, na Praia de Copacabana. A missão de Djeferson esse ano será ainda maior com o novo projeto da prefeitura de um carnaval com 50 dias, começando a partir deste 12 de janeiro. Como ressalta o novo Rei Momo emocionado após sua coroação.

“Serão 50 dias de festa e de muita folia. O carnaval é o maior patrimônio histórico do Rio de Janeiro e convido a todos para que venham curtir conosco essa grande festa. A minha primeira ordem minha como Rei Momo é realizar um grande e belíssimo desfile e proporcionar um excelente carnaval e um ótimo reinado” conta Djeferson com entusiasmo e emoção.

corte carnaval 2020123

A chave da cidade é um dos símbolos mais tradicionais do carnaval, o objeto que foi desenhado pelo ex-funcionário da Riotur, José Geraldo de Jesus, conhecido como Candonga, é o mesmo desde 1976 quando foi confeccionada. Candonga morreu em 1997, mas deixou para os seus herdeiros a tarefa de entregar ano a ano a chave da cidade aos novos coroados. Djeferson se diz lisonjeado e orgulhoso de poder receber essa chave das mãos de um representante da família tradicional de Candonga.

corte carnaval 2020121

“Ser Rei Momo representa uma tradição, a cultura viva da nossa cidade. Como eu falei durante a minha apresentação, eu sempre frequentei o Terreirão e a Apoteose, desde criança, algo tradicional para mim. E, hoje eu estou aqui, porque confiei e acreditei que eu poderia conquistar isso. Estou aqui com essas lindas meninas, a rainha e as princesas e podendo ser o novo Rei do carnaval do Rio. Esse momento de receber a chave da cidade foi muito especial para mim já que também venho de uma família tradicional. Receber a chave de alguém como eu mostra que nós somos capazes de conquistar tudo o que sonhamos”.

corte carnaval 2020143

Em seu discurso de apresentação, Djeferson recitou o poema “Às vezes me chamam de negro”, de Carolina Soares, que fala sobre empoderamento negro e ainda deixa um recado para quem ainda não apoia o carnaval.

“O carnaval é a maior festa que tem e o que falta é que as pessoas possam confiar verdadeiramente no carnaval. Nós que somos cariocas e sambistas isso já vem de berço, eu que moro na Praça Onze lembro quando minha mãe me levava para o Terreirão do Samba para poder pular carnaval e ver os outros concursos quando ainda eram lá. É a melhor festa que nós temos, o grande símbolo do Rio de Janeiro”.

corte carnaval 2020148

Djeferson assume sua paixão pela escola de samba Estácio de Sá e diz desfilar todo ano, mas que nesse irá honrar a oportunidade de desfilar com sua corte.

“Como o Rei da Folia, não faltará da minha parte, sangue, samba no pé e muita folia. Estamos aqui para poder representar o nosso carnaval e a nossa cidade da melhor maneira possível, com muito fôlego, e, afirmo, estamos todos preparados”.

- ads-

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...