O Paraíso do Tuiuti anunciou David Lima como o novo coreógrafo da comissão de frente para o Carnaval 2026. O anúncio foi feito pelo presidente Renato Thor durante a feijoada em comemoração aos 73 anos da agremiação, na quadra da escola, em São Cristóvão. Com experiência em escolas como Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Santa Cruz e São Clemente, David assume o desafio de criar um espetáculo que encante a Marquês de Sapucaí. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o coreógrafo não escondeu sua emoção.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

david tuiuti
Foto: Marcos Marinho/CARNAVALESCO

“Estou muito feliz. E não vou medir esforços para dar o melhor para o Tuiuti. Nós já estávamos em conversa, estava tudo meio encaminhado, mas hoje chego aqui e ganho esse presente de ser o coreógrafo do Paraíso do Tuiuti”, contou David, que ainda revelou que foi pego de surpresa com o anúncio público durante a festa.

David Lima adiantou que a abordagem sobre o enredo para 2026: “Loña Ifá Lukumi”, que fala da religiosidade afro-cubana e sua influência no Brasil, trará um diferencial. “Será um enredo afro, mas com uma pegada inovadora. Já estou arrumando as malas para ir para Cuba”, brincou.

SAIBA MAIS
* Jack Vasconcelos revela andamento da pesquisa para o enredo do Tuiuti e liberdade para os compositores
* Presidente do Tuiuti celebra enredo afro-cubano, define compositores e projeta lançamento do samba para agosto
* Sinopse do enredo para o Carnaval 2026

Sobre a temática, o coreógrafo destacou: “Trabalhar com ancestralidade é resgatar todos os nossos valores antepassados. E falando da dança, a gente trazendo a latinidade, aí estará o teor diferencial. Em 2025, quase todas as escolas trouxeram o enredo com temática afro. E, agora, nós vamos trazer uma outra temática Afro, mas com um requinte um pouco mais diferenciado. Eu já me vejo entrando na avenida com uma comissão maravilhosa”, disse entusiasmado.

Comissão de frente: 50% dança e 50% elemento surpresa

David Lima também comentou o uso de elementos cênicos nas comissões de frente. “Creio que todos os profissionais da área sabem fazer sem e com [o elemento cênico]. Só que com esse espetáculo dentro do espetáculo, que a cada ano vem inovando, ele é muito favorável. Porque às vezes é nele que você vai conseguir apresentar aqueles outros 50% que você precisa para o jurado – 50% vêm na dança e os outros 50% nesse elemento que traz um pouquinho mais de surpresas para o público”, afirmou.

Compromisso com o Tuiuti

O novo coreógrafo da comissão de frente promete à comunidade do Paraíso do Tuiuti um trabalho incansável na busca pelo título. “Não vai faltar esforços para colocar a escola em primeiro lugar, vamos trabalhar incansavelmente. É como sempre fiz em todos os meus trabalhos, em todas as escolas. A comunidade do Tuiuti pode esperar um coreógrafo presente aqui dentro que vai estar junto com eles. Vamos trabalhar e fazer um grande desfile”, finalizou.