Por Guilherme Ayupp e Fiel Matola. Fotos: Magaiver Fernandes

porto pedra final2019 233A Porto da Pedra escolheu na madrugada deste sábado para coroar seu desfile do ano que vem o samba-enredo que homenageia o ator Antônio Pitanga. A vitória não foi apenas da parceria campeã, mas de toda a comunidade gonçalense, que compareceu em peso e se posicionou claramente diante de seu samba preferido. A obra vencedora foi feita pelos compositores Bira, Claudinho Guimarães, Duda SG, Márcio Rangel, Alexandre Villela, Guilherme Andrade, Adelyr, Bruno Soares, Rafael Raçudo, Paulo Borges, Eric Costa e Oscar Bessa. O Tigre de São Gonçalo será a quarta a desfilar no sábado de carnaval pela Série A com o enredo “Antônio Pitanga – Um negro em movimento”. Jaime Cezário comanda o desenvolvimento do projeto.

porto pedra final2019 236Considerada azarã na disputa desse ano a parceria campeã é a mais vitoriosa nesta década na Porto da Pedra. Simplesmente todos os compositores já venceram pelo menos uma vez na escola de São Gonçalo. Líder do time, Bira alcança a sua sétima conquista desde 2010. Nesta década ele só não triunfou em 2012 e 2015. O único que só venceu uma vez foi Claudinho Guimarães. Márcio Rangel (cinco vezes), Duda SG, Alexandre Vilela e Oscar Bessa, com quatro conquistas cada também engrossam a pesada lista de compositores.

porto pedra final2019 185Bira falou à reportagem do CARNAVALESCO sobre a vitória. Segundo ele, jamais houve desconfiança sobre a vitória. Segundo o poeta, a conquista foi da comunidade da escola.

“É a minha vitória mais importante até aqui na Porto da Pedra. Uma final de altíssimo nível. Ter na nossa escola um compositor com a estirpe de Altay Veloso é algo a se celebrar. Conseguimos superá-los. Nosso samba ganhou a comunidade e é nela que uma escola de samba deve apostar para ganhar o carnaval. Essa é uma vitória da comunidade de São Gonçalo”, disse o heptacampeão.

porto pedra final2019 164O parceiro Oscar Bessa era só felicidade. “Mais uma vez, nós ganhamos. É força de nossa comunidade. Este ano foi um grande prazer está concorrendo com nomes como Feital e Altay. Estou muito emocionado. A Porto da Pedra ganha acima de tudo. Espero que nossa samba possa proporcionar um grande desfile”.

A parceria teve uma apresentação forte desde o início com uma melodia valente que possibilitou um canto linear. Alguns integrantes de fora da torcida cantaram o samba. Durante a final foi a passagem mais forte. O samba se impôs na quadra desde os primeiros minutos e ao fim dos 25 minutos deixou em todos a sensação de que a justiça seria feita em caso de uma vitória da obra. A comunidade ‘exigiu’ a escolha do samba ao gritar durante o discurso antes do anúncio qual era sua obra predileta.

“Essa é a mais bela homenagem que um ser humano pode receber”, Antônio Pitanga, sobre ser enredo da Porto da Pedra

porto pedra final2019 45Responsável pela produção do desfile, o carnavalesco Jaime Cezário garante uma leitura fácil do enredo para 2019.

“Antônio Pitanga é uma personalidade que completa 80 anos em 2019, 60 anos dedicado à arte. E a atuação dele no cinema, na televisão e sua militância política fez com que o tema se aproximasse da diretoria. Impossível fazermos um desfile sobre tudo que ele fez, só de cinema são uns 60 filmes, daria muito enredo. Ele é um gigante, logo a ideia é fazer o que já estou adotando na Porto da Pedra, uma leitura fácil, para que as pessoas entendam, se divirtam e se emocionem. E no final queremos que todos aplaudam”

Jaime Cezário adota cautela sobre o favoritismo da Porto da Pedra na Série A.

porto pedra final2019 105“As pessoas estão dizendo que somos favoritas. Não adianta sermos favoritas, na verdade, a gente está trabalhando com o pé no chão e de forma sensata como foi nos últimos anos. Não tem essa de favoritismo, favoritismo deixamos para escolas ricas. Queremos trabalhar com tranquilidade”.

Presente na escolha do samba-enredo, o homenageado Antônio Pitanga estava radiante. O ator com a presença da sua família, inclusive, da atriz Camila Pitanga.

porto pedra final2019 102É uma felicidade completa ser homenageado e em vida através desse enredo. Aos 80 anos e 60 de careira, essa é a mais bela homenagem que um ser humano pode receber, por essa família de São Gonçalo. É um gesto lindo da escola. Pulo de alegria e de felicidade. O Sambódromo é o maior espetáculo à céu aberto. Contar minha história, do cinema, do teatro, da televisão, dos meus amigos, da minha família e de todo um processo político, social e cultural. Assim como também a questão social. Só tenho agradecer a escola, muito obrigado. Espero que, com esse enredo, traga o campeonato e vamos para o Especial”, contou Pitanga.

porto pedra final2019 93Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Camila Pitanga falou da homenagem para o pai.

“A maior honra para um brasileiro e carioca é ser homenageado no carnaval. Estou transbordando de alegria por meu pai ser enredo”.

Escola garante vir forte na briga pelo título

porto pedra final2019 89O presidente da Porto da Pedra, Fábio Montibelo, revelou queo barracão da escola já está em funcionamento, após o incêndio em julho de 2018.

“Já recuperei o barracão, entramos com uma liminar na justiça, pois querem tirar todos dali, mas seguimos firmes”.

O dirigente estima um gasto forte para o desfile do ano que vem e confia na volta do Tigre ao Especial.

“Está na hora da Porto da Pedra voltar para o Especial. Este ano nós estamos estimando um orçamento em torno de R$ 1 milhão e meio, contando patrocínios de amigos e da prefeitura de São Gonçalo”.

Luizinho Andanças: ‘Se não errarmos, vamos subir para o Especial’

porto pedra final2019 221O intérprete Luizinho Andanças ficou fora do carnaval em 2017 e regressou justamente na escola onde obteve a maior projeção. Entre 2005 e 2011 foi a voz da Porto da Pedra. Retornou em 2018 e obteve junto do Tigre de São Gonçalo o terceiro lugar na Série A. Ao site CARNAVALESCO, Andanças falou sobre o retorno e a relação com a escola.

porto pedra final2019 31“Fiquei muito feliz nesse carnaval. Primeiro pelo meu retorno, depois de um ano fora. Ninguém gosta de ficar afastado daquilo que ama e eu não sou diferente. Ter podido voltar na agremiação onde fui tão feliz me deixou duplamente realizado. Eu sempre digo que saí daqui deixando a porta encostada. Por isso foi fácil reabri-lá. Meu carinho pela comunidade de São Gonçalo é enorme”, derrete-se o intérprete.

Andanças não se faz de rogado e abandona o discurso pronto ao ser indagado sobre o favoritismo da Porto da Pedra para voltar ao Grupo Especial em 2020.

“Olha, com todo o respeito que sempre temos de ter pelas coirmãs, mas eu acho que se a gente não errar e trabalhar com seriedade que estamos trabalhando acho que vai dar a gente. Temos um grande samba, escolhido por aclamação, uma equipe forte, uma posição de desfile excelente. Agora é com a gente”, finaliza.

Mestre Pablo garante mudança na bateria, apesar dos 40 pontos

porto pedra final2019 27Sempre uma atração a parte na avenida mestre Pablo revelou ao CARNAVALESCO que não apenas já pensou como tem na cabeça o seu figurino que vai representar na avenida no ano que vem. O comandante da Ritmo Feroz aposta no casamento do samba com a bateria na avenida.

“Já tenho na cabeça o meu figurino para 2019. Mas obviamente é segredo. Minha bateria é na frente, então, optamos por um samba com melodia empolgante. Não podíamos optar por um samba morno senão não aguenta o tranco”, avisou.

porto pedra final2019 38Pablo comemorou o desempenho da bateria Ritmo Feroz na avenida em 2018, mas prometeu mudanças para o desfile do ano que vem.

“Tivemos os 40 pontos, graças a Deus. Não é fácil hoje cravar as notas máximas. O nível é alto demais. Vamos trabalhar para repetir. Toda quarta de cinzas eu me arrependo de ser mestre. É um sofrimento muito grande (risos). A gente sempre tem algumas mudanças pontuais a fazer a cada ano, até para não ficar repetitivo. As pessoas esperam novidade”, comenta.

Casal quer manter os 40 pontos

Um dos melhores casais da Série A no Carnaval 2018, Rodrigo França e Cintya Santos, já pensam no desfile de 2019 e torná-lo ainda melhor que o desse ano.

porto pedra final2019 75“Estou muito feliz com a nossa atuação deste ano. Nós já estamos ensaiando desde julho, para continuar no pique e mantermos os 40 pontos. É trabalhar para ano que vem. Em relação a roupa, eu pedi que nós continuássemos completos: de capa, esplendor e cabeça, continuando com o tradicional”, disse o mestre-sala.

A porta-bandeira já deu dicas da sua fantasia para o Carnaval 2019.

porto pedra final2019 135“O está me escondendo, fico perguntando e ele ainda não me disse nem qual será o primeiro setor, acho que será algo afro. Eu não esperava tanta repercussão da forma que foi esse ano, não esperava ser a única com 40 pontos. Esperava o reconhecimento sim, este que tantos anos eu lutei para conseguir e, principalmente, por eu ser gorda. Só tenho a agradecer. Para 2019, não quero perder o que nós temos de positivo, que é a dança clássica do casal, pode ser que tenha uma coreografia, mas com aquele “arroz e feijão” que não pode faltar”.

Como foram as apresentações dos sambas finalistas

porto pedra final2019 145Parceria de Capitão Barreto: O samba foi defendido na quadra pelos intérpretes Roger Linhares e Marquinho do Banjo. A torcida era bem tímida e pequena. A apresentação não conseguiu contagiar a quadra e com poucos integrantes acabou se apresentando de forma burocrática.

 

porto pedra final2019 154Parceria de Altay Veloso: O samba despontou favorito desde as primeiras audições sendo uma das obras mais influentes nas redes sociais desde a inscrição. Na final a torcida já cantava o samba antes do início oficial da apresentação. Entretanto, a apresentação foi bastante aquém de toda essa expectativa gerada. Embora longo para os padrões atuais, com sete linhas, o refrão tem uma rara construção poética, com destaque para a gratidão de Antônio Pitanga a São Gonçalo. A construção melódica arrojada sempre encontrada nos sambas da parceria talvez seja o grande diferencial do samba e interferiu decisivamente na apresentação. A dupla de cantores Igor Vianna e Thiago Britto demonstrou muito entrosamento e segurança na condução da obra.

porto pedra final2019 171Parceria de Guga Martins: Apostando em um refrão forte e valente a parceria foi a que trouxe a torcida mais numerosa à final. O samba optou por um caminho melódico mais voltado a um andamento à frente para a bateria. A torcida fez uma grande festa. Wantuir, hoje na Unidos da Tijuca, e que recebeu a primeira oportunidade como cantor oficial na Porto da Pedra, defendeu a obra na quadra. O samba apresentava passagens na letra com forte engajamento político, como “negro, pobre e favelado também pode sonhar”, devido ao perfil do homenageado.

porto pedra final2019 190O site CARNAVALESCO fez um levantamento completo sobre as vitórias de cada compositor campeão da parceria na Porto da Pedra.

Bira (2010, 2011, 2013, 2014, 2017, 2018 e 2019)
Márcio Rangel (2013, 2014, 2017, 2018 e 2019)
Alexandre Villela (2014, 2017, 2018 e 2019)
Duda SG (2013, 2014, 2018 e 2019)
Eric Costa (2014, 2017 e 2019)
Oscar Bessa(2012, 2017, 2018 e 2019)
Guilherme Andrade (2018 e 2019)
Adelyr (2017, 2018 e 2019)
Bruno Soares (2017, 2018 e 2019)
Rafael Raçudo (2017, 2018 e 2019)
Paulo Borges (2017 e 2019)
Claudinho Guimarães (2019)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui