O Paraíso do Tuiuti realizou, no último domingo, primeiro de dezembro, seu desfile na Cidade do Samba, abrindo as apresentações da última noite de comemorações do Dia Nacional do Samba. Alegria e comunicação com o público ao redor impulsionaram a escola de Pixulé durante o tempo no desfile do “Quilombo do Samba”, trazendo seus componentes leves e soltos. Além disso, o destaque vai também para o casal Vinícius e Rebeca, que demonstrou uma dança forte e bem segura em seus movimentos durante o tempo na pista. O Tuiuti levará para a avenida, em 2026, o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, sobre a história do surgimento do Ifá cubano, sendo a escola que abrirá o terceiro dia de desfiles.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

COMISSÃO DE FRENTE

Comandada por David Lima, a comissão apresentou seu elenco principal vestido de africanos, com uma dança forte ao redor de um elemento alegórico, trazendo também outros dois bailarinos com roupas vermelhas tradicionais afros e um em cima do próprio elemento, representando um cortador de cana.

A coreografia trouxe passos bem marcados, como se fosse um ritual envolvendo dança, com bastões que podiam ser acoplados à pequena alegoria em alguns momentos. Foi uma exibição que chamou a atenção desde o início, pela empolgação e pela dança muito bem executada de seus integrantes, como uma síntese da fé que saiu da África em direção a Cuba.

tuiuti minidesfile26 3
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

O casal Vinícius Antunes e Rebeca Tito mostrou grande sintonia. Com uma dança marcada pela sincronia que vêm demonstrando nos ensaios de rua, ambos se apresentaram de forma leve e segura pelo chão da Cidade do Samba.

A dupla fez um bailado tradicional de mestre-sala e porta-bandeira, mas também com movimentos mais ágeis em certos momentos da apresentação, incluindo um momento breve com os dois mais unidos, mais para o fim da coreografia, e movimentos de ombro remetendo a danças latinas, pouco antes do refrão, que, em conjunto, demonstram suavidade e vigor ao mesmo tempo.

tuiuti minidesfile26 4
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

SAMBA E HARMONIA

O intérprete Pixulé teve uma noite espetacular junto ao carro de som do Tuiuti. A ala musical da escola, comandada por Leonardo Bessa, contribui muito para a grande atuação da escola, ajudando a comunidade a botar o samba para cima e a cantar bem forte durante todo o tempo. Muita energia dos componentes do Tuiuti. O cantor esteve confortável com o samba a todo momento, cantando muito bem a obra e mantendo boa comunicação com o público.

tuiuti minidesfile26 1
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

EVOLUÇÃO

Na maior parte do tempo, o Paraíso do Tuiuti teve uma evolução muito tranquila, passando bem pela pista, com componentes animados, cantando o samba soltos e demonstrando muita alegria com a obra enquanto desfilavam. Mantendo a agremiação quente durante todo o tempo. A escola teve apenas um pequeno momento em que ficou parada por um período um pouco maior, mas logo voltou a andar, sem prejudicar o andamento do minidesfile.

tuiuti minidesfile26 5
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

OUTROS DESTAQUES

A bateria de mestre Marcão veio com ótimo andamento e realizou algumas paradinhas e um “paradão” para que o público pudesse ser ouvido cantando a obra da escola, além de já apresentar algumas bossas nesta noite de domingo.

tuiuti minidesfile26 7
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

À frente dos ritimistas, a rainha Mayara Lima brilhou com seu samba e carisma, marcando sua volta à frente da SuperSom durante um desfile. A comunicação com o público presente na Cidade do Samba também foi muito certeira por parte da escola.

tuiuti minidesfile26 6 tuiuti minidesfile26 2