A Acadêmicos de Niterói realizou mais um ensaio na Avenida Amaral Peixoto neste domingo e, mais uma vez, o samba da agremiação se destacou pela excelente comunicação com o público, principalmente em seu chiclete refrão de cabeça, na boca do povo que assistiu ao ensaio e também dos componentes. A obra faz jus à figura extremamente popular do homenageado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cresce a cada apresentação da azul e branco e se firma como alicerce para um desfile quente na Marquês de Sapucaí. O casal Emanuel e Thainara foi outro destaque do ensaio, com mais uma ótima apresentação que mostrou todo o entrosamento da dupla. A Niterói tem a dura missão de abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de Carnaval, apresentando o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, de autoria do carnavalesco Tiago Martins.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

niteroi rua0712 1

Emanuel e Thainara vivem um momento especial na carreira, estreantes como primeiro casal no Grupo Especial e vindos de um excelente minidesfile, onde exibiram todo o seu talento. Neste ensaio, seguiram o padrão de apresentação que alcançaram, com muita uniformidade nos movimentos, leveza gestual e elegância, exibindo o entrosamento que possuem dos últimos carnavais. Um desempenho que abre um ótimo horizonte pensando no desfile oficial.

EVOLUÇÃO

Calcada na força de seu samba e puxada pela comunicação com o público presente na Amaral Peixoto, a Niterói mostrou uma evolução firme, com as alas preenchendo bem a pista e mostrando animação e garra. Exceto no refrão principal, onde a escola balançava os braços cantando “Olê, olê, olá, Lula, Lula”, dando uma bonita movimentação e uniformidade à evolução, os componentes desfilaram muito soltos, podendo cantar e sentir o samba cada um à sua maneira, sem perder a organização. O ritmo de evolução foi confortável, sem correria, e a azul e branco foi avançando na pista com tranquilidade.

SAMBA E HARMONIA

A obra que a Niterói levará para a avenida já nasceu popular e segue em crescente, impulsionando toda a apresentação da escola. Além do refrão de cabeça, que é o grande momento de explosão do samba, o trecho “sem mitos falsos, sem anistia” é muito cantado e se tornou outro ponto de destaque. A primeira parte é mais extensa e, em alguns momentos, passa de forma mais morna, porém tem sido levantada por Emerson Dias e seus apoios com muita garra e domínio do samba.

No seu todo, a obra tem puxado o desempenho da Niterói nos quesitos de chão e contribuiu para uma competente harmonia exibida no ensaio. A maior parte dos componentes cantou com entusiasmo diversos trechos, até menos explosivos, como o trecho central “vi a esperança crescer e o povo seguir sua voz…”. A primeira parte mostrou alguns componentes com canto mais irregular, mas na segunda parte o canto cresceu consideravelmente, até uma explosão no refrão de cabeça.

niteroi rua0712 2

Emerson Dias, intérprete da agremiação, falou sobre a força e popularidade do samba:
“O samba já está num patamar, numa esfera fora do âmbito só do Carnaval, no Brasil inteiro. É um samba que qualquer postagem na internet alcança 100 mil visualizações, milhares de comentários. Podemos ver a força deste samba no minidesfile. O samba está numa crescente muito boa, e isso é o mais importante. Sabemos da responsabilidade e da dificuldade que será alcançar a permanência, mas estamos preparados e brigando muito para que isso aconteça”, afirmou.

OUTROS DESTAQUES

Uma pequena menina ao lado da musa Karinne Rodrigues roubou a cena com muita fofura e samba no pé. Karinne também se destacou com bastante samba e carisma.
A bateria de Branco Ribeiro passou com firmeza e contribuiu para o bom desempenho do samba da escola.

A comissão de frente não se apresentou no ensaio; a cabeça da escola abriu com o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

niteroi rua0712 3