InícioGrupo EspecialNilopolitanos abraçam enredo político e mostram a força da independência

Nilopolitanos abraçam enredo político e mostram a força da independência

Beija Flor05Quinta escola de samba a pisar na Sapucaí nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, a Beija-Flor deu voz aos excluídos e oprimidos na Avenida. Determinada a contar uma história diferente da explicada em livros, a agremiação redefiniu o conceito de independência do Brasil.

Representando minorias como as verdadeiras responsáveis pela luta e liberdade do país, o enredo “Brava Gente! O Grito dos Excluídos no Bicentenário da Independência” foi assinado pelos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues.

Beija Flor06Desde a decisão do enredo e, posteriormente, do samba, tornou-se evidente que a Azul e Branca apresentou o tema mais político do carnaval 2023. Apesar da possibilidade de um receio ser sentido por alguns sambistas, a comunidade nilopolitana se mostrou mais do que pronta para defender o pavilhão.

“Sei que é um enredo polêmico, até porque a escola vai contar aquilo que as mais tradicionais não contam. É a retomada que o povo tem da terra. Indígenas e negros construíram essa nação, e contar a narrativa a partir da nossa ótica é maravilhoso”, comentou Ana Paula Arruda, de 35 anos.

Para Kaio Phelippe, de 28 anos, a Beija-Flor nunca esteve tão alinhada com a atualidade como agora: “É evidente que a era do racismo no Brasil não acabou, então buscamos levar isso para as pessoas entenderem que não toleramos mais”.

Beija Flor02Lohayne de Camillo, também de 28 anos, aproveitou a oportunidade para enaltecer a escolha do enredo. “As escolas de samba nasceram em periferias, e quando estamos diante de uma sociedade completamente elitizada, ainda mais no maior evento cultural do país, é importante trazer visibilidade para histórias renegadas”, afirmou.

- ads-

Mayara Lima lota mais de 15 turmas em tour de workshops de samba no pé na Europa

A rainha de bateria do Tuiuti, Mayara Lima, embarcará neste mês para um tour internacional de workshops. Durante aproximadamente um mês, a dançarina ministrará...

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...