A Imperatriz Leopoldinense anunciou que Ney Matogrosso é seu enredo para o Carnaval 2026. Mais uma vez, a escola levará para Avenida Marquês de Sapucaí uma proposta autoral do carnavalesco Leandro Vieira. Batizado de “Camaleônico”, o enredo celebra o artista, a obra e a virtuosidade performática do intérprete de sucessos como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”. A entrega da sinopse, onde Leandro Vieira irá realizar a explanação do enredo para os compositores interessados na disputa, será no dia 27 de maio, na quadra da escola, localizada na Rua Professor Lacé, 235, em Ramos. A Verde e Branco será a segunda a desfilar no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro de 2026.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Para o carnavalesco, além de ser uma figura icônica da cultura nacional, Ney Matogrosso é dono de uma assinatura absolutamente pessoal no imaginário artístico brasileiro.
“Ney é um camaleão não apenas pela versatilidade musical construída nesses mais de cinquenta anos de carreira, mas também pela extraordinária identidade visual mutante que nos arrebata. Ele é o homem de Neanderthal, o Bicho-homem e o Pássaro-homem. Em cena, ele é bandido, bandoleiro e cigano. Uma boneca cobiçada, um Homem com H, aventureiro e inclassificável. Um fauno camaleônico e carnavalesco que me interessa”, afirma o artista, que vai para o seu quarto desfile consecutivo na Rainha de Ramos.

Leandro Vieira acrescenta que o homenageado nunca se deixou aprisionar por rótulos, passeando por estilos musicais diversos, onde deixa sua marca cheia de personalidade em clássicos musicais presentes no imaginário popular.
Com uma carreira tão longeva quanto celebrada, a personalidade artística e as relevantes contribuições culturais de Ney seguem cada vez mais festejadas. Não à toa, foi tema de espetáculos teatrais e musicais dedicados à sua trajetória, biografias, documentários e, recentemente, homenageado no longa ‘Homem com H’, que estreou nos cinemas no último dia 01 de maio, tendo Jesuíta Barbosa como intérprete do artista nas telas.
Agora, Ney ressurgirá transformado em desfile carnavalesco, tendo sua personalidade criativa celebrada na avenida pela tradicional agremiação.